sábado, 21 de outubro de 2017

Uma luz ao fundo do túnel!...


BENFICA MAIS PAPISTA... QUE O PAPA

«A minha posição em relação ao ‘caso dos ‘emails’, de acordo com o ‘material’ colocado na praça pública por Porto e Benfica, foi desde o início muito clara, na sequência da quebra da opacidade que tenho defendido há muitos anos sobre a ‘indústria’ do futebol português: as acusações eram tão graves — títulos conquistados pelo Benfica nas últimas quatro épocas colocados sob suspeita — que era preciso investigar, até às últimas consequências, doesse a quem doesse.

As informações que havia particularmente reunido, no âmbito do meu papel de analista e comentador, e que fui dando conta no Tempo Extra, da Sic Notícias, levaram-me à conclusão de que, não obstante a força do vento que sempre sopra em várias direcções nestes momentos de borrasca, a investigação estava a realizar-se, mesmo considerando os incidentes processuais que já todos percebemos terem acontecido nas últimas semanas e que atrasaram as buscas (não) domiciliárias aos principais suspeitos. Se queremos a verdade, doa a quem doer, todos concordamos que as buscas deveriam ter-se realizado mais cedo…

Estas últimas diligências da PJ, arrastando 28 inspectores, 4 magistrados do Ministério Público e 2 juízes de instrução, conferem ao processo uma dimensão e um interesse indiscutíveis. Não faz mais sentido pensar que se trata de uma brincadeira, apenas para ocupar o tempo das pessoas e delapidar ainda mais o erário público. Tentar esconder atrás de certas ‘tecnicalidades jurídicas’, segundo as quais se é ou não arguido, ou por que motivo se é arguido, é não querer assumir que o caso tomou, de vez, uma nova dimensão, independentemente dos resultados que ele vier a conhecer.

O director de comunicação do Porto, Francisco Marques, revelou finalmente como obteve acesso aos emails; a ser verdade, colocavam o Benfica numa situação muito comprometedora: através de um email que trazia, em anexo, uma cartilha. O Benfica vem falando de "violação do sistema informático", mas o Porto assume agora uma posição mais clara: depois de verificar a veracidade daquilo que resultava de um primeiro email, passou a receber outros, agora através de uma conta encriptada. Estamos de volta à ‘casa de partida’: o papel das cartilhas e dos cartilheiros.

Já disse e volto a dizer que é preciso apurar aquilo que são mecanismos geradores de promiscuidades várias daquilo que é efectivamente crime.
Como venho reflectindo, no auge do crescimento da sua organização interna e do melhor aproveitamento daquilo que é a força resultante da ‘marca’ Benfica, municiadora de vários poderes, Luís Filipe Vieira — depois de alimentar uma estratégia de eliminação dos focos de oposição — começou a ver os resultados de uma política de atracção e de expansão da sua política de gerir influências.

Estamos a falar de uma estratégia: que começou a ser concebida e preparada ainda antes de o Benfica reconquistar o seu estatuto de ‘clube dominante’.

É por isso que volto a dizer, na sequência do que escrevi em artigo anterior, que ‘o caso dos emails’ é uma extensão do ‘caso dos vouchers’ — e as cartilhas seriam a cereja em cima do bolo, para quem pensava que era possível, sem ninguém desconfiar, ter a comunicação externa uniformizada e superiormente controlada.
O papel de Carlos Janela, enquanto coordenador-mor das cartilhas, era talvez observada no Benfica, não como uma ilicitude, mas como um sinal de maioridade estrutural e comunicacional, de um clube que ‘estava muito à frente’, neste e noutros aspectos, em relação aos principais adversários. Foi também por isto que o Benfica não se conformou quando percebeu que Jorge Jesus ia mesmo para o Sporting. Fazia parte do plano de controlo e expansão ter JJ longe do território e da dialéctica nacionais. Até à revelação dos primeiros e-mails, a estrutura do Benfica achava-se a máxima eficácia, depois das críticas aos procedimentos e aos métodos que culminaram no Apito Dourado, o Benfica foi mais papista que o Papa. A avaliar pelo conteúdo dos e-mails (é muito importante apurar a veracidade do conteúdo dos emails, ao contrário do que afirma João Correia…) há muita gente que terá exorbitado, designadamente Paulo Gonçalves, que há muito deveria ter tomado uma posição sobre o caso e o seu alegado envolvimento.

A recusa da providência cautelar, as buscas ao Benfica e os diferentes planos de (contra) argumentação, colocam o Porto, nesta fase, a ganhar pontos. O Benfica ainda não conseguiu impor um argumento indiscutivelmente forte, em nome da sua completa inocência. Ou os porta-vozes do Porto são verdadeiramente irresponsáveis e capazes de montar uma cilada criminosa, tese que tem vindo a ser esvaziada, ou o Benfica está mesmo (auto)entalado.

Como sempre disse, igualmente, desde o início, cabe à investigação determinar o que é crime e o que não é. Esta é mais uma oportunidade para limpar o que tem de ser limpo, seja a Norte ou a Sul. O futebol em Portugal precisa, urgentemente, de entrar num novo ciclo. [...]

O CACTO

"Até que enfim!"


Questões de comunicação também associadas ao ‘mailinGate’: nunca tinha visto uma recepção de uma brigada da PJ, no âmbito das respectivas buscas (não) domiciliárias, ser celebrada tão entusiasticamente por quem está a ser investigado pelos crimes de corrupção passiva e activa. "Até que enfim!" - proclamou o advogado e porta-voz da equipa de juristas que representa o Benfica. Extraordinário.»
(Rui Santos, Pressão Alta, in Record)

Para além de toda a alegada e cada vez mais notória criminalidade que o processo dos emails possa envolver da parte do Benfica e da capacidade, convicção e determinação de que estejam embuídas "as entidades competentes - até agora bem mais evidentes as preocupações de fornecer armas aos presumíveis arguidos, quer no tempo quer no modo de actuação! - o Benfica terá cometido, em todo este processo, um erro capital: julgar mal idealizada, planeada e deficientemente levada à prática a estratégia desenvolvida pelo Porto, na pessoa do seu Director de Comunicção e, eventualmente, por outras forças que desde o ínício lhe pareceram estar associadas.

O Benfica do alto da sua proverbial jactância e suportado por colossais erros de análise da multidão de juristas que sempre o assessoraram, engrossada ultimamente, quando sentiu o fogo a chegar-lhe ao rabo, por "escritórios de advogados" de inestimável peso na praça, na influência no sistema judicial e na na bolsa de quem um dia lhes terá de pagar ganhe ou não a causa em apreço, julgou, erradamente, que todo este processo não passaria de uma "reprise" do famigerado "apito dourado", facilmente anulável com armas parecidas à que fizeram abortar esse "furação" que acabaria transformado em leve e cálida "brisa vespertina" de final tarde de fim de Verão...

Mas a montanha desta vez parece não estar disposta a "parir um rato"! Em vez de um minúsculo roedor, tudo indica que a montanha acabará por parir um colossal paquiderme, porque a inseminação não terá partido de um inocente e amador conjunto de "dadores de esperma", antes de experimentados procriadores jubilados da mais fina água, calejados por décadas e décadas de experiência nas mais altas instâncias da nossa arquitectura judiciária.

E tudo aquilo a que vimos assistindo de há quatro meses para cá, mais não será que o rigoroso cumprimento ao micron, de um plano minuciosamente traçado e superiormente cumprido para, aproveitando todos os passos em falso cometidos por uma estrutura que afinal sempre parece ter assentado a sua prática em processos pecaminosos, colocar o Benfica a breve trecho no escalão secundário do futebol nacional.

Rui Santos parece desde o início e a meu ver, ter recolhido a exacta percepção do que estava a acontecer e tem vindo a ser, ultimamente, em cada crónica e no Tempo Extra da SIC, cada vez mais preciso e contundente.

Por alguma razão também e jamais fruto do acaso, alguém já terá colocado no Twitter o danado do cão a rir em gargalhadas sem fim e anunciando pelo meio...

Uma luz ao fundo do túnel!...

Leoninamente,
Até à próxima

3 comentários:

  1. O advogado dos lampiões diz: "até que enfim..." (ele la sabe se "já limparam tudo")...

    Pelo contrário eu direi...: "só agora...?"

    É que seria tudo certamente diferente,. se as investigações tivessem sido feitas...antes de poderem ter sido "destruídas" as provas...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São uns "águias" todos estes elementos do Ministério Público e da Polícia Judiciária: primeiro atiram um foguete e depois, quando as perdizes fogem para longe é que põem a espingarda ao ombro e vão à caça! E o advogado dos benfas, em vez de estar calado e salvar as aparências ainda vem arrotar postas de pescada, prova provada da pouca inteligência que o assiste!...

      O amigo Max já reparou, que de todos aqueles benfiquistas que nós conhecemos e que merecem respeito, nem um ainda veio a terreiro dizer o que quer que seja?!...

      SL

      Eliminar
    2. É verdade...mas também "dos que se aproveitam", são tão poucos...que até passam despercebidos...

      Tenho quase a certeza que "oficialmente não acontecerá nada", as história está tão mal contada...que "todos ficarão mal na fotografia..."

      Esta situação ainda é mais escandalosa (em termos do trabalho da justiça), do que propriamente o "apito dourado" (no qual recorde-se) o LFV também estava implicado...

      SL

      Eliminar