domingo, 14 de agosto de 2011

Com papas e bolos !!!...

O empate com o S.C.Olhanense determinou em todo o universo leonino um estado de alma onde se confundem, numa trilogia de sentimentos aparentemente antagónicos, a satisfação, a tristeza e a revolta.
A satisfação advirá do facto de os sócios e adeptos sportinguistas terem ontem comprovado de forma clara a capacidade da equipa escolhida por Domingos Paciência para desenvolver no terreno e ao longo de todo o tempo de jogo, a filosofia, os princípios e os processos que o futebol exige e que fazem dele um verdadeiro desporto de multidões. Apesar de alguns pormenores individuais e colectivos não terem merecido a aprovação generalizada dos adeptos, há quanto tempo essa demonstração de capacidade era absolutamente negada aos sportinguistas?!... Talvez Domingos Paciência tenha começado o jogo com um exagerado excesso de cautelas, que a antecipação da forma de jogar do adversário não aconselhasse. Mas as alterações aconteceram ao intervalo ou mesmo depois, muito a tempo ainda de os objectivos fundamentais poderem ser alcançados. Talvez Djaló tenha tido uma noite infeliz e Postiga o tenha acompanhado de perto. Talvez a entrada de Wolfswinkel na 2ª parte fosse aconselhável, face a todos aqueles autocarros que o técnico medíocre que é Daúto Faquirá, colocou à frente da sua baliza. Talvez todas essas "nuances" fizessem sentido, mas o que na realidade aconteceu no terreno, provou que sem elas o Sporting, em termos de puro desenvolvimento do jogo, ganharia sempre o encontro. Porque foi melhor que o adversário em todos os domínios e merecia sair vencedor, não tivesse sido vilmente espoliado dessa vitória.
A tristeza que no final do jogo vimos estampada em todos os rostos dos sportinguistas, ficou apenas a dever-se aos dois pontos que acabáramos de perder, pelas razões de todos conhecidas. As mesmas razões que, vestidas do avesso, permitiram aos adeptos portistas sairem hoje de Guimarães com um sorriso de orelha a orelha.
A revolta que inundou toda a nação sportinguista deriva da actuação escabrosa, criminosa e intencionalmente premeditada e concertada de toda a equipa de arbitragem. Cada um dos árbitros auxiliares coloboraram com a sua quota parte em cada tempo do jogo, com o que o seu chefe de equipa foi fazendo ao longo dos 90 minutos. O primeiro, com o resultado em 0-0, assinalou pontapé de canto para o Sporting, por desvio de um defesa algarvio, sem reparar - estava nos planos dos três - que o desvio tinha sido efectuado com a mão. Á cautela, sem seguir a indicação do seu auxiliar, Xistra assinalou pontapé de baliza, não fosse o diabo tecê-las, ficando por assinalar um penalty e por mostrar um segundo cartão amarelo ao defesa, que determinaria a sua expulsão. O segundo, com o resultado em 0-1, contribuiu para a não validação do golo de Postiga, assinalando um fora de jogo de posição a um jogador do Sporting, que não teve qualquer interferência passiva ou activa na jogada, quando Postiga se encontrava em jogo, a uma distância de quase dois metros da linha do penúltimo defensor algarvio, tendo recebido a bola, progredido para a baliza e rematado para um golo em que a "certeza" da irregularidade - estava nos planos dos três - só existiu no espírito do auxiliar. Quanto ao Xistra, foram 90 minutos de protecção descarada e insolente, à violência e ao anti-jogo algarvio. Apenas beneficiou o Sporting, com a não expulsão de Jeffrén por entrada violenta, porque não teve coragem de expulsar o jogador leonino, quando antes dele, já o deveria ter feito a dois jogadores olhanenses.

A saga da arbitragem e de todo o sistema que o envolve continua! Com o Sporting a ser sistematica e sucessivamente espoliado. E nunca mais aparece uma mente iluminada que aponte um caminho eficaz e dissuasor destas perfídias arbitrais, onde todo o universo sportinguista possa fazer desaguar esta tremenda revolta que se vai acumulando nos nossos espíritos. Continuamos a comer as papas e os bolos e a ser enganado!... E que tal criar e registar na Liga Zon/Sagres, um equipamento alternativo, em que as listas verdes das nossas camisolas, fossem substituídas por listas negras, que seria usado em cada jogo posterior a um dos habituais "roubos de igreja"?!... Ou manter o equipamento como está e colocar-lhe uma lista preta em diagonal, a atravessar o peito, como muitas equipas sul-americanas?!...
Leoninamente,
Até à próxima

3 comentários:

  1. Caríssimo,

    Desde já agradecer-lhe pela pronta resposta ao meu comentário, efectuado no post anterior.

    Desde já, relativamente a este último, referir algo que me parece ser necessário, isto é, a indesculpável defesa do pseudo árbitro de ontem pelo nosso treinador logo após o final do encontro, na conferência de imprensa (não sei se o fez também na flash pois ainda me encontrava no estádio).

    As declarações de Paciência apanharam-me desprevenido já que durante 90 min o prodígio da APAF mais não fez que, como bem diz, premeditadamente penalizar o Sporting.

    Quanto aos erros mais claros, devo referir que no lance da grande penalidade absolvo o fiscal de linha (gosto mais assim que árbitro auxiliar, se nem os principais são dignos desse nome quanto mais os "bandeirinhas") pois encontra-se tapado por Djaló. Já quanto ao rapaz com nome circense, ações anteriores não me permitem desculpabiliza-lo.

    Fomos roubado, mas saímos fortalecidos. Como disse ainda hoje num grupo bem ao estilo das novas modas, que é como quem diz, redes sociais, dos 30 pontos que pensei que faríamos no final das 10 primeiras jornadas, só faremos 28.

    E para a semana lá estarei em Aveiro, se os preços o permitirem claro está.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo,
    Obrigado pelo comentário.
    Como o nosso povo diz, acerca das declarações de DP sobre o Xistra, fiquei com a "pulga atrás da orelha"!... Domingos é um homem inteligente e não vejo outra explicação para o que disse que não seja a ironia.
    Como o meu amigo sabe, a última coisa que o nosso treinador agora quererá é andar em guerras, multas e suspensões com o Comissão de Disciplina da Liga.
    Sobre o penalty não assinalado, tenho pena mas não posso concordar com a sua benevolência. Se o bandeirinha assinalou canto é porque viu quem desviou a bola. Logo se viu, também viu qual a parte do corpo utilizada...
    Como o meu amigo também sonhei com os 30 pontos. Agora só sonho com 28!... O que eu não possso, como sportinguista, é deixar de sonhar.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Álamo, com o usual abraço a acompanhar,

    Há coisas muito mais importantes do que futebóis, entendimentos, formas de ver uma qualquer coisa, jeitos ... e aquilo que nos disse no comentário anterior é a prova disso mesmo. Pessoalmente, é isso que antes do que qualquer coisa me capta atenção. E é por isso, então, que é sempre um prazer e honra lê-lo. A dignidade e humanismo do seu comentário, não têm preço; e é isso - e só isso - aquilo que separa pessoas valiosas, de outras.
    Partilhamos cigarros, então. Infelizmente ... temos isso mais em comum. "Um grande, amigo e leonino abraço", Álamo. As considerações que acabo de ler no seu comentário à sua própria (anterior) mensagem foram / são das coisas mais bonitas que vi.

    PS, Stan Valckx, Robson ... saudades.

    ResponderEliminar