terça-feira, 23 de outubro de 2012

O novo "manager" do Sporting ?!...



Escrevi aqui há pouco mais de uma semana que se Godinho Lopes decidisse dar um duplo salto mortal para a frente e afastar Luis Duque e Carlos Freitas, poderia e deveria, no meu modesto entender, avançar para um modelo semelhante ao dos mais importantes clubes ingleses e contratar um "manager" que surperintendesse todo o futebol do Sporting.
Escrevi na ocasião que a solução teria de vir do estrangeiro, já que em Portugal não existiria ninguém com esse perfil. Erro meu, que resultou de um esquecimento imperdoável. Existe esse homem em Portugal, sim! E é sportinguista dos sete costados! E Godinho Lopes parece que há muito o traria na cabeça! Chama-se José Couceiro e, segundo as últimas notícias, ainda não confirmadas, parece estar a caminho do Sporting, correspondendo a um convite de Godinho Lopes.
Penitencio-me desse meu esquecimento. José Couceiro, na minha simples e despretensiosa opinião, poderá ser, a confirmarem-se os rumores, "the right man in the right place" !...
Vamos aguardar os desenvolvimentos, mas desejaria confessar-vos a minha satisfação se isso se vier a concretizar.
 
Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Quer elaborar? Não vejo em Couceiro nada que me inspire particular confiança enquanto profissional

    ResponderEliminar
  2. Caro Miguel Machado,

    Nada melhor que ver estas considerações http://www.ojogo.pt/jornaldodia/interior.aspx?content_id=2840987

    Couceiro é um grande sportinguista - sobrinho neto de Peyroteo -, um homem correcto, culto e estudioso do futebol - Pinto da Costa contratou-o por alguma razão - e... estará disponível, coisa que não acontecerá com grande parte dos nomes adiantados a quem o Sporting não pode satisfazer as exigências.
    Aguardemos os desenvovimentos...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Álamo

      Tenho enorme respeito por si e sou leitor assiduo do seu blog...mas sinceramente se o Couceiro fosse mesmo tão bom como diz não estaria agora no desemprego e já teria feito algo no SCP que fosse verdadeiramente reconhecido, nas 27000 passagens que este ja teve no nosso clube...
      Ser 200 % sportinguista não chega, tem que carregar também com competencia e qualidade e, sinceramente/infelizmente, Couceiro não me parece portador destas 2 caracteristicas.

      SL

      Ricardo

      Eliminar
    2. Caro Ricardo Nascimento,

      Grato pela opinião que tem sobre mim, ainda que, muito naturalmente, não tenhamos as mesmas ideias sobre muitas matérias.
      Não me recordo de ter dito que José Conceiro é bom. Bons serão José Mourinho, Pepe Guardiola, van Gaal, Guus Hiddink e por aí fora...
      Se, como tudo aponta, Godinho Lopes pretende alterar a matriz e o funcionamento da estrutura do futebol, optando pela contratação de um "manager" à boa maneira inglesa - responsável único pelo futebol e treinador em simultâneo - e as disponibilidades financeiras do Sporting não permitirão ir ao estrangeiro, teremos em Portugal, na minha modesta opinião, três candidatos: Carlos Queiroz, Luís Freitas Lobo e José Couceiro. O primeiro não está disponível. O segundo será demasiado caro, porque sendo uma excelente solução em termos de homem forte para o futebol do Sporting, não sendo treinador, exigiria a contratação de um bom treinador no estrangeiro e tudo somado, será incomportável. Resta José Couceiro que me parece reunir condições bem aceitáveis, dado ser uma solução equilibrada para a bolsa do Sporting e representar um excelente compromisso na relação custo/qualidade.
      José Couceiro é um homem equilibrado, educado, correcto, culto e conhecedor do futebol e dos seus obscuros meandros. Por alguma razão fundou o Sindicato dos Jogadores e lhe deu estrutura sustentável e credibilidade, reconhecidas por todos e aproveitadas por alguns depois dele. Por alguma razão Pinto da Costa apostou nele. Teremos de ser realistas, de uma vez por todas: o Sporting não tem dinheiro para sonhar com o Paraíso!... Não podemos exigir a Godinho Lopes aquilo que, nas condições actuais, nem ele nem ninguém, nos poderão dar.

      SL


      Eliminar