sábado, 20 de agosto de 2011

Dar um passo atrás !!!...

Acredito que alguns sportinguistas, ao lerem o meu blog de ontem, tenham desenhado um sorriso de comiseração para com a minha visão do caso pretensamente despoletado pelo árbitro nomeado para o Beira Mar - Sporting. Outros, sem desenhar qualquer tipo de sorriso, imaginaram-me a receber de presente, um belo pente com uma qualquer etiqueta simiesca. Outros ainda condenaram e criticaram a minha pretensa capacidade ficcionista e partiram para um outro qualquer blog sportinguista, com a quase certeza de que eu acabara de comprar um daqueles bilhetes turísticos e muito caros que me levasse a um périplo pelos astros, com paragem obrigatória na Lua. Quantos terão concordado com a possibilidade que alinhavei ?!... Não sei, nem isso agora importará muito!... Ou será que importará mesmo e o meu discurso afinal não era assim tão desconexo?!..
Ao que se sabe - as notícias são bastante reduzidas, tímidas e revelam a coragem dos jornalistas para enfrentar o "touro" do sistema!... - de todos os árbitros com possibilidade de substituir o capitão de Setúbal, Vitor Pereira - esse mesmo, aquele que regressou rapidamente a Portugal para "resolver" o assunto - terá recebido resposta igual e que aponta para a solidariedade desses eventuais substitutos com o sr. capitão das margens do Sado. Tentada depois a indicação de um árbitro de 2ª categoria, junto da FPF, a resposta terá sido parecida por parte dos árbitros contactados e os responsáveis federativos pela arbitragem, fizeram-se seguidores de Pilatos.
Bom, meus amigos, se calhar não serei assim tão lunático e porventura, nem na TVI até hoje foi conseguida uma tal qualidade de argumento. Talvez agora muitos sportinguistas me comecem a dar razão. As palavras que vamos ouvindo de alguns dos subalternos do sistema, como por exemplo do lider da APAF e de outros, alijando sobre o Sporting Clube de Portugal, a responsabilidade do que vai acontecendo no país futebolístico, são excelentes indicadores de que a trama não é obra do acaso e que não foi urdida por um qualquer autor de cordel.
Digam-me os sportinguistas, se alguma vez assistiram a uma reacção desta natureza, por parte da corporação arbitral, quando os clamores vermelhos ou azuis, tanto nos faz, se fizeram ouvir perante algum "descuido" dos senhores juízes que, sem querer e com muito arrependimento, lhes colocaram cascas de banana no caminho?!... Citem-me um único caso, para que eu me cale de vez e não volte a importunar-vos.
Amigos sportinguistas, ou me engano muito, ou estamos perante um ataque demolidor e jamais tão especifica e concretamente declarado, de todo o "sistema" a uma única instituição: o Sporting Clube de Portugal!... Godinho Lopes e os dirigentes que o acompanham, terão porventura pela frente o desafio mais sério que alguma vez foi colocado ao Sporting: ou vencem ou morrem!...
Se o nosso Presidente me permitisse, aconselhá-lo-ia a emitir, com urgência, um comunicado nestes termos:

O Sporting Clube de Portugal vem publicamente retratar-se de tudo o que afirmou e possa ter ofendido a dignidade do sr. árbitro João Ferreira. O golo que Ronny marcou em Alvalade e que deu a vitória ao Paços de Ferreira e nos impediu de ser campeões, foi marcado com a cabeça. Consideramos este árbitro, como um valor de top da arbitragem portuguesa, senão mesmo o melhor de todos e profundamente merecedor de toda a nossa consideração e estima!...

O senhor capitão João Ferreira, reconsideraria a sua posição, o jogo realizar-se-ia e tudo acabaria em bem. Às vezes, não custa nada dar um passo atrás, particularmente se for no sentido da razão!!!...
Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Esta é uma guerra para ganhar e nem se admitem empates!

    ResponderEliminar
  2. Caro jo man,
    Obrigado pelo comentário.
    Claro amigo, será, mas desconfio bem que não será por linhas direitas. E por linhas tortas, só Deus, para os que n'Ele acreditam!...
    Eu, como agnóstico convicto, atrevi-me a sugerir a ironia. Mas não tenho a certeza se resulta...
    De uma coisa estou certo: há que tocar a reunir.
    SL

    ResponderEliminar