quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Ruben Semedo: abandonar rapidamente estas... infantilidades!...


Imagem feliz para Ruben Semedo ver e rever centenas de vezes e perceber e concluir o que nunca mais deverá repetir. Um central rápido e com todo o seu talento e porte atlético, nunca poderá entregar o "ouro ao bandido" e tentar fazer com as mãos o que deveria fazer com as pernas: acompanhar por dentro o avançado Aubameyang e, sabendo que era o único opositor antes de Patrício, que saiu exactamente em sua ajuda, reduzir a zero todas as possibilidades de se poder desequilibrar e deixá-lo sozinho ante o guarda-redes leonino. Se tivesse conseguido continuar a pressioná-lo lateralmente, em nenhum caso ele conseguiria executar o sublime gesto técnico que proporcionou o golo. Aquela mão sobre a anca do adversário em plena grande área, apenas poderia dar origem ao penalti, que Ruben já cometeu noutras circunstâncias, ou promover o desequilíbrio que desta vez o afastou da jogada.

Assim, a abordagem a este fatídico lance, ter-se-à somado às que aconteceram na visita a Vila do Conde e também na recepção ao Estoril, bem demonstrativas de que o seu processo de aprendizagem ainda não estará suficientemente desenvolvido e menos ainda concluído, e que Jorge Jesus terá de continuar por mais algum tempo o seu trabalho de lapidação.

O talento e quase todos os outros atributos necessários a um grande central estão lá todos. Ruben Semedo não demorará muito a pegar de estaca e por muitos anos, na equipa de todos nós...

Mas terá de abandonar rapidamente estas... infantilidades!...

Leoninamente,
Até à próxima

7 comentários:

  1. É que nestes casos, nem se pode dizer que está a "aprender à sua custa"...
    É que quem "sofre os custos" é o Clube..!
    Poder-se-ia dizer...: "é novo...não pensa"...mas eu vou apenas assentuar...:Ele continua a crescer e deve estar muito perto de... "ser um defesa adulto"...!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Tenho as minhas dúvidas que vá dar jogador. Paulo Oliveira merece oportunidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já é jogador, mas tem "só" 22 anos de idade e 2 de 1º Liga, ainda tem um longo percurso até ser o que promete.
      Varanne, com mais 1 ano e muito mais experiência internacional, não parece dar menos fífias que Semedo...

      A progressão de Semedo nestes 2 anos leva-me a admitir que deveremos estar perante um central de eleição.

      Eliminar
  3. Corroborando a sua opinião... que sendo um item a melhorar bastante... dou o desconto pela velocidade e genialidade do adversário, no caso específico... (imaginemos, do outro lado, o Gélson... a fazer o mesmo a outros defesas...) acho que há uma recorrência no Semedo que me é mais preocupante... que é o fato de deixar bater a bola à sua frente quando a devia atacar logo de cabeça, deixando com isso que o adversário ganhe posicionamento e consiga tirar vantagem disso...

    Ainda em relação ao lance referido... mais incompetente e displicente, para mim, foi a forma como no meio campo se perdeu a bola no inicio da jogada... Sir William tem também de perceber que nem sempre pode jogar com a soberba com que tantas vezes irrita e destrói os adversários ao mesmo tempo que nos delicia a nós com a superlatividade do seu futebol...

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "dou o desconto pela velocidade e genialidade do adversário"

      Ze, precisamente. Há 6 anos havia, admitido por especialistas em motricidade internacionais, e pelo próprio Usain Bolt, apenas um jogador capaz de correr a velocidades próximas das de Bolt: Cristiano Ronaldo. Isso já lá vai.

      Aubameyang não tem metade do talento de Cristiano Ronaldo mas ainda é um pouco mais veloz; basta dizer que bate Usain Bolt nos primeiros 35 metros, e só é ultrapassado para lá dos 70 metros. Não é qualquer jogador que o para.

      "acho que há uma recorrência no Semedo que me é mais preocupante... que é o fato de deixar bater a bola à sua frente quando a devia atacar logo de cabeça"

      Plenamente de acordo. Já o tinha visto fazer isso e pensei "com um adversário possante, alto e rapido, o Semedo vai sofrer". E assim foi.

      Vai ser O grande central português, mas neste momento tem de trabalhar mais. E acreditar que pode chegar ainda mais longe.

      Eliminar
  4. Mais concentração no capitulo da abordagem aos lances e seguramente será difícil de o baterem mesmo.

    ResponderEliminar