quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Sucesso do Sporting!...


«Rúben Amorim lançou esta quarta-feira o jogo da 1.ª mão do playoff da Liga Europa com o Midtjylland, partida agendada para amanhã, às 20 horas, em Alvalade.

Midtjylland não joga desde Novembro. Como vê este jogo?
"Para mim são dois jogos sempre perigosos. A competição faz crescer as equipas e nesse aspecto temos vantagem. Mas estando a competir, isso dá-nos vantagem. O nosso adversário tem um treinador que joga em 4x3x3, olhámos para os particulares que fizeram e não devemos ser surpreendidos por isso. Vimos de uma derrota, isso não ajuda na preparação, mas vejo este encontro como mais um jogo. Damos muita informação para os jogadores irem para o jogo confortáveis."

Depois da derrota com o FC Porto, houve coisas boas a tirar desse jogo? Podemos esperar alguma surpresa no onze?
"Quer saber se o Fatawu vai jogar? Acima de tudo foi o Fatawu a jogar no lugar do Nuno Santos, não foram assim tantas as experiências. Vamos apresentar aquele que achamos que é o melhor 11 para vencer. Vamos dizer ao Marcus [Edwards] que, quando está em frente à baliza, para chutar em frente; dos dois remates enquadrados que o FC Porto teve, tentar que pelo menos um não seja golo. O futebol tem destas coisas, há fases assim, sabemos os erros que cometemos mas também sabemos o que fazer. Quando não marcamos, quando sofremos um golo é mais difícil a equipa manter-se no mesmo registo. Em vez de bater na tecla do FC Porto estes dias foi olhar para o Midtjylland, como é que eles jogam. Foi isso que fizemos, a preparação foi a mesma, retiramos o bom e aprendemos com o mau."

Esta é a prova que o Sporting pode ganhar. É candidato?
"Não vejo as coisas assim, há clubes muito fortes na Liga Europa, os portugueses na Europa nunca são os principais favoritos. O que queremos é ganhar o próximo jogo. Se no campeonato é assim, na Europa também é. Quero que os jogadores se sintam confortáveis no jogo."

O Sporting, os jogadores e o treinador vêem esta Liga Europa como uma tábua de salvação da época tanto em termos desportivos como financeiros?
"Em relação a receitas, isso é um problema da direcção. Já fizemos as vendas do ano passado e deste ano acautelando isso. O orçamento em termos de ordenados permite fazer contas sem a Champions. Não são as receitas da Liga Europa, que não são grandes, que fazem grande diferença. O que temos de fazer é pensar neste jogo. Em relação à tábua de salvação, não é. Gostamos de ganhar títulos, este ano está mais difícil, mas no final desta época fazemos o balanço da época dos outros três anos que estamos cá. O que não escondo é que esta época está muito aquém dos objectivos, nem ganhar a Liga Europa vai salvar aquilo que fizemos no campeonato, porque temos responsabilidades no campeonato. Não vai salvar o planeamento da outra época, o que temos de fazer é ganhar.  Não foi o facto de termos ido à Champions que fez com que não tivéssemos vendido alguns dos melhores jogadores. Estamos a planear o futuro metendo o Chermiti, o Fatawu, mesmo quando as pessoas não entendem. Estamos a salvaguardar a não entrada na Champions com os miúdos."

Renovação de Chermiti.
"Tem mais um ano de contrato, aí estamos salvaguardados. Temos vindo a fazer uma renovação com os miúdos, estamos a fazer esse trabalho com todos. Não me preocupa porque temos mais um ano de contrato, os jogadores como o Chermiti sabem que aqui vão ter oportunidades. Somos o Sporting, eles cresceram cá e querem jogar no Sporting. Segundo sei vai resolver-se em breve."

Quer comentar o facto de Jakub Jankto se ter assumido como homossexual? Há discriminação no futebol?
"Pela minha experiência não há discriminação. É isso sim, um tabu. No Mundo actual seria estranho haver esse tipo de problema, vejo isso com normalidade, até porque tenho dois filhos, era algo que não me envergonharia. É um não assunto."

Quer comentar as agressões a jornalistas que aconteceram no exterior do estádio de Alvalade?
"O clube já condenou, isto não tem lugar no futebol, não há muito mais a dizer. Não faz sentido, não nos faz crescer. O futebol é um mundo de emoções, é grave."

Acha que é mais fácil o apuramento para a Champions pelo campeonato ou pela Liga Europa?
"As duas maneiras são difíceis, podemos é fazer melhor. Como controlamos o nosso futuro na Liga Europa, tudo é possível. No campeonato temos de esperar que outros percam. A Liga Europa é uma eliminatória, depois vem outra, e de repente algo pode acontecer. Mas queremos ganhar este jogo, preparar o Chaves e por aí fora."

Planeia fazer uma alteração táctica no Sporting? O Chermiti e o Paulinho são compatíveis? Há alguma baixa de última hora?
"Não há baixas de última hora, o Morita continua à parte mas penso que para Chaves deve estar apto. Em relação ao sistema, temos 'nuances' na equipa que mudam a forma de jogar. Já jogámos muitas vezes com dois avançados e nem por isso mudou o sistema. Tivemos o Paulinho e o Slimani a jogarem juntos, agora foi o Chermiti e o Paulinho. Nada está fora de questão, podemos ter o mesmo sistema e jogar de formas diferentes. O nosso sistema adapta-se a tudo e é isso que vamos começar a fazer, mas para tal é importante que os jogadores se mantenham no mesmo clube, com o mesmo treinador. Com a chegada de novos jogadores estamos a dar passos atrás para depois irmos para a frente. Mas cada vez vamos ser mais maleáveis na forma de jogar."

Dada a intensidade competitiva que aí vem, vai rodar mais a equipa? Quando pode o Diomande jogar a titular?
"Está pronto para jogar, depois vamos ver. Vamos fazer a escolha do onze de semana para semana, mas dentro em breve vai ter a oportunidade de jogar a tuitular. Está muito bem, está mais do que preparado para jogar. É muito adulto. Em relação à rotação, quem a faz não sou eu, são os jogadores."

Na Dinamarca o Sporting é considerado favorito.
"Não diria favorito porque isso daria armas ao adversário. É uma eliminatória, temos a vantagem de estar em competição, o Midtjylland esteve parado. Mas é uma equipa que já ganhou por 5-1 à Lazio, não podemos dizer que vamos ganhar claramente. Estou confiante, como sempre, que vamos vencer o jogo."»

Entre a subtileza e a maleabilidade, que Amorim seja capaz de voltar a conseguir, rapidamente, o tão desejado...

Sucesso do Sporting!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário