quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Rúben Amorim é um homem muito inteligente!...


A última cartada de Vieira

«O Benfica não tem paz - e escrevo antes do jogo com o Arsenal - porque a equipa não joga nada, perdeu objectivos importantes e está a 15 pontos do Sporting. A pandemia não pode servir de cortina de fumo para tamanha desilusão. Por isso, os benfiquistas destaparam o manto da paciência e zurziram forte no presidente desaparecido e no treinador.

Ao Brasil foi Vieira buscar Jesus como grande trunfo eleitoral. Lá desse país irmão recordo de "O Alienista" de Machado de Assis o momento em que Simão Bacamarte escolhe para esposa D. Evarista, surpreendendo familiares. Justificou que ela "reunia condições fisiológicas e anatómicas de primeira ordem" para lhe dar filhos. O problema é que nunca vieram. Também Vieira esperava um casamento frutuoso, um parceiro que lhe desse vitórias e que semeasse títulos e posteriores vendas épicas. Contudo, o parto é difícil e parece impossível a meados da temporada.

Jorge Jesus mentiu às expectativas criadas, este é o facto inequívoco. Foram muitos os que há quatro meses votaram em Vieira pela promessa de uma grande equipa que hoje é apenas uma miragem e para os mais cáusticos uma caricatura. Todos os treinadores têm prazo de validade e esse não é o termo do contrato. É o cansaço dos adeptos e a cobardia de um presidente que sacrifica uma cabeça, por muito laureada que seja, para salvar a sua pele.

E começou a dança dos nomes: Pepa, Leonardo Jardim, Marco Silva, Paulo Fonseca, Vitor Pereira, Abel Ferreira, Luís Castro. Mas todos eles, e até acrescentava José Mourinho, têm um problema: nenhum é unânime para os benfiquistas. Está escrito nas estrelas que Jesus vai sair e Vieira não quer ser arrastado por ele. Ora, só lhe resta uma última cartada e não pode falhar.

Na semana passada aqui escrevi que o Sporting tem de renovar e aumentar a cláusula do seu treinador para "precaver desvarios de quem está entre a espada e a parede como acontece com Vieira". Um dia depois, já a comunicação do Benfica colocava que o líder gostava dele e só não ficou no Seixal pois teve um parecer técnico negativo. É claro como a água que o único nome que o seguraria por aclamação da bancada é Ruben Amorim. Custa 20 milhões (mas Darwin foi mais caro), era um golpe no principal rival, tal como um dia Bruno de Carvalho deu com a conquista de Jorge Jesus, e com o anunciado regresso ao Seixal, por não haver dinheiro, Ruben já provou com os miúdos do Sporting que tem o toque de Midas e uma flauta afinada na comunicação (que tem sido desastrosa na Luz) para apaziguar o emblema.

Enquanto Jesus é cozinhado em lume brando, cresce esta enorme tentação. Julgo que Ruben Amorim tem a noção deste possível cenário, mas tenho a convicção que a sua frieza lhe indicará que a possibilidade de ser campeão no Sporting é algo de épico e marcante para uma carreira que ainda dá os primeiros passos. Depois, logo se vê. Agora, Vieira está no momento mais duro do seu consulado. A contestação é tão grande pela falência deste projecto desportivo, que já ninguém se lembra do tsunami de processos judiciais que impendem sobre ele que são mais uma nuvem negra.»

Depois de com supremo deleite ter lido esta mais recente crónica de Rui Calafate, tenho para mim que ela decerto virá a constituir dos mais importantes "factores racionais" de decisão para Rúben Amorim, no caso, tão caricato quanto desprovido da mais pequena réstia de bom senso sublinhe-se, de eventualmente num qualquer destes dias, o diabo poder vir a perder a pouca razão que já se lhe reconhece e lhe acenar com uma qualquer promessa de vida eterna nos céus.

Rui Calafate saberá bem aquilo que escreveu, o impacto que as suas palavras determinarão em qualquer dos intérpretes, directos ou indirectos deste seu poderoso documento comunicacional e, melhor ainda, as razões que o levaram, corajosamente, a escrevê-lo. E tal resulta, inequivocamente, de um facto de que já ninguém terá dúvidas...

Rúben Amorim é um homem muito inteligente!...

Leoninamente,
Até à próxima 

8 comentários:

  1. Caro Álamo: João Pinheiro no Porto-Sporting com Soares Dias no VAR é para gozar connosco, verdade? Eu levava os sub-23!
    Grande Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma meu Amigo! Cá por mim e mesmo com este "duo dinâmico", ainda continuo com 'peneiras'! Atirar a toalha ao chão antes do tempo nunca poderá ser filosofia nossa. No final do jogo falaremos...
      Grande Abraço e SL

      Eliminar
  2. Caro Alamo, permita-me discordar deste texto, alias, Rui Calafate cada vez se preocupa mais em falar em Vieira e do benfica que do Sporting e este sentimento de inferioridade revolta-me. Neste momento o foco dos Sportinguistas têm de estar na equipa e só nisso. RA ja demonstrou que esta comprometido com o projeto e neste momento a preocupação dele é a equipa e nao acredito que nesta altura esse seja o foco. Para alem disto das duas uma, ou acreditamos no projeto e por alguma razao se esta a apostar na formacao e em renovar com os miudos ou achamos que o sucesso é apenas obra do treinador. Foi por devaneios destes que Jesus no Sporting deu no que deu. O que peço a sportinguistasnco calafate nesta altura é que se foquem unicamente na equipa do Sporting e nao nos fantasmas ou moinhos de vento. SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O caro Paulo T terá todo o direito de discordar. Mas não me levará a mal se lhe disser que entendi este texto de forma muito diferente daquele que o seu comentário traduz. Rui Calafate será um dos mais conceituados experts em comunicação que temos por cá e a mensagem dele, a meu ver, nunca significará, muito pelo contrário, que não está focado no Sporting, que eu sei que ele sempre coloca acima de muitas coisas importantes na sua vida. Vejo uma boa mão-cheia de recados, muito importantes e para várias individualidades, nas suas palavras e nenhum deles me parece chegar em prejuízo do Sporting... SL

      Eliminar
  3. Caro Alamo, percebo os recados, posso ate pensar o mesmo mas talvez nao concorde com o momento de o dizer. Nem sempre podemos estar de acordo, discordar tambem é saudável. Abraço e SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo e naturalmente aceito o seu ponto de vista. Mas permita que lhe recorde a última frase deste meu postal: "Rúben Amorim é um homem muito inteligente". Calafate terá pensado o mesmo na hora que entendeu mais adequada para dar os seus recados a outros, flagrantemente menos inteligentes.
      Abraço e SL

      Eliminar
  4. Num almoço com elementos da actual estrutura do nosso clube foi amplamente falada dessa possibilidade. Esse assunto é prioritário e a curto prazo haverá novidades. Todos sabemos que o Kadafi não brinca em serviço. Fará tudo,Mas mesmo tudo,para salvar a pele.SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém! Será bom acautelar ou mesmo reduzir a zero e inviabilizar completamente todas as habilidades do Kadafi. Porém, ninguém acreditará que Rúben Amorim fosse suficientemente estúpido para sequer se deter a analisar qualquer tentativa de um clube a caminho da indigência e da falência. Bastará pensar no prémio que o espera se for campeão nesta época - 2,5 milhões de euros! - e no pulo que dará o seu salário que já é de 2 milhões brutos anuais, numa instituição séria e onde se sente feliz e satisfeito.
      É suficientemente inteligente para nem admitir "conversas"!...

      Eliminar