quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Há ou não tomates na horta de Fernando Gomes?!...

A dúvida é se os tomates serão da sua horta...

Sempre se me afigurou no mínimo hipócrita, a posição da grande maioria dos árbitros de futebol e em particular da sua organização de classe, a inclassificável APAF, perante a decisão da FPF de implementar o vídeo-árbitro já nesta época que, após arranque envergonhado por parte dos juizes, agora decorre num sobressalto que sempre antecipei como expectável.

Numa primeira fase todos assistimos aos reflexos que a medida impõs nas pobres consciências reaccionárias da maioria dos árbitros: colaboracionismo q.b. mas sempre com bem camufladas reservas e na expectativa de poderem vir a alcançar mais tarde a vitória que quase todos desejam sobre as novas tecnologias que abominam e a recuperação dos antigos privilégios, compadrios e proveitos de que têm vivido de forma bem vísivel e corrupta ao longo de décadas.

Quem porventura acreditou na proactividade dos árbitros perante a introdução do VAR e no seu reconhecimento sobre o impacto positivo e utilidade que poderia determinar nas suas tomadas de decisão e, consequentemente no desejado aumento de credibilidade junto dos adeptos de futebol, que deveria ser o objectivo máximo da uma classe há décadas a viver nesse campo pelas ruas da amargura, bastaram nove jornadas para que chegasse a arrasadora desilusão. 

A princípio hipocritamente colaborantes e respeitadores dos princípio básicos que deveriam suportar o vídeo-árbitro, os senhores juízes têm vindo paulatinamente a cumprir o plano "maçónico" maquiavelicamente decidido nas catacumbas da classe, desvendado por Rui Costa e Nuno Almeida, sem medos, receios, pruridos ou tergiversações à nona jornada. Foi a aurora de um "estrebuchamento anunciado", logo seguido do pretenso "tiro de misericórdia", com a anunciada greve, para Novembro e Dezembro, aos jogos da Taça da Liga...

Quem os conhecer que os compre!...

Mas paradoxalmente a APAF, pese embora o "ensaio sobre a cegueira" com que parece ter contaminado a consciência do lider máximo na FPF, estará neste momento a correr o sério risco de se sujeitar à prova definitiva que Fernando Gomes, sem que alguma vez lhe tenha passado tal pela cabeça, talvez precisasse para afirmar a existência de tomates na horta da sua inocência: em vez de se andar a pavonear pela AR, por entre muitos daqueles que seguem religiosamente cartilhas semelhantes à da APAF, semeando ódios contra o dirigismo nacional, talvez fosse melhor começar a pensar em dar a machadada final na vertente siciliana da APAF, aproveitando a oportunidade única que se lhe depara, contratando árbitros estrangeiros para todos os jogos que eventualmente venham a ser objecto da "greve" anunciada! E todos ficaríamos a saber, para lá da fachada hipócrita que tem exibido, se...

Há ou não tomates na horta de Fernando Gomes?!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Penso que há, efectivamente, uma luta FPF vs Liga, estando Fernando Gomes interessado no poder absoluto que, depois, distribuirá pelos amigos: uns, que já lá estão e outros, mais do mesmo, que virão a seguir.
    (Passará por este poder o grande plano do EL, hoje publicado no rascor, com DSO a expor o sonho lampiónico, com a subtileza de o visionário Grande Líder, onde outros vêem 2-3 passos em frente, ele ver... quatro? Para mim, Gomes já faz parte do projecto, conhecida que é a capacidade real do Grande Líder saber rodear-se hoje, dos seus adversários de ontem)

    ResponderEliminar
  2. Se a pergunta é de saber se Fernado Gomes (Licenciado em Economia e muitas vezes apelidado Dr) os tem (tomates=balls) no sítio eu penso que os perdeu no cesto (=Basket).
    Não conheço o cavalheiro de parte nenhuma mas julgo saber que jogou Basketball no FCP (o tal clube que usa o F para todas as modalidades comecem elas por uma outra qualquer letra).
    Julgo também ter ouvido dizer que teve desavenças com Pinto da Costa o que, (à priori) seria um ponto positivo.
    Continuo a pensar que as bolas não estão no cesto quando observo o seu comportamente face aos casos que acontecem no futebol português do qual ele é máximo responsável.

    Fiquei a saber hoje que o Sporting tem de contar com Jorge caralho de Sousa como árbitro e Capela como VAR. Acho que isto é mais que uma provocação e que o Sporting devia reagir mais não fosse pedindo à UEFA (de que FG já é parte) de se representar em Vila do Conde de forma oficial com um observador.
    Não sei se é possível mas (como na mesa das urnas) ter um representante na sala do VAR também seria uma maneira de controlar mas não creio que o benfica (FG) o permitisse..

    ResponderEliminar