quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Colossal erro estratégico !...

The Little Prince
 
Está a chegar o "Pequeno Principe"! Era assim que lhe chamavam quando despontou como jogador em 1975, como grande esperança do futebol belga, no seu clube de origem, o Anderlecht, onde foi coleccionando títulos, 6 nacionais e 5 a nível europeu. Quando terminou a sua carreira em 1993, no Molenbeek, depois de uma passagem de três anos pelo Nantes em França, este excelente asa esquerdo, deixou saudades, tanto nos clubes por onde passou, como na selecção belga, onde acumulou 63 internacionalizações. 
Iniciou a sua carreira de treinador nos escalões jovens de várias equipas belgas, até se tornar adjunto no Anderlecht em 1998/99, tendo nessa condição sobrevivido a vários treinadores principais, até ser convidado a assumir em Fevereiro de 2005 o comando da equipa, sagrando-se campeão belga, nas duas épocas seguintes.
Depois de uma curta passagem pela selecção belga, Vercauteren assumiu em Dezembro de 2009, o comando do Genk, onde em Maio de 2011, viria a sagrar-se novamente campeão belga, tendo vencido também, pouco depois a Super Taça.
Em Agosto de 2011 assinou pelo Al Jazira de Abu Dabi, clube com o qual viria a rescindir por mútuo acordo, em Março de 2012, alegadamente por incompabilidade com alguns dos jogadores que liderava.
Conhece-se muito pouco acerca das características de Frank Vercauteren, para além da sua aparente dificuldade de relacionamento com os jornalistas e da severidade com que reage a eventuais comportamentos menos correctos dos jogadores que comanda, tanto no capítulo disciplinar como no que à sua entrega aos treinos e jogos diga respeito. Não se lhe conhecem métodos de treino e preferências tácticas e de modelos de jogo, apesar de, naturalmente, lhe devermos reconhecer capacidades nesse campo, dado que não se conseguem alcançar os títulos que já alcançou sem que se dominem suficientemente bem os aspectos mais importantes do jogo.
Não se conhecem ainda pormenores do seu futuro enquadramento no Sporting. A julgar pelas palavras que Godinho Lopes tem vindo a repetir, Oceano será o seu adjunto, mas para além disso nada mais se sabe. Não será de excluir a vinda de outro técnico de sua confiança, nomeadamente ao nível da preparação física, como complemento e acompanhamento, num país estranho e com cultura completamente diferente da sua.
Seja como for, em termos de apoio e solidariedade específica na sua missão, para além de Oceano,  François Vercauteren estará sempre entregue a si próprio. Ninguém mais no Sporting lhe poderá proporcionar, por real e objectivo desconhecimento de todas as questões ligadas ao futebol, o clima e o conhecimento que ele próprio desejaria. Faltar-lhe-á sempre o respaldo, a cobertura da rectaguarda, que só uma estrutura forte e conhecedora do futebol português lhe poderia proporcionar. Godinho Lopes e Paulo Farinha Alves pouco mais serão que um zero à esquerda nessa tão necessária estrutura.
Aí residirá, do meu ponto de vista, o colossal erro estratégico do Presidente.
 
Leoninamente,
Até à próxima



 

9 comentários:

  1. Para muitos, faltará sempre qualquer coisa...nem que seja para criticar, apenas e só porque sim!
    Godinho varreu a casa e a meu ver, bem. Vamos aguardar e no fim do mandato tirar ilações.

    SL.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Nuno Adriano,

      Eu não acredito em milagres! Sou agnóstico! Já aqui escrevi o suficiente sobre GL. Acho que deve continuar e o seu trabalho ser julgado no final do seu mandato.
      Mas eu não dediquei o meu artigo à análise de todo o seu trabalho. Centrei-me, rigorosamente, no facto de, tanto ele como Farinha Alves, nada perceberem de futebol e o próximo treinador ficar sem rectaguarda. E esse "pormaior", pode deitar por terra todo este "novo projecto". Não disse que faltava algo porque sim! Disse que faltava algo muito importante para o êxito do Sporting, que é a única coisa que me interessa e disse, claramente, sem subterfúgios, o que era.
      Pode o caro não concordar comigo. Está no seu direito. Não me pode é convencer a acreditar em milagres. Sem uma rectaguarda forte e que lhe explique, como um livro aberto, o que é o futebol português, o que é a arbitragem portuguesa, como joga a grande maioria das equipas portuguesas e tudo o mais que o caro deverá saber tão bem como eu, mas que Vercauteren desconhece, ele nunca fará o milagre de ressuscitar esta equipa e colocar o Sporting onde todos desejamos.
      Lembre-se da rectaguarda do Porto. Pense bem em Antero Henriques e Reinaldo Teles e diga-me quem no Sporting vai desempenhar esse papel. Acha que eu critiquei por criticar?!... Conhece-me mal. Deve ser leitor recente de "Leoninamente", que talvez não seja exactamente o blog que o caro julgue, nem o seu autor um jovem imberbe, sedento de protagonismo, que se entretem a escrever umas larachas!...
      O meu grito de alerta, vai exactamente no sentido contrário ao que propõe: "aguardar e no fim do mandato tirar ilacções"! Se não for corrigida a trajectória actual, no fim do mandato de GL, o Sporting estará pior que hoje! É isso que, como sportinguista eu pretendo contribuir para que seja evitado. Percebe agora o meu pensamento?!... Espero tê-lo esclarecido.

      SL

      Eliminar
  2. Mano Álamo,

    A avaliar pelo teu desabafo tão matutino, ainda não é desta que os ânimos vão serenar no Reino do Leão.
    Que pena!!!! Julgava que era desta que tínhamos o Homem necessário, em conjunto com o Oceano, ao plantel do nosso clube que tão desgarrado tem vivido no meio de tantos "mimos".
    Que saudades que eu tenho do Peseiro no meu clube e do futebol que então se praticava. Matei saudades ontem ao ver a equipa do Braga jogando um futebol Europeu, todo ele balanceado para a baliza do adversário e não na "ânsia de chegarem rapidamente à passagem da bola para o Rui Patrício" (palavras minhas de grande ironia como deves ter percebido que já me conheces).

    Deixa-o ser duro, deixa-o preparar os jogadores à séria. Pode ser que assim tenhamos equipa para chegar alguma vez ao título. Até aqui queimávamos jogadores formados na Academia e Treinadores como quem queima essências. Não poderá haver um interregno nos ataques ao menos até às novas eleições?

    Desculpa mas fiquei surpreendida com este post que, francamente, não esperava de todo. Ainda bem que não conheço todos os treinadores do mundo...


    Rugidos... tristes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maninha,

      Sei que te vou magoar, mas tem que ser.
      Se nós adoptarmos a filosofia deste teu comentário, na vida política portuguesa, calamo-nos caladinhos, aguentamos sem um queixume as tropelias que Passos Coelho e a sua quadrilha andam a fazer e quando vierem as novas eleições,votamos de modo a que ele seja despachado para longe. Porque será que protestamos, que vamos para a rua gritar e aqui pela blogosfera vamos fazendo a nossa luta?!... Exactamente porque estamos convencidos de que a nossa voz poderá ser ouvida e contribuir para que nem tudo seja mau na acção governativa. Ora é exactamente o que aqui faço em relação ao Sporting. Acho que o tempo de Duque e Freitas tinha acabado e que Godinho Lopes fez bem em fazer com que se demitissem. Isso mesmo, que se demitissem, porque se decidisse afastá-los, as coisas não seriam tão lineares. Há legislação que torna esse acto muito difícil e a CMVM está atenta. Mas, afastadas as únicas pessoas que percebiam de futebol na SAD, quem é que GL lá coloca?!... Ele próprio, Farinha Alves, Silva e Costa e um tal Borges que ainda não sei quem é. Resumindo, saem dois que percebiam de futebol e entram quatro que não vêem um boi do pontapé na bola. Eu espingardo, porque rapidamente concluí que os quatro não irão para a SAD tratar de futebol, irão tratar de outros futebóis. Entretanto um treinador estrangeiro, cai de paraquedas na Academia e vê-se sem rectaguarda, que lhe responda às mil perguntas que necessariamente terá de fazer, porque ninguém percebe nada de futebol, sabem é de finanças e artimanhas a elas ligadas E tu vens-me propôr "interregnos" nos ataques, ao menos até à eleições?!... Tens a certeza se, quando chegarem essas "benditas" eleições, pelo caminho que isto leva, ainda há Sporting?!... Olha, querida Leoa Assanhada, eu não tenho!!!... Por isso luto, dou saltos, berro, esperneio, porque... gosto muito do nosso Sporting!!!...

      Rugidos de convicção

      Eliminar
    2. Mano,

      Eu sei o que te vai na alma mesmo sem te esforçares muito para me contradizer.
      Já tenho o blog desde 2008. Sabes o que isso significa? Que já passei por diversas situações todas elas adversas ao nosso querido clube e esperneei, esperneei, brami e voltei a bramir. Sabes o que consegui ganhar? Uma época pior do que a anterior e o clube cada vez mais enterrado em dívidas.
      Enquanto no nosso clube houver gente que se esforça para atingir o poleiro os tais papagaios de que tanto falas não vão desaparecer, nem que se escondam por detrás da voz do povo leonino, para atingir os seus fins.
      Para sabermos se vão ser bons ou não temos que lhes dar tempo para os mesmo se estenderem ao comprido. Infelizmente isso deixa marcas e quem paga é o nosso Sporting que não tem culpa nenhuma que o nosso grande amor o prejudique com tanta vozearia.
      Os nossos adversários mais diretos, FCP e SLB - fecham a porta aos detractores, falam a uma só voz e não dão trunfos a quem lhes quer mal. E nós?

      Eliminar
  3. (...) Seja como for, em termos de apoio e solidariedade específica na sua missão, para além de Oceano, François Vercauteren estará sempre entregue a si próprio. Ninguém mais no Sporting lhe poderá proporcionar, por real e objectivo desconhecimento de todas as questões ligadas ao futebol, o clima e o conhecimento que ele próprio desejaria. Faltar-lhe-á sempre o respaldo, a cobertura da rectaguarda, que só uma estrutura forte e conhecedora do futebol português lhe poderia proporcionar. Godinho Lopes e Paulo Farinha Alves pouco mais serão que um zero à esquerda nessa tão necessária estrutura.(...)
    Qual era , então, a sua solução neste momento, se tivesse poder? Ou é adepto de eleições antecipadas?

    ResponderEliminar
  4. Caro "jo man",

    Eleições antecipadas, nunca! Seria a destruição antecipada do Sporting, como nós sempre o conhecemos. O problema financeiro do clube, neste momento, é muito delicado, para que se possa dar ao luxo de parar durante dois ou três meses. Espero e acredito que Godinho Lopes, a curto ou a médio prazo, consiga a solução. A sua confiança e tranquilidade, nesse campo, dão-me as garantias suficientes.
    Já quanto à questão central do seu comentário ao meu artigo, penso que GL estará a cometer um enorme erro de avaliação. Provavelmente estaria convencido que José Couceiro seria o seu homem para o futebol e com a sua recusa, ficou desarmado. Agora terá que partir à procura de outra pessoa para preencher o autêntico vazio em que ficou o Sporting com a recusa de Couceiro.
    Pergunta-me quem eu escolheria se tivesse poder. Nem pestanejaria. Mas, para bem do Sporting, acho que devo manter o meu silêncio. Volte a perguntar-me quando GL tomar decisões, depois de todo o pó assentar. Prometo que lhe direi.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Álamo,
    da maneira que está o clube qualquer decisão seria sempre contestada; estou a lembrar-me da cena da "contratação" de Mourinho...em plena sala de imprensa abortaram aquilo que poderia ter sido o ponto de viragem do clube! Mas enfim, são os adeptos, os Conselheiros, os paineleiros, os blogueiros e dirigentes que temos.
    .
    "Colossal erro estratégico" ? eu espero e desejo que esteja enganado; mas se fosse eu a escolher um título para um artigo seria:
    Frank Vercauteren treinador do Sporting. O meu treinador!

    ResponderEliminar
  6. Caro "jo man",

    Eu também espero e desejo vir a estar enganado e que Godinho Lopes faça rapidamente o necessário para que o erro que entendo estar a ser cometido deixe de existir.
    Sobre o título que sugere para um artigo, deixe-me dizer-lhe que essa é e sempre foi, exactamente a minha filosofia. Por exemplo, não votei em Godinho Lopes, mas no momento em que foram publicados os resultados das eleições passou a ser "o meu presidente"! Agora, Frank Vercauteren, desde o momento em que foi oficialmente anunciado como treinador do Sporting, É também "o meu treinador"!
    Acresce que os seus atributos, que quase furiosamente tenho buscado na internet, correspondem quase integralmente aos atributos que há muito defini como essenciais para um treinador ter sucesso no Sporting e que estão resumidos no último post que acabo de publicar.

    SL

    ResponderEliminar