quarta-feira, 6 de julho de 2022

"Alguns animais são mais iguais que outros"!...


Pavonear revisionismos

«É oficial e assumido. O Benfica congratulou-se publicamente com a não decisão da assembleia geral da FPF em rever os critérios de atribuição dos títulos de campeão nacional e consequente rectificação dos números.

O comunicado do Benfica chega mesmo ao ponto de desejar que se deixem de "pavonear revisionismos", mensagem claramente dirigida ao grande impulsionador desta iniciativa, ou seja o Sporting.

Independentemente do mau gosto semântico, que não surpreende, esta posição teve o mérito de trazer à luz do dia, o que desde há décadas era sabido, mas conspirado na sombra, ou seja, o Benfica era o maior opositor à reconsideração histórica dos títulos de campeão nacional.

Tem alguma graça o Benfica vir acusar o Sporting de pavonear revisionismos – seja lá o que isso for – quando porventura a maior ficção histórica do nosso futebol, é o ano de fundação das águias. Porque de papel passado e reconhecido no notário a 1 de Julho de 1906, só o Sporting, o resto são reconstituições feitas à medida.

Na altura da primeira decisão da FPF sobre o assunto, poderia fazer sentido a posição do Benfica, que via ameaçado o que então era o seu maior feito desportivo, o tri do Campeonato Experimental; à luz dos acontecimentos de hoje, só a entendo por uma raivinha atávica de não querer que o seu principal rival tenha mais títulos de campeão nacional, esquecendo-se das suas glórias a quem nega essa distinção, como é o caso de Carlos Alves, Vítor Silva ou Albino, entre outros.

Está percebido também o racional da displicência com que a direcção da FPF tratou o assunto, encaminhando-o de forma a que tudo ficasse na mesma, para não beliscar os interesses instalados.

A cultura do "fair-play" no nosso futebol, que deveria ser assumida como motor da sua credibilização, dificilmente vingará, com estes tratos de polé. Como dizem os ingleses, old habits die hard…

Resta a consolação que este é só um percalço, de uma convicção que não vai nunca esmorecer, escreva quem escrever a história.»



"Alguns animais são mais iguais que outros"!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Bom dia, prezado Álamo.
    Essa será para Emoldurar.
    SL

    ResponderEliminar
  2. Claro que o benfica estava por trás, bastava ler a campanha do seu jornal oficioso A Bola, que vergonhosamente serviu de advogada de defesa do benfica

    ResponderEliminar