OS CINCO DA VIDA AIRADA
«"Os jogadores fizeram-lhe a cama" – é uma frase ouvida com frequência mas cuja credibilidade poucos admitiam. Factos recentes acabam por demonstrar que estavam enganados e, afinal, sempre há jogadores que ‘despedem’ o treinador.
Aconteceu no Bayern, com Carlo Ancelotti. O italiano, que na época anterior vencera a Bundesliga, só com 3 derrotas em 34 jogos e só fora afastado da Liga dos Campeões pelo Real Madrid, foi simplesmente despedido porque tinha – pelo menos! – cinco jogadores contra ele.
Robben, Müller, Ribéry, Boateng e Hummels são os nomes que vieram a público e não se trata de uma ‘invenção’ jornalística, mas de uma confirmação oficial feita pelo presidente do clube.
"Não se pode ter cinco estrelas contra", disse Uli Hoeness, como justificação para o despedimento de Ancelotti. E Robben foi mais longe na indelicadeza (ia dizer baixeza…) ao afirmar que até o filho "tem melhor treinador".
Constatar que um presidente de um clube, que por acaso até foi internacional, utilize esta argumentação é inacreditável e inaceitável. Permite até que se pergunte quantas vezes não terá o futebolista Hoeness ‘arrumado’ com um treinador. Hoeness deveria ter vergonha por se ter vergado aos ‘cinco da vida airada’.
O seu comportamento é a assunção de que, afinal, quem manda não é o treinador, nem o presidente, mas os jogadores ou pelo menos alguns dos ditos ‘craques’.
É por estas e por outras que um treinador meu conhecido diz, com razão, que há jogadores que têm de ser tratados como pastilhas elásticas: assim que perdem o sabor há que cuspi-las!»
(Eládio Paramés, A hora do chá, in Record)
Ai, ai, o mundo do futebol está cheio de "bayerns" e de "ancelottis"! E então de robbens, müllers, ribérys, boatengs e hummels, nem se fala!...
Com o devido respeito pelos grandes profissionais que têm passado por Alvalade, haverá algum sportinguista que ao longo dos sucessivos jejuns por que temos passado, nunca tenha sido assaltado pela dúvida de que "alguém estaria a fazer a cama a alguém"?!...
Cala-te boca maldizente de leão!...
Leoninamente,
Até à próxima
Sem comentários:
Enviar um comentário