sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Fumo branco em Alvalade ?!...

 
Co Adriaanse, Rijkaard, Zico, Muricy Ramalho e Luis Enrique, por esta ordem na minha preferência, parecem ser nomes capazes de poderem vir a substituir Ricardo Sá Pinto, cuja saída é tida por inevitável. A estes, aparentemente disponíveis, outros nomes poderão vir a ser equacionados, mas o meu conhecimento do mercado, hoje por hoje, não vai tão longe.
Começo por expressar a minha profunda convicção de que deverá ser eliminada qualquer opção que vise a contratação de um treinador português, pela simples razão de que a nenhum que economicamente possa estar ao alcance da capacidade do clube, reconheço capacidade para tal. No meu entendimento essa possibilidade deverá ser completamente descartada, sob pena de voltarmos a apreciar o mesmo filme nos últimos anos exibido em Alvalade. 
O antigo técnico do campeão luso em título, parece-me reunir as condições mais indicadas para a situação em que se encontra o Sporting. Há uma mais que evidente qualidade no plantel, quase todos os lugares dispõem de duas ou mais excelentes soluções, existe uma confortável e agradável mistura de juventude e experiência e a equipa B é um verdadeiro alfobre de qualidade e talento que nas suas mãos poderá permitir desenvolver o trabalho que o clube há tanto reclama. A solução Co Adriaanse apenas me coloca duas dúvidas: a sua disponibilidade para, nas condições actuais, aceitar esta difícil missão e as suas proverbiais dificuldades de relacionamento com jogadores e dirigentes. Todos os seus restantes atributos, cairiam como mel na sopa leonina, muito em particular o seu timbre disciplinador e o grau de exigência que se lhe reconhecem, predicados que se me afiguram tão importantes em Alvalade como o pão para a boca.
Frank Rijkaard, seria outra excelente solução e apenas a sua juventude e menor rigidez nos campos da exigência e disciplina o colocarão, no meu entender, a seguir ao primeiro.
Zico e Muricy Ramalho seriam também boas soluções, particularmente o primeiro, cujo proclamado sportinguismo o levaria a aceitar um eventual convite com ambas as mãos e um sorriso rasgado. Mas, pessoalmente, não sou adepto dos vícios do futebol brasileiro, nem da desactualização táctica que vem evidenciando em relação à Europa.
Finalmente, Luís Enrique parece-me ser uma segunda edição revista e melhorada de Sá Pinto, com a diferença de conhecer por dentro ou por fora a escola do Barça. Terei muitas reservas sobre a sua capacidade para conseguir fazer do amálgama deixado por Sá Pinto, uma equipa com um sistema rigoroso, eficaz e agradável de jogo.
Este 5 de Outubro poderá ser importante para o Sporting. Vou adormecer com a esperança de que algo de positivo possa acontecer e possamos ver, finalmente, fumo branco em Alvalade!...
 
Leoninamente,
Até à próxima  

2 comentários:

  1. Será que temos dinheiro para tanto?

    Triste vida a nossa!!!!

    Vou esperar sentada para não me cansar.

    ResponderEliminar
  2. As tuas dúvidas serão as minhas, naturalmente!
    Dos disponíveis que conheço - poderá haver mais, mas eu não me chamo Carlos Freitas -, penso que o Sporting teria capacidade para contratar qualquer deles. Já outros haverá no mercado que, estando disponíveis, serão inatingíveis exactamente por isso, pelo que nem sequer me debrucei sobre essas hipóteses.
    Veria com bons olhos a vinda de Co Adriaanse. Mas à cautela, vou fazer como tu: vou esperar sentado!

    Abraços, hoje mais esperançosos.

    ResponderEliminar