quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Já temos a nossa conta !!!...

Amanhã o Sporting inicia a sua participação na Liga Europa. Estão em jogo o seu prestígio, a bonita quantia de 1, 140 M€ e a consolidação da agradável sensação que a equipa nos transmitiu no primeiro jogo para o campeonato. Mas persistem no espírito de todos os sportinguistas uma série de dúvidas sobre o plantel que, do meu ponto de vista e com um mês e meio de preparação, são motivo de preocupação.
Onyewu, Wolfswinkel, Bojinov e Luis Aguiar constituirão as maiores interrogações. O que se passa com o primeiro para não se preessentir a sua próxima inclusão na equipa titular e toda a comunicação social aponta o central brasileiro Douglas que ontem alinhou pelo Twente, como estando nas cogitações leoninas ?!... E com o dono da camisola 9, a contratação mais cara deste defeso?!... Será que o holandês não apresenta índices mínimos para jogar ao menos meia dúzia de minutos ?!... E o búlgaro, porque não está disponível para sequer acompanhar a equipa à Dinamarca?!... E o que foi fazer Luis Aguiar para o Uruguai?!... No haverá no Sporting saber e competência para conseguir a sua recuperação?!... Será a dificuldade desta uma consequência da menor correcção do método cirúrgico adoptado?!... Porque não se escolheu o método e o cirurgião que comprovadamente tem conseguido a eliminação de problemas iguais com recuperações de dias, nomeadamente na Alemanha, como aconteceu com outros jogadores, particularmente Jardel, de boas e más memórias, aptos ao fim de uma semana ou poucos mais dias?!...
Sendo legítimas as preocupações que envolvem todos estes jogadores e a associação que paralelamente poderá ser aduzida à recente restruturação do departamente clínico do clube, penso que algo estará a falhar na comunicação do clube aos sócios, adeptos e simpatizantes e que permite as especulações que todos os dias surgem nos diversos meios de comunicação.
De qualquer modo, amanhã o Sporting apresentar-se-à em Farum com onze jogadores. O plantel é vasto e tem qualidade suficiente para trazer uma vitória da Dinamarca. Outros mais limitados e, comprovadamente, menos bem dirigidos, conseguiram-no o ano passado. Não vejo porque isso não seja possível agora. Mas a vitória, por si só, será objectivo demasiado curto. A equipa terá de demonstrar evolução em relação ao passado sábado e começar a apresentar virtualidades que imponham retraimentos e receios que limitem as prestações dos próximos adversários.
Os autocarros e o anti-jogo evidenciados pelo Olhanense vão-se repetir. E as acções "xistrenses" e "cardinalícias" vão ter continuidade. A equipa tem que estar preparada para ultrapassar todos esses e muitos outros obstáculos. E será porventura nas diferentes características de cada um dos diferentes jogadores que constituem o plantel do Sporting Clube de Portugal, que Domingos Paciência poderá encontrar as soluções que permitam ultrapassar cada uma dessas diferentes dificuldades. Mas todos deverão estar fisica, técnica e animicamente praparados para responder à chamada do técnico, se e quando ele entender chamar cada um deles, no sentido de apresentarem as soluções que em cada caso se tornar necessário explorar. E continuam ainda a verificar-se demasiadas limitações num número demasiado elevado dos 28 jogadores que constituem o plantel.
Se estão demasiado gordos, que emagreçam rapidamente. Se estão presos de movimentos, que o treino individualizado os agilize rapidamente também. Se ainda não estão ambientados, ou rotinados ou apresentam dificuldades de outra ordem, fisica, técnica ou táctica, que sigam programas de treino específico intenso, para rapidamente atingirem as "performances" minimamente exigíveis. São todos profissionais e se o vencimento no final de cada mês é certo, o seu rendimento terá de ser certo também. De contrário voltaremos a cair na acomodação de que falou Luis Duque na última entrevista.
Diversidade dos elementos constituintes de um plantel é uma coisa e resulta da necessidade de fazer face à diversidade dos adversários que nos caberão. Diversidade de preparação e de capacidade de resposta física, técnica e técnica, começa a não ser admissível, com o tempo de preparação que ao plantel já foi ministrado. Lesões e dificuldades físicas imprevistas não cabem em qualquer um dos pressupostos que alinhavei, mas terão de ter o seu tempo normal de recuperação em vez de se prolongarem "ad eternum" e de se tranformarem nas acomodações conhecidas noutras épocas. Se o nosso "Sporting está de volta", que estejam também de volta as boas práticas, que esteja também de volta o trabalho, o esforço, a dedicação e a devoção à causa leonina. Acomodações é que não deverão ser permitidas de novo. Já temos a nossa conta!!!...
Leoninamente,
Até à próxima



Sem comentários:

Enviar um comentário