quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A entrevista de Godinho Lopes

 
No momento em começo a escrever, ainda não são conhecidas as conclusões da reunião do Conselho Leonino. Apesar do seu carácter não vinculativo, não deixarão de reflectir uma boa parte do sentimento actual do universo sportinguista, pela representatividade que o Conselho necessariamente traduz.
Godinho Lopes terá levado à reunião uma mensagem semelhante, ressalvadas as devidas distâncias e salvaguardados pormenores da vida interna do clube, à que teve o cuidado de expressar na entrevista concedida a Fátima Campos Ferreira, na Útima Palavra da RTP Informação que ontem foi para o ar às 23.00 horas. 
Nesta condição, será de aguardar com redobrado interesse as conclusões do Conselho, já que na referida entrevista Godinho Lopes proclamou em definitivo a adopção de uma linha de cariz eminentemente presidencialista, com particular enfoque na assumpção total e exclusiva dos destinos do futebol profissional do Sporting Clube de Portugal.
Godinho Lopes salientou ainda a reformulação de todo o projecto para o futebol, reconhecendo os erros e desvios do passado recente, que assentará, segundo as suas palavras, no aproveitamento das potencialidades da sua formação, no sentido de conseguir que a mesma venha a transformar-se num factor inalienável da sustentabilidade futura do clube. Estará nessa linha a contratação de Frank Vercauteren, em detrimento de tantos outros nomes que chegaram a andar no ar.
O presidente do Sporting Clube de Portugal deixou ainda algumas nuances que apontam para que estará para breve um acordo com Domingos Paciência para a cessação do pagamento indemnizatório acordado com o nosso ex-treinador, assim como a definição com Ricardo Sá Pinto sobre tema semelhante. Outra nuance importante que ligeiramente aflorou, terá sido o seu actual empenhamento no sentido de encontrar alternativas para a sustentabilidade financeira do Sporting, que não passem, obrigatoriamente, pelo investimento estrangeiro ou que, pelo menos, dele não dependa o futuro do Sporting.
Foi uma entrevista interessante onde foram abordados múltiplos temas de interesse reduzido, mas com impacto comunicacional significativo e que Godinho Lopes ultrapassou com cortesia e elevação, como por exemplo Scolari e as demissões com que tem sido confrontado no seu ainda curto mandato.
Apreciei a sua firmeza, convicção e determinação, embora reconheça que continuará a subavaliar a necessidade urgente de dotar toda a rectaguarda do futebol do Sporting de um homem forte e conhecedor profundo dos segredos do "negócio". Pareceu-me mais ágil e decidido e terei de lhe prestar a minha homenagem, quando teve a humildade de reconhecer que tem passado grande parte do seu  mandato, a aprender e a compreender o que verdadeiramente é o Sporting.
Já são conhecidas, no momento em que me preparava para terminar esta minha apreciação, as conclusões do Conselho Leonino: a necessidade de nova reunião para continuar e aprofundar a discussão da situação actual do Sporting. Daniel Sampaio informou que nova reunião será marcada para os próximos dias.
Parecem voltar à normalidade os agitados dias que se têm vivido em Alvalade. Mas os "papagaios" continuam por aí em voos rasantes. Precisamos, todos nós sportinguistas, de exterminá-los !!!...
 
Leonianmente,
Até à próxima

6 comentários:

  1. Caro amigo...terminaste e resumiste tudo no final do teu texto, "...os papagaios continuam por ai..." o GRANDE problema é mesmo esse!!! Não temos é nenhum ghost buster na direcção!! essa é o grande problema do nosso amor!! SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Bruno,

      Temos que unir esforços para os exterminar!!!...
      Cada um à sua maneira, temos que lhes tirar "o pio"!
      No trabalho, no café, no cinema, nos foruns, nos jornais, na blogosfera, temos que unir esforços e "derretê-los"! O "nosso amor" precisa que façamos isso. Todos !...

      SL

      Eliminar
  2. Godinho Lopes acordou em 2009. Vai fazer marcha-atrás com uma (des)vantagem. O plantel tem jogadores muito melhores mas os custos com pessoal subiram ao mesmo ritmo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "JN",

      Mais vale tarde que nunca! Se acordou só agora, é porque andou a dormir. Logo está em condições físicas óptimas para enfrentar a dureza do caminho. Então que corra agora, em busca do tempo perdido...
      Os custos com pessoal, deverão ser, naturalmente corrigidos. Na actual conjuntura, nenhum clube resistirá com custos iguais aos que vem sendo praticados. O nosso Futuro está na formação! Mãos à obra. Não votei em GL, mas estou com ele neste novo projecto: o Sporting será tão grande como a sua formação já é, há muitos anos! Vercauteren poderá ser aquilo por que há muito esperamos!...

      SL

      Eliminar
  3. Boas amigo Álamo, no outro dia pedi para ir ao chat do blog mas á hora que lá foi já estava fora da net, conversamos noutro dia.

    Em relação á entrevista de GL, quero tanto acreditar que tudo dê certo de uma vez por todas, como bom Sportinguista quero é que o Sporting ganhe, estou-me nas tintas quem são os presidentes, directores, jogadores, roupeiros...desde que ganhemos, tudo está bem!

    Abraço e SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo,

      Se nós não acreditarmos, que o fará?!...
      Vou até Genk, à espera de sorrir...

      Abraço e SL

      Eliminar