terça-feira, 23 de outubro de 2012

Racionalizar ou manter as moscas ?!...

 
As declarações de um ex-treinador do Sporting Clube de Portugal, aqui reproduzidas serão, na minha opinião, a fiel expressão do tipo de mentalidade corporizada por uma parte substancial dos homens do futebol em Portugal: nenhuma estrutura funciona no futebol deste país, se não tiver a suportá-la um autêntico e extenso  exército  de administradores, acessores, conselheiros, colaboradores, adjuntos, especialistas, psicólogos, operadores logísticos, agentes de comunicação, relações públicas, etc., etc., etc., !... Ironicamente, quanto mais desfavorável for a relação entre a situação económica dos clubes de top do futebol português e os resultados desportivos alcançados, mais vão engordando as respectivas estruturas de apoio.
Num país pobre, com os principais clubes esmagados por passivos insustentáveis, assistimos à manutenção, senão mesmo ao aumento do peso das estruturas de apoio técnico, administrativo, logístico e outras vertentes, que vão asfixiando cada vez mais os orçamentos e aumentando exponencialmente os défices anuais.
Eu gostava de perguntar a Paulo Sérgio, as razões que sustentam as suas afirmações.  Porque "... não se pode pôr tudo nas mãos do José Couceiro para ele resolver o problema sózinho..."?!... E que raio de problemas tão complexos existirão no Sporting, que não se possam resolver com a substituição de pessoas?!... Então se a solução não passa pela substituição de pessoas, passa por onde?!... Pela substituição dos relvados da Academia? Pela substituição do sistema de ar condicionado? Ou pela substituição do trem da cozinha?!...
Gostava de um dia ver publicado na imprensa portuguesa, um estudo comparativo entre a constituição e custos de toda a estrutura técnica e de apoio do futebol profissional do Sporting e uma estrutura análoga de um clube inglês de média dimensão, sem défice orçamental.
Gostava também de saber, face à saída do administrador Luís Duque e à previsível entrada de José Couceiro, para o seu lugar, acumulando e bem, as funções de administrador da SAD e treinador - "manager" portanto - o que vai fazer um tal de Silva e Costa, para a administração da SAD?!... Mais um?!... Para quê?!... Decididamente, Godinho Lopes ou vive de mãos amarradas perante as exigências dos credores da banca, ou perdeu o pé e nada mal, ou continua a revelar uma profunda atracção por complicar o que é simples!...
Aguardemos. Pode ser que os rumores que por aí andam, mais não sejam que balões de ensaio.
 
Leoninamente,
Até à próxima
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário