quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

E... Ainda só vai a meio caminho!...


O diamante que Rúben está a lapidar

«É um jogador estrito mas perfeito para as suas responsabilidades na equipa; pouco imaginativo na criação mas tremendo no desempenho do papel que lhe cabe na organização colectiva; limitado nos recursos criativos mas suficiente para ser garante de segurança e equilíbrio. Hjulmand é a máxima referência de harmonia e poder estratégico do Sporting de Rúben Amorim; conhece todas as regras em vigor nos terrenos que pisa e tem resposta automática para qualquer imprevisto. Intuitivo, quase infalível, na reacção a situações de desarrumação estrutural no exército que defende, corta linhas de passe, é fortíssimo nos duelos individuais (posicionamento e tempo de entrada irrepreensíveis) e ainda guarda talento para, recuperando a bola, inverter a energia e dar início ao processo para levar as tensões do jogo para o outro lado do campo.

Onde não chega pela técnica cristalina impõe-se por insistência; quando lhe falta precisão nos gestos e nos movimentos tem sempre uma arma suplementar para rectificar as falhas; se a magia está ausente do reportório sem pompa, sobra-lhe solidariedade, dedicação, firmeza e eficácia em todos os despiques. O seu jogo carece de fantasia mas os seus processos simples estão sempre sob controlo: realiza-se despojando o adorno ou qualquer outra manifestação de superficialidade. A abrangência do futebol que exibe permite ter todas as valências exigidas pelo meio-campo leonino, assumindo-se como complemento de quem actua a seu lado: mais recatado e atento nas costas de Pote ou Daniel Bragança, mais livre e expansionista quando tem o apoio de Morita, prova de inteligência e versatilidade, características que o definem.

O dinamarquês é um notável detector de risco e um excelente avaliador de perigo. Senhor de um domínio táctico superior e de um entendimento imaculado do jogo, melhora a riqueza de soluções defensivas com o comportamento implacável, próprio de general concentrado e firme no campo de batalha. Uma atitude que lhe confere indiscutível autoridade perante os companheiros e faz dele um líder tão reconhecido que já tem reservado lugar no lote de capitães de equipa na próxima época.

Numa equipa carregada de talento colectivo e individual, Hjulmand apresenta números pouco expressivos (1 golo e 3 assistências em 29 jogos) para assumir preponderância como elemento decisivo na carreia vitoriosa do Sporting, a melhor equipa portuguesa da temporada. Devemos, porém, fazer toda a justiça na avaliação de estilo, influência e perícia do médio, porque muitas das vitórias leoninas, cujos heróis mais aclamados são Gyökeres, Pote, Edwards, Trincão, Paulinho e Nuno Santos, só são possíveis pela presença e comportamento deste dinamarquês que não trai a causa, está comprometido com os princípios orientadores da cartilha verde e branca, zela pelo bem-estar da comunidade e comove pela disponibilidade com que se entrega à luta. Pode não recolher louros como craque definitivo e universal mas é impossível roubar-lhe mérito na glória de todos.

Com Hjulmand acontece o habitual em jogadores menos reconhecidos por dotes artísticos, logo nem sempre amados pelas bancadas: cumpre todas as funções para que foi contratado e adquire amplitude de acção esmagadora; é óptimo a participar em acções diversificadas (atrás e à frente; no eixo central mas também à esquerda e à direita), sendo extraordinário que o faça cada vez melhor. Médio com escola italiana, que Rúben Amorim está a lapidar segundo as suas ideias e conceitos, Hjulmand continua a estimular a convicção em cada um de nós de que ainda só vai a meio caminho do destino traçado para tanta qualidade: um lugar entre os melhores médios do futebol europeu...»

E... Ainda só vai a meio caminho!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. O meu amigo não tem nenhum comentário à condenação do Boaventura por corrupção no campeonato de 2015/16 que teria sido dado ao Sporting pela competentíssima gestão da direcção presidida por Bruno de Carvalho?

    Significativo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu amigo nunca ouviu dizer o que acontece quando se mexe, remexe e agita a imundície?!... É para evitar esse nefasto efeito que ainda não trouxe para este meu cantinho, cuja limpeza muito prezo, tão sórdida matéria!...
      Quanto ao significado, cada um atribui-lhe aquele que entende...
      SL

      Eliminar