segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Tenho muita pena dos nossos árbitros! Coitados!!!...




«... Se o Jorge Jesus e os jogadores nos surpreendem por vezes, os árbitros, esses sim, nunca param de nos surpreender. Apreciei a forma como o árbitro foi conduzindo o jogo sem mostrar amarelos aos jogadores do Chaves, continuando a avisá-los que para a próxima é que era quando se ia na décima oitava falta. A coisa foi tão longe que admito que alguns deles tenham ficado aborrecidos, dado que têm uma reputação a defender que não é compatível com esta situação. Quem não viu o jogo ainda pode começar a pensar que são uns frouxos e deixar de os respeitar em campo. Foi bastante interessante ver mostrar o primeiro amarelo a um jogador do Chaves a acabar o jogo não por antijogo mas por querer jogar mais depressa (embora se tenha esquecido de o expulsar numa falta que fez logo a seguir). É o hábito ou a falta dele, mais propriamente.

Mas a parte mais deliciosa foi quando mesmo com o recurso às imagens continuou a ver o que ninguém viu, a simulação do Gelson Martins, e a não ver o que toda a gente viu, a falta e o “penalty” cometido pelo jogador do Chaves. Se bem percebi, o VAR também viu o que havia para ver, o “penalty”, dado que de outro modo o jogo não teria sido interrompido. Imagino o que o Rui Costa lhe deve ter dito: “A-gu-en-ta! A-gu-en-ta! Ainda falta muito tempo e isto ainda pode virar”. Esta semana andaram quatro magistrados do Ministério Público, dois juízes de instrução e vinte e oito elementos da PJ, incluindo inspectores e peritos financeiros e contabilísticos e informáticos, à procura de umas coisas que o Benfica terá escondido. Não percebo a razão de tanto aparato e de se andar à procura de coisas que estarão escondidas quando basta ir aos estádios e ver o que lá se passa enquanto se bebe uma mini e se avia um pires de tremoços.»
(Rui Monteiro, in A Insustentável Leveza de Liedson)


Carta aberta a Rui Monteiro



Caríssimo Rui Monteiro, com as minhas cordiais Saudações Leoninas, venho pela presente relembrar-lhe que "isto" não vai lá com o alvitre que "honradamente" deixou no seu postal de A Insustentável Leveza de Liedson, aos "quatro magistrados do Ministério Público, dois juízes de instrução e vinte e oito elementos da PJ, incluindo inspectores e peritos financeiros e contabilísticos e informáticos" de que lhes bastaria "ir aos estádios e ver o que lá se passa enquanto se bebe uma mini e se avia um pires de tremoços"! Acredite em mim e o caríssimo "sabe bem do que eu estou a falar"! A "solução" simples e eficaz passará por outro caminho, mais curto, mais directo e... infalível!...

Como tão bem como eu saberá o caro, um dos mais fervorosos patrocinadores do nosso Sporting é a conhecidíssima e reputadíssima Fábrica dos Óculos e seria "muito facilíssimo" ao nosso presidente convencer os mais altos dirigentes dessa prestimosa empresa a lançar uma linha de óculos especiais de cor muito mais harmoniosa, discreta e compatível com a nobre função da arbitragem, de modo a que o Sporting tivesse a possibilidade de passar a distribuir antes de cada jogo, em vez dos "vouchers" de má memória, um par desses bonitos óculos, de uma linha ergonómica irrepreensível e de uma cor verde que falasse de tal modo ao coração dos senhores juízes, auxiliares, VARs, observadores e delegados da Liga, que de imediato atirariam para os primeiros contentores de lixo reciclável que lhes surgissem pela frente, o estupor daquele nojo de óculos pindéricos escarlates que as dificuldades da vida os obrigam a usar, ainda que de má catadura, como muito bem sabe!...

E o caro já viu a triste figura que Rui Costa anda fazer pelos estádios deste país, com o estupor dos óculos escarlates que a imagem acima bem documenta?!...

Com os meus melhores cumprimentos, permita-me que lhe deixe o meu desabafo...

Tenho muita pena dos nossos árbitros! Coitados!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Ainda estou a tentar perceber, como pode um árbitro fazer o que fez esse rui "crosta" em Alvalade, ou o VAR na Vila das Aves ("avariar" o sistema na "hora certa" é de mestre).
    Acho que em vez de oculos, o Sporting devia antes "deixar um lanche" na cabine dos árbitros...: 3 fardos de palha...
    É que certamente seriam "mais agradecidos...
    SL

    ResponderEliminar
  2. Lamento informar mas, na imagem, a cor das lentes está errada pois não corresponde ao absurdo encarnado da realidade.
    A das armações é irrelevante...

    ResponderEliminar
  3. Só tenho um nome para esta gentalha... CORRUPTOS INCOMPETENTES...!!!

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
  4. Meu caro,

    Mais uma vez, obrigado pela sua simpática referência. Penso que tenho uma solução para este problema dos árbitros e dos vídeo-árbitros. A minha mulher é das pessoas mais rigorosas e isentas que conheço. Vai fazer uma operação por estes dias. Depois dessa operação fica óptima. Quando algum árbitro tiver alguma dúvida liga cá para casa. Não há problemas de comunicação, pagamos as contas a tempo e horas, e os resultados vão ser muito melhores.

    SL

    ResponderEliminar