domingo, 29 de julho de 2012

Só 30.018. Bem que podia ter sido melhor!...

Foi bonita a festa, pá!... Hoje em Alvalade, já senti um cheirinho a alecrim... E vi novas e bonitas flores no nosso "jardim"!... E no meio de alegria leonina ouvi uma boa meia dúzia de estúpidos estrondos de petardos. Quando virá o dia em que a boçalidade seja erradicada de nossa casa?!...
Para leão entendedor, a meia palavra de Sá Pinto bastou! Que se cuidem os que ficaram de fora dela. Que não trabalhem não e depois venham dizer que não foram avisados...
Profissionais como André Martins e Daniel Carriço, não podem falhar dois golos daqueles que até eu, com a minha barriguita, marcava!... Pereirinha não pode continuar a falhar oportunidades para se afirmar como alternativa válida. Ínsua não pode desbaratar o capital amealhado com a época fantástica que realizou. Jeffrén tem que ligar urgentemente o descomplicador. Capel terá de levantar rapidamente  a cabeça, jogar simples e com sentido colectivo e não se armar em Bojinov.
Mas por outro lado, Boulahrouz e Rojo, pegaram de estaca. Pranjic é uma formidável e excelente dor de cabeça para Sá Pinto. Cédric agarrou-se à lateral direita como lapa e já de lá ninguém o arrancará. Elias começa a encher o campo e não sei se alguém o conseguirá destronar.
Continuo sem descortinar às mãos de quem vai parar a batuta. André Martins, hoje, engasgou-se muito e não me convenceu, enquanto Adrien fez mais qualquer coisita, mas... ainda é curto e com muito pouca intensidade, embora tenha exibido bons pormenores e um passe magistral para golo. Izmailov não compareceu à chamada, sem que nenhum de nós compreenda se a lombalgia veio para ficar ou para desaparecer rapidamente. Falta Labyad, que com aquele golo olímpico nos fez nascer água na boca, mas cuja chegada ainda demorará.
A Viola de S. Valentin, que o Carlos Freitas desencantou nas pampas, parece estar a fazer falta ao Wolfswinkel, para ver se ele afina melhor o "lamiré". Assim, estou a ver que está difícil o rapaz tocar a música que nós gostamos. Salvou-se o penalty mas é muito pouco e pior seria se ele fosse na conversa do Capel.
Amanhã Sá Pinto certamente dará um folgazita ao plantel, para na segunda começar nova afinadela com vista ao Trofeo Columbino do próximo fim de semana em Huelva, onde todos esperamos que, com um mês de preparação, a produção ofensiva não seja tão insipiente e deixemos de assistir ao vício das repetidas lateralizações e atrasos da nossa linha média, a que hoje nos tivemos de sujeitar. Irra que esta gente nunca mais interioriza que só se marcam golos e se alcançam vitórias se o único caminho for a baliza adversária. Não haverá uma vacina para que a equipa veja a doença definitivamente erradicada?!... Aperta com eles Sá Pinto !!!...

Leoninamente,
Até á próxima

10 comentários:

  1. Concordo com muitas coisas que aqui diz, e creio que temos um plantel apetrechado para dois bons onzes, temos jogadores para um jogo mais aberto com o primeiro onze, para um jogo mais fechado o segundo onze. É normal que ainda falte entrosamento a alguns membros da equipa que chegaram há pouco tempo, mas que já mostram serviço.Estou ansioso de ver labyad juntamente com carrillo, poder jovem não nos falta, serão as nossas jóias de futuro caso sejam bem vendidos, mas por mim manteriamos esta equipa por 2 ou 3 anos. SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "Tuga Smoke",

      Também por mim manteríamos esta equipa por 2, 3 ou até mais anos. Temos um senhor plantel que poderá muito bem ser campeão já esta época! Assim Sá Pinto consiga fazer entender a todos os atletas, o quanto todos os sportinguistas o desejam e o quanto o Sporting desse título necessita para sobreviver.

      SL

      Eliminar
  2. Caro Álamo
    Esta crónica está fresquinha, foi chegar e escrever.
    Mas que bem sabe escrever depois de uma vitória bem agradável, bem sabemos que foi apenas um jogo de preparação mas é sempre bom ganhar.
    Ainda há muitos pormenores para melhorar mas parece que temos equipa.
    Nunca mais começa o campeonato....
    Um abraço
    PC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estimado amigo "PC",

      Mesmo cheio de sono e o corpo a pedir caminha, como diria o outro, não resisti a deixar aqui a impressão que trouxe de Alvalade.
      Só não estarei de acordo consigo, no desejo de que o campeonato comece já. Ainda não estaremos preparados para defrontar o Guimarães, os árbitros e o sistema que nos estrangula. Mais três semaninhas, acredito. Mas o Sá Pinto terá que apertar com eles...

      Um abraço amigo

      Eliminar
  3. Essa do Pereirinha só pode ser embirração. É, agora, muito mais jogador que Cedric. Controlo de bola, boas subidas, controlo do adversário e um claro escape para Xandão (na saída para o ataque) que nunca sabe o que fazer com a bola.
    É óbvio que, ontem, não houve 10. Martins andou muito tempo sem bola.
    E Capel... enfim. Tanta correria para quase nada, como sempre. A 2ª parte é sempre mais mole, daí eu gostava de ver Jeffren de início e mais próximo de Wolfs.

    A equipa está-se a compor. Os laterais da 2ª parte serão os titulares. Os centrais e meio-campo da 1ª serão titulares, embora Martins possa (ou não) trocar com Izmailov. Na frente, para mim, só Wolfs está certo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "Cantinho do Morais",

      Acredite que não tenho embirração nenhuma com Pereirinha. Como também não a terei com Carriço e com nenhum outro. Só lamento que o Bruno, que me parece um excelente caráter como pessoa, não tenha evoluído como eu desejaria, não se solte, não tenha a coragem de ir por ali fora partindo loiça e regressar a tempo de não comprometer a defesa. Não resisto a dar-lhe a imagem, sem quaisquer intuitos depreciativos, que Bruno me sugere nas suas prestações: estará sempre com pressa em tudo o que faz, como se estivesse apertadinho para ir à casa de banho! Falta-lhe sempre qualquer coisa, na hora de decidir. Será talento, classe, categoria?!... Não me atrevo a afirmá-lo, porque não sei. Mas custa-me, época após época, não assistir à sua explosão! E ontem teve dois ou três falhanços de arrepiar os cabelos, mesmo à minha frente. E eu vi as suas expressões de desespero, de desalento por ter falhado. Mas em vez de se refazer prontamente, acalmar e corrigir os efeitos desses erros, vi-o em desespero cometer, precipitadamente, mais erros a seguir. Atrever-me-ei, se mo permitir, a dizer-lhe que Bruno é um jogador que Paulo Bento, nunca recusaria, mas que nunca faria parte de um plantel de José Mourinho. Compreende agora aquilo que penso?!...
      Cédric revela um postura diferente. Apesar de mais jovem revela o amadurecimento, a presença e o talento que não consigo identificar no Bruno. Oxalá esteja enganado e que a sua perspectiva venha a triunfar, porque a conquista do lugar será muito mais importante para o Bruno, que poderá despedir-se das oportunidades, enquanto o Cédric ainda tem muitos anos à sua frente.
      Martins ontem, com grande pena minha, não me pareceu estar bem. Penso que será o substituto natural de Matias, mas terá que fazer mais e melhor. Onde tinha ele a cabeça para falhar aquele golo?!... Foi junior, mas na primeira equipa do Sporting não há lugar para juniores. É duro?!... É sim senhor. Mas em alta competição, um falhanço daqueles pode acabar com uma carreira. O mesmo direi do falhanço de Carriço!...
      Concordo que "a equipa está-se a compor". Comungo a sua opinião quanto aos centrais e terei as minhas reservas nas laterais. Na linha média, este ano, durmo descansado, tantas e tão boas são as soluções. A excepção será o armador, o maestro. Dele dependerá a produtividade do ataque, que com Labyad e Viola também não me parece que nos possa tirar o sono.
      As três semanas até Guimarães serão muito importantes para Sá Pinto afinar a máquina, mas eu acredito que as coisas vão correr bem.

      SL

      Eliminar
  4. Quanto ao nº de adeptos, até me surpreendeu. Agora o que eu não percebo é como é que se faz uma apresentação, uma hora antes e com o Estádio vazio. E tem sido sempre assim.
    Não dava para fazer 10 minutos antes do jogo?

    É muito motivante...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "Cantinho do Morais",

      Completamente de acordo consigo. Mais de metade dos 30.000, comigo incluído, não assistiram à apresentação dos jogadores. Inteiramente de acordo com uma cerimónia a um ritmo mais galvanizador e rápido, 10 ou 15 minutos antes do apito inicial.

      SL

      Eliminar
  5. Querido mano,

    Adorei o teu post pois eu pensei tudo isso mas não me atrevi a dizer algo parecido no meu blog, 1º porque não escrevo bem como tu, depois porque pensei que iriam dizer que não percebo nada de futebol.
    Afinal, fiquei feliz porque sintetizas o meu parecer clínico. Para mim a 1ª parte foi melhor do que a 2ª e o pecado que encontro na nossa equipa é tudo o que afirmas aqui
    ..."deixemos de assistir ao vício das repetidas lateralizações e atrasos da nossa linha média, a que hoje nos tivemos de sujeitar. Irra que esta gente nunca mais interioriza que só se marcam golos e se alcançam vitórias se o único caminho for a baliza adversária."
    Levei o jogo todo a gritar, eles é que não me ouviram ... chutem para a frente por amor de Deus. Qualquer equipa ambiciosa tem que meter medo aos adversários e assim parecemos mais cordeiros do que leões com raça.

    Obrigada maninho amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estimada "maninha leoa",

      Acho que daria qualquer coisa importante para mim, em troca de poder assistir de lado, como se fora mosca, a um teu visionamento de um jogo como o de ontem. Seria um espectáculo dentro de outro espectáculo. Penso exactamente como tu: "... qualquer equipa ambiciosa tem que meter medo aos adversários e assim parecemos mais cordeiros do que leões com raça...".

      O meu obrigado num beijinho "ilone"

      Eliminar