quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Um grande treinador !...


Chama-lhe "El Loco",  mas louco será quem não o entende!...

Dia 26 de Maio, Bilbao. O Athletic perdera na véspera a final da Taça do Rei contra o Barcelona. Poucos dias antes, perdera também a final da Liga Europa diante do Atlético de Madrid.
Marcelo Bielsa despede-se dos seus jogadores e a conversa é gravada e chega ao jornal Deia. A publicação basca partilhou este show oratório do argentino. Uma figura muito, muito especial no mundo do futebol.
Eis as palavras da desilusão de Bielsa, pelas duas derrotas e  comportamento de alguns jogadores: 
 
«Vocês são milionários prematuros»

«Vocês são milionários prematuros, não têm problemas, não se importam com o que vai passar. Permitem-se a rir. Mas não se esqueçam que não se pode dececionar um povo. Um povo tão ingénuo que está a perder 3-0 e, com uma ferida aberta, aplaude a sua equipa ao minuto 80 depois de uma jogada minimamente positiva. É um povo extraordinário, rapazes, e vocês olham com desprendimento para esse povo».

«Eu falava e vocês riam-se no balneário»

«É uma cicatriz, uma ferida. Ontem ouvia, durante a palestra no balneário, conversas paralelas e risos. A temporada acabou mal, muito mal. Não podemos ignorar isso. Faço-me responsável por isso e digo-vos claramente. Jogámos um grande partido contra o Sporting e de aí em diante tudo foi negativo».

«Não estivemos à altura da ilusão gerada»

«O jogo de ontem confirma o que vos digo. Os jogadores-emblema da minha forma de pensar, como são De Marcos, Amorebieta, Susaeta e Muniain, que é um tipo com quem sintonizo emotivamente, não estiveram à altura da partida. Não estivemos à altura da ilusão que gerámos».

«Não podiam perder como perderam»

«Estou verdadeiramente envergonhado por ter dececionado os adeptos do Athletic. É um fracasso e é uma época negativa. Vocês jogaram duas finais e até podiam ter perdido por 5-0. Não podiam era perder como perderam. Se contra o Atlético foi mau, ontem foi muitíssimo pior. Sabíamos que Barcelona íamos defrontar, sabíamos que tipo de jogo tínhamos de neutralizar.»

 


Eu gostava que um dia, Marcelo Bielsa treinasse o meu Sporting!...

Leoninamente,
Até à próxima


2 comentários:

  1. Mano,

    Já coloquei a leitura em dia.
    Muito se diz e muito se comenta.
    Será que já "habemos" homem?
    Até tremo de pensar que uma vez mais vamos começar tudo de novo com o comboio em andamento.
    Uma coisa eu sei e digo alto e bom som - NÃO QUERO O NOSSO CLUBE A JOGAR "À LA BARCELONA"! é o futebol mais desinteressante que vi em toda a minha vida.

    Abraços e lá continuo à espera sentada.

    PS - já não há publicidade a interferir com a leitura do que queres transmitir-nos. Agradeço que me informes se acontece o mesmo com o meu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maninha,

      Sobre o primeiro dos temas que abordas, vou transmitir-te em privado o que sei. A delicadeza da questão assim o impõe. Vai à tua caixa de correio electrónico.
      Acerca da publicidade, farei o mesmo.
      Com o teu blog, não me tenho apercebido de nada de anormal.

      Um abraço de carinho leonino

      Eliminar