sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O Sporting não é a Banda de Quadrazais !!!...

 
Cinzento!... Foi o fumo que saiu da chaminé da "sistina" de Alvalade. Nem poderia ser de outra cor. Nas condições que todo o universo leonino conhece demasiado bem, que outra coisa seria de esperar?!... Se as horas difíceis que o clube está a viver, acontecessem em qualquer outro clube adversário, o que fariam os corpos dirigentes de qualquer deles?!... O mesmo! Rigorosamente o mesmo que Godinho Lopes e os seus pares foram obrigados a fazer. Haja sensatez e realismo nas hostes leoninas, em vez dos ataques ignóbeis, injustos e despropositados,  a que somos obrigados a assistir aqui e ali!...
Ricardo Sá Pinto, pesem embora todos os seus reconhecidos atributos, não foi capaz de evitar o colapso de todo um grupo que liderava. Por culpas próprias e porventura por culpas subjacentes ao projecto que vinha liderando. Mas que, peremptoriamente, sempre negou: "... o Sporting está forte, mesmo muito forte!...". Lembram-se?!... O Sporting nunca esteve forte, antes débil e carregado de problemas, talvez demasiado complexos! Porque o negou ele?!... Terá sido esse o seu tremendo erro. Ou teimosamente não reconheceu e corrigiu erros próprios, ou camuflou erros alheios. Em qualquer dessas duas eventuais situações, teremos que reconhecer que falhou. Ou porque não teve capacidade para se aperceber e eliminar erros próprios, ou porque lhe escasseou a coragem de escrever, ainda que fosse  nas entre-linhas da sua mensagem, aquilo que o impediu de triunfar.
Jamais compreenderei a defesa da posição de Sá Pinto, contra os interesses do Sporting Clube de Portugal, que vejo por aí em "comovente" campanha panfletária. Doa a quem doer, não foi o Sporting Clube de Portugal que falhou. E se alguém na estrutura falhou, que se saiba, terá sido apenas Sá Pinto. Por erros próprios ou pela conivente e injustificável camuflagem de erros alheios.
Oceano Cruz não recusou a solução equilibrada que lhe foi proposta e solicitada. É uma missão tremendamente difícil?!... Claro que é. Mas todos nós conhecemos Oceano. E lá vai estar ele disposto a dar o peito às balas. Como sempre, como um grande sportinguista que todos sabemos ser. Por mim, jamais lhe pediria que fizesse tudo o que possa estar ao seu alcance para que o Sporting salvaguarde a sua dignidade no próximo domingo. Oceano nunca precisou que isso lhe fosse pedido!
Depois virá o tempo de ponderar seriamente o futuro. Que nunca poderá passar pela colocação de mais um "remendo", baratinho e colado com cuspe, como desgraçada e sistematicamente tem acontecido em Alvalade. Esgotaram-se os tempos do experimentalismo e da poupança de tostões, quando em causa está a escolha de um lider para uma equipa de milhões. Esse lider terá de ser um técnico credenciado e consagrado, que mereça o respeito de todos os sportinguistas e seja capaz de respeitar a grandeza do Sporting Clube de Portugal. E se tiver de custar os milhões que não temos, que se vendam os anéis para salvarmos os dedos. Estará na hora de não arriscarmos o Futuro!
No artigo anterior, que há horas aqui publiquei, deixei subentendido esse meu pensamento. E achei curioso que um "leãozinho" me apelidasse de "lírico". Percebi perfeitamente, que tal "leão pequeno" não pretendeu chamar-me poeta. Depreciativamente, ter-se-à convencido que acabara de me cobrir com o manto diáfano da utopia. A esse "leãozito" eu direi, que seria preferível condenar a "utópica" compra de um só jogador de muitos milhões e aplaudir a aplicação desses milhões na contratação de um técnico "credenciado e consagrado". Nunca vi como correcta a contratação do melhor violoncelista do mundo, para ser dirigido pelo amador regente da Banda de Quadrazais!... Afinal o "lírico" - poeta, claro! - será mesmo o nosso "leãozinho" !!!...
 
Leoninamente,
Até à próxima
  

Sem comentários:

Enviar um comentário