terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Se a competência for igual à beleza, o Sporting melhora!...

Susana Cruz lidera segurança do Sporting
Sucede no cargo a Rui Pereira

«Susana Cruz será a nova directora de segurança do Sporting, apurou Record, sucedendo assim no cargo a Rui Pereira, que esteve em funções desde Abril de 2021, quando trocou a Luz por Alvalade, até ao dia de hoje, após ter rescindido contrato para a cessação de funções, conforme o nosso jornal adiantou na segunda-feira.

A nova responsável é engenheira da Segurança do Trabalho e, no currículo, conta com um longo trajecto na área – foi, por exemplo, coordenadora de operações de vários festivais de música, nomeadamente o Rock in Rio.

Contactado pelo nosso jornal, o Sporting optou por não tecer comentários.»
(in Record, hoje às 02:47)


Doctor Google diz que é esta! No caso de ser...

Se a competência for igual à beleza, o Sporting melhora!...


Leoninamente,
Até à próxima

Goleaaaaaaaaaaaaaadaaa!!!...


«A Sporting SAD fechou o primeiro semestre desta época com um lucro recorde de 47,5 milhões de euros. De acordo com a informação publicada esta noite na CMVM, trata-se do melhor resultado semestral de sempre para a sociedade que gere o futebol verde e branco.

A primeira metade do exercício registou um segundo máximo histórico, no caso em termos de volume de negócios, que foi o maior de sempre em termos homólogos, ou seja, para o mesmo período de tempo (1 de Julho a 31 de Dezembro).

A terceira nota de destaque no relatório dos leões tem a ver com os capitais próprios que, simplificadamente, traduzem a diferença entre tudo o que a SAD tem e tudo aquilo que deve. Ora, pela primeira vez em 5 anos, ou seja, desde 2016/17, a Sporting SAD apresenta capitais próprios positivos, a saber de 31,2 milhões de euros, que é o valor mais elevado da história da sociedade, como pode ler-se no documento.

Para este facto contribuiu, também, uma significativa redução do passivo, que baixou 24,1 milhões de euros, retomando a trajectória de recuperação "que tinha sido interrompida pela Covid-19".

O primeiro semestre do exercício 2022/23, recorde-se, ficou marcado pela conversão dos VMOC (Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis) em acções da Sporting SAD, o que resultou num aumento de capital 67 milhões de euros para 150,5 milhões de euros, com a maioria controlada pelo clube.

Na informação enviada à CMVM, o Sporting destaca ainda um resultado operacional sem transação de jogadores de 9,4 milhões de euros, "o 2.º melhor resultado de sempre, em termos homólogos, apenas superado pela anterior época de 2021/2022".

O rendimento com vendas de passes de jogadores ascendeu a 73,9 milhões de euros, sendo a maior fatia atribuível às transferências de Matheus Nunes e Palhinha (Porro entrará apenas no segundo semestre da época, pois o negócio foi consumado apenas em Janeiro).

A SAD leonina estima em 92,8 milhões de euros o valor do plantel masculino, salientando "um dos maiores investimentos de sempre, consequência das compras efectuadas no final da época de 2021/2022 e do mercado de transferências de 2022/2023".

Nota ainda para o merchandising que registou um "volume de negócios de 5,3 milhões de euros, em linha com os exercícios anteriores".»
Por Vítor Almeida Gonçalves

Goleaaaaaaaaaaaaadaaa!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

“Impossível é nada”!!!...


«A vitória do Sporting frente ao Estoril (2-0), na mesma jornada em que FC Porto e Sp. Braga foram derrotados - respectivamente pelo Gil Vicente (1-2) e V. Guimarães (1-2) - permitiu a aproximação dos leões ao pódio do campeonato. Além do natural desejo de terminar a época à frente dos rivais, os leões reabriram assim a luta pelos milhões europeus e pelo próprio planeamento da próxima época...»

“Impossível é nada”!!!...
Leoninamente,
Até à próxima

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Uma obra de arte como esta???!!!...


Quanto tempo terão os Sportinguistas de esperar para voltarem a ver...

Uma obra de arte como esta???!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

O próximo é no sábado, em Portimão!...


Completo domínio leonino em todo o encontro e vitória justa e tranquilíssima!...

O próximo é no sábado, em Portimão!...

Leoninamente,
Até à próxima

domingo, 26 de fevereiro de 2023

"O calhambeque, bi-pi, quero conservar meu calhambeque"!...

«Mandei meu Cadillac pro mecânico outro dia
Pois há muito tempo um conserto ele pedia
Como vou viver sem meu carango pra correr
Meu Cadillac, bi-bi, quero consertar meu Cadillac
Com muita paciência o rapaz me ofereceu
Um carro todo velho que por lá apareceu
Enquanto o Cadillac consertava eu usava
O Calhambeque, bi-bi, quero buzinar o Calhambeque
Saí da oficina um pouquinho desolado
Confesso que estava até um pouco envergonhado
Olhando para o lado com a cara de malvado
O Calhambeque, bi-bi, buzinei assim o Calhambeque
E logo uma garota fez sinal para eu parar
E no meu Calhambeque fez questão de passear
Não sei o que pensei, mas eu não acreditei
Que o Calhambeque, bi-bi, o broto quis andar no Calhambeque
E muitos outros brotos que encontrei pelo caminho
Falavam "que estouro, que beleza de carrinho"
E fui me acostumando e do carango fui gostando
O Calhambeque, bi-bi, quero conservar o Calhambeque
Mas o Cadillac finalmente ficou pronto
Lavado, consertado, bem pintado, um encanto
Mas o meu coração na hora exata de trocar
O Calhambeque, bi-bi
Meu coração ficou com o Calhambeque
"Bem, vocês me desculpem
Mas agora eu vou-me embora
Existem mil garotas querendo passear comigo
Mas é só por causa desse Calhambeque sabe
Bye, bye"»
Fonte: Musixmatch Compositores: John Loudermilk / Erasmo Carlos / Gwen Loudermilk

"O calhambeque, bi-pi, quero conservar meu calhambeque"!...

Leoninamente,
Até à próxima

sábado, 25 de fevereiro de 2023

"Off course"!!!...


E como era de supôr, lá esteve ele hoje à noite em Vizela!...

"Off course"!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Estreia à vista de Tanlongo a titular!...


Segundo avança hoje o jornal Record, Rúben Amorim não terá tido sequer tempo para festejar: embora perante o expressivo resultado alcançado na Dinamarca, que deu acesso aos ‘oitavos’ da Liga Europa, o técnico precisou de imediato de mudar o chip, dada a indisponibilidade do médio Ugarte para jogar frente ao Estoril, na 2.ª feira.

Após ter visto em Chaves o nono cartão amarelo no campeonato, o futebolista também não vai receber o Arsenal – de novo a acumulação de cartões – terá de dar a vez outro, sabendo o treinador dos verdes e brancos que ainda não tem o jovem Essugo, há um mês de fora com uma lesão na coxa direita. O que sobra? Vários cenários, mas apenas um de raiz, com Tanlongo como cabeça de cartaz, dado que será o único trinco fiável actualmente nas suas contas.

Com 19 anos, tem sido introduzido por Rúben aos poucos, mas ainda não soma qualquer titularidade, repartindo os seus 78 minutos oficiais de leão ao peito por 7 encontros. Mas uma coisa é certa: quando entra, e mesmo com ‘Manu’ em campo’, a verdade é que o argentino assume – sempre – a posição mais recuada do meio-campo, sinal que poderá perspectivar uma chamada ao onze.

Estreia à vista de Tanlongo a titular!...

Leoninamente,
Até à próxima

Ainda há quem acredite na nossa Justiça Desportiva?!...


«Face à condenação por corrupção activa do antigo director jurídico e assessor da administração do SL Benfica, Paulo Gonçalves, no processo E-Toupeira, a Sporting Clube de Portugal – Futebol SAD mostra-se surpreendida por o Tribunal ter considerado plausível que esse agente desportivo, apesar de ter sido “o elemento preponderante que desencadeou toda a sequência de crimes”, nada tenha informado das suas acções e do resultado das suas diligências ao então presidente da SLB SAD, Luís Filipe Vieira, nem tão pouco os seus vice-presidentes ou Administração.

Ainda que o Tribunal admita que existiria vontade e interesse de Paulo Gonçalves em ter acesso a informações variadas de processos para alegado benefício do SLB, considerou que a concretização de possíveis vantagens não foi demonstrada.

Provou-se (mais um) corruptor activo, concluiu-se que “a conduta de Paulo Gonçalves foi ilícita, porque contrária à Lei” e que por isso teve acesso a informação indevida, mas não se demonstrou que o arguido tenha partilhado essa informação. Ou seja, Paulo Gonçalves corrompeu, teve acesso a informação privilegiada, mas teria agido apenas por sua iniciativa e recreio.

A relação laboral entre o SLB e Paulo Gonçalves terá terminado em finais de 2018, mas este, além de presença assídua no estádio do clube, surge associado ao SLB como intermediário em vários negócios posteriores, como a transferência de Darwin Nuñez do SLB para o Liverpool, com a qual, segundo notícias públicas, terá lucrado cinco milhões de euros. Fica a dúvida sobre o porquê desta intermediação por parte do advogado que já não tinha ligação ao SLB e sobre o qual já recaíam suspeitas e acusações de corrupção.

Este é mais um de vários processos cujos graves contornos colocam em causa o funcionamento e reputação do futebol português e a verdade desportiva das nossas competições: tráfico de influências, corrupção, entregas de malas com dinheiro, jogadores no activo que dizem ter sido aliciados – um sem número de negócios duvidosos e práticas criminosas que mancham o Desporto nacional.

A Justiça falhou no chamado processo do Apito Dourado. É fundamental que desta vez não volte a ficar tudo na mesma, com os intervenientes a fingir que nada se passou, que não existem escutas disponíveis na internet, que o crime teve o castigo merecido. Não teve. E o crime não pode compensar, porque a percepção de que o crime compensa mina totalmente a confiança dos cidadãos nas instituições.

Neste, e noutros casos, tenhamos referência do que é feito lá fora, como é exemplo o caso italiano que levou a Juventus à descida de divisão.

A Sporting SAD já se constituiu assistente em todos estes processos que envolvem o Desporto português e partilhou todas as informações relevantes com as autoridades, nas devidas instâncias, para que a verdade desportiva não seja constantemente deturpada por este tipo de práticas e comportamentos.

O caminho será duro, mas será a única forma de legitimar, de uma vez por todas, o Desporto nacional e o futebol em particular.»

Ainda há quem acredite na nossa Justiça Desportiva?!...

Leoninamente,
Até à próxima

80 milhões ou nada!!!...


«Pote voltou a destacar-se na Liga Europa ao bisar frente ao Midtjylland na goleada (4-0) alcançada na Dinamarca, e cimentou o estatuto de artilheiro do Sporting, com 16 golos. Este registo, aliado aos 38 marcados nas duas épocas anteriores, torna o internacional português num dos activos mais apetecíveis dos leões, e o Aston Villa já o sinalizou para o reforço do seu próximo plantel, sabe Record.

O clube de Birmingham encontra-se a seguir de perto as exibições do futebolista transmontano, de 24 anos, e os relatórios que têm chegado à estrutura do futebol profissional são muito positivos, aconselhando assim à sua contratação. O presidente e multimilionário egípcio Nassef Sawiris está inclinado em apostar no mercado nacional e, após ter garantido 46% da SAD vimaranense, pretende reforçar o investimento em Portugal para formar uma equipa mais competitiva que lhe permita lutar pelo acesso às provas da UEFA.

O camisola 28 dos é um dos nomes que encabeça a lista de reforços dos ‘villans’ e, quando o mercado reabrir no Verão, o interesse será devidamente endereçado ao clube de Alvalade. Neste processo, a SAD leonina até tem uma margem de negociação alta, pois o jogador tem contrato até 2026 e, quando renovou em Outubro de 2021, foi blindado com uma cláusula de 80 milhões de euros, o valor mais alto ainda praticado no Sporting.

A saída de Pote é um cenário que Rúben Amorim não quer equacionar, pois tem sido uma das suas pedras nucleares desde que chegou a Alvalade. O técnico já pediu à direcção um esforço para manter os jogadores mais valorizados e, no defeso, espera sentir essa intransigência negocial, já verificada com Porro, que, no último mercado de Inverno, só saiu por um valor acima da cláusula de rescisão (45 M€).

Atento está ainda o Famalicão que, recorde-se, mantém 50% dos direitos do jogador e não se tem mostrado interessado em vender de imediato a sua metade ao leão. Daqui a uns meses, o encaixe poderá ser bem maior.

A nível interno, sabe Record, Pote já foi desafiado a voltar a ser o melhor marcador da Liga, um prémio individual que conquistou em 2020/21, quando o Sporting também se sagrou campeão. A actual lista é liderada por Gonçalo Ramos (Benfica), com 13 golos, e o transmontano está incluído num grupo com João Mário e Fran Navarro, todos na segunda posição com 12 remates certeiros. Caso não tivesse oferecido o penálti a Chermiti na vitória (3-2) em Chaves, o atacante leonino até poderia estar na liderança com o dianteiro encarnado, mas preferiu dar a chance ao miúdo – que falhou. Ao repto, o internacional respondeu afirmativamente. E a outro nível, mantém o regresso à Selecção Nacional como objectivo.»
Por Bruno Fernandes e João Soares Ribeiro

Varandas não tem escolha: comprar os 50% do passe de Pote e depois...

80 milhões ou nada!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

"Ou vai ou racha": ai, ai, ai, ai!!!...


E o sorteio de Nyon colocou o Arsenal de Londres no caminho do Sporting, no
último desafio sério da época para os leões de Amorim!...

"Ou vai ou racha": ai, ai, ai, ai!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Deviam-nos esta!!!...


Só podia dar atropelammento!...

Deviam-nos esta!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Palavras justas!...


«Se fizermos as contas, o 1-0 é suficiente. Mas temos de estar confiantes, com a bola e da forma como jogamos, sempre com pressão alta. Temos de fazer o nosso jogo e ser eficazes. Se fizermos isso, vamos ganhar.»

Palavras justas!...

Leoninamente,
Até à próxima

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

E nós aqui também não gostámos!...


"São as mesmas regras. Do mesmo modo que eu disse daquela vez que acertou, ele voltou acertar por que ele decide se na altura está confiante ou não ou quer dar o penálti. Nesta época, tudo acontece ao contrário. Quando estava 4-0, com o Sp. Braga com menos 1 jogador, ele não deu o penálti. Hoje deu o penálti, quando nós temos de matar o jogo, dê por onde der. Qualquer coisa nos pode fazer abanar, o futebol é mesmo assim. O Pote ia para melhor marcador. Não marcando, é um grande sinal da época. Pelo menos, sei que não olhou tanto para ele, olhou mais para a equipa. Isso é bom sinal."

E nós aqui também não gostámos!...

Leoninamente,
Até à próxima

E nós aqui também gostámos!...


«Diomande tem de começar a jogar. Depois, nós temos vindo a falar que é importante, principalmente com estas equipas que fecham muito o meio e nos deixam às vezes jogar pelos corredores, temos de ter um pé direito na direita e um pé esquerdo para fazer o passe simples. Quando jogamos às vezes com o Inácio, corta-lhe o pé esquerdo e torna complicado. Não querendo arriscar o St. Juste, porque nós também temos de olhar jogo a jogo aos jogadores, qual é o central do lado direito? É o Diomande, é o futuro e ele mostrou muita capacidade. Cansado no fim, obviamente, porque tem de jogar às vezes em grandes espaços um para um, principalmente a atacar, mas com a bola revela muita qualidade, é muito forte nos duelos, a chegar aos avançados. Vai crescer, mas vi com muito agrado a exibição dele.»

E nós aqui também gostámos!...

Leoninamente,
Até à próxima

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Até Chermiti já foi contagiado!!!...


Valeram os três pontos! Quanto ao resto...
Tudo como dantes, quartel-general em Abrantes!...

Até Chermiti já foi contagiado!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

domingo, 19 de fevereiro de 2023

Deixa saudades Alexandre Pais!!!...


E com esta inquietação vos deixo

«Com o crédito de ter previsto a inevitabilidade de uma pandemia, que entretanto surgiu, e uma indesmentível vocação para profeta, Bill Gates avisa-nos agora do próximo pesadelo que espera a Humanidade: o bioterrorismo. Dentro de mais ou menos tempo, movida por motivos políticos ou sociais, ou por pura maldade, a bandidagem espalhará o terror, libertando no ar agentes biológicos de toxicidade letal. Espero já não viver esses dias, que chegarão talvez mais cedo a outros países, mas inquieto-me pelo que sucederá a quem cá estiver.

Ao que não escaparei é à tragédia que hoje nos confronta e que tem no desporto, mais concretamente no futebol – e por todo o Mundo – uma dimensão alarmante: a criminalidade juvenil. Em Portugal, junto a escolas mal servidas de pessoal e quase sem segurança, multiplicam-se os casos de violência, com adolescentes a agredir colegas – e professores – por vezes em grupo e de forma brutal. Longe das aulas, são de igual modo graves as rixas provocadas por gangues juvenis – gerados pelo insucesso e pelo abandono escolar, e por uma imigração descontrolada – que tomam conta da rua e lançam o pânico na população. E enquanto se formam essas academias do crime, agentes das forças policiais são levados a tribunal por situações inerentes ao uso de armas de fogo no combate aos criminosos. É a tempestade perfeita.

Os clubes são presas fáceis da marginalidade, sem que a maioria dos dirigentes tenha coragem para se lhe opor. Ainda há dias, adeptos do Benfica ‘armaram a tenda’ em Bruges, envolvendo-se em confrontos com gente local de idêntico calibre, introduzindo tochas no estádio e protestando – calcule-se! – pela criminalização da sua utilização. E como a polícia belga deteve até final do jogo 25 arruaceiros cujo comportamento passou dos limites, a direcção dos encarnados resolveu pedir satisfações à polícia em vez de condenar a baderna…

Quem parece não estar disposto a continuar a ‘pôr a mão por baixo’ da selvajaria é o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, o primeiro SE dessa área a fazer prova de vida desde Miranda Calha – já que os seus sucessores se distinguiram pela não existência. O novo Regime Jurídico dos Explosivos e Substâncias Perigosas, aprovado em Conselho de Ministros e enviado à Assembleia da República, contempla uma pena de prisão até cinco anos para quem transporte, distribua ou use artigos pirotécnicos em recintos desportivos ou em locais de concentração de adeptos. É uma gota de água no combate aos alarves das cavernas? Sim, mas também um sinal de esperança.

E com esta inquietação vos deixo, por vontade própria – e sem me sentir ‘empurrado’, um privilégio – precisamente no dia em que se cumprem 20 anos (!) sobre a minha chegada ao ‘Record’. Entre largas centenas de textos, terei assinado opiniões menos acertadas, mas fui um livre pensador que nunca serviu outros interesses que não os do jornal. Agradeço a todos os que me acompanharam – ou me permitiram ir ficando – com a certeza de que o ‘Record’ continuará a ser uma referência na informação desportiva. E termino com um emocionado ‘obrigado’ aos leitores, que tudo me deram. Até sempre.»

Mesmo inquieto...

Deixa saudades Alexandre Pais!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

E o futebol voltará a ser o que era!!!...


«O jogo entre o Vasco da Gama de Sines e o Banheirense, da 1.ª Divisão da AF Setúbal, disputado ontem, foi dado por concluído nos primeiros minutos da segunda parte por inferioridade numérica da equipa da Baixa da Banheira que foi para o intervalo a perder por 1-0 (golo marcado por Nita Rodrigues, de penálti) e com menos um jogador, que havia sido expulso.

No início da 2.ª parte, o Banheirense fez cinco substituições e apenas 10 segundos depois do apito do árbitro para o recomeço, quatro jogadores caíram lesionados no chão. Estiveram sete minutos a ser assistidos em pleno relvado pela fisioterapeuta do clube, mas não foram dados como aptos a prosseguir. Como estava a jogar com 10 jogadores e quatro ficaram supostamente lesionados, o Banheirense ficou apenas com seis jogadores em campo, tendo o árbitro dado o jogo por concluído, como mandam as regras.

Convidada a esclarecer o que se passou, Helena Mira, presidente do Banheirense, disparou: "O melhor será perguntar ao árbitro ou ao senhor mascarado de árbitro. Eu também gostava de saber o que se passou para poder explicar aos meus jogadores, que andam aqui sem ganhar um cêntimo. Não temos nada contra o Vasco da Gama nem contra o seu plantel, mas sim contra a AF Setúbal e este árbitro, que são uma vergonha".

Já Paulo Silva, treinador do Vasco da Gama de Sines, disse à 'Rádio Sines' que a intenção do adversário ficou logo clara: "O Banheirense disse ao intervalo que não ia voltar. Mas para não serem penalizados, voltaram e fizeram cinco substituições e em seguida literalmente todos os jogadores atiraram-se para o chão. Foram saindo e, como restaram seis, o jogo não podia continuar..."
Por José Pina

Um dia o "sistema" e todas as suas tropelias hão-de obrigar o Sporting e muitos outros clubes da I Liga a imitarem as gentes honradas do Banheirense!...

E o futebol voltará a ser o que era!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Hóquei de consolação!!!...


Hóquei de consolação!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Não se fazem filhoses com água!!!...


Acender a chama

«É certo que as vitórias são o motor que normalmente arrasta as multidões, mas a grandeza dos clubes tem de estar imune à volatilidade dos resultados. E um dos grandes desafios do Sporting actual é precisamente o de reverter uma muito preocupante tendência que se tem visto. Nesta temporada, apenas por uma vez o Estádio José Alvalade recebeu mais de 40 mil espectadores - foi diante do Eintracht Frankfurt e os alemães contribuíram fortemente para este número. De resto, nem os outros jogos de Champions nem o clássico com o FC Porto mobilizaram os adeptos ao ponto de se preencher 80 por cento da lotação do recinto verde e branco, que nesta altura, em jogos de campeonato, leva uma média inferior a 30 mil pessoas por partida.

Há, toda a gente sabe, o conflito entre a direcção de Frederico Varandas e as claques. Mas os ultras são uma ínfima parte dos milhões de sportinguistas espalhados pelo país - e não só. Um estádio cheio, carregado com a chama própria de um grande clube, seria meio caminho andado para resolver grande parte dos problemas desportivos do Sporting. Mesmo que houvesse alguns assobios à mistura.»

A solução passa necessária e obrigatoriamente pela produção da equipa!...

Não se fazem filhoses com água!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

sábado, 18 de fevereiro de 2023

Tantas vezes vai o cântaro à fonte...



Muito da péssima exibição rubricada pelos comandados por Rúben Amorim na última quinta-feira à noite em Alvalade poderá ser explicado pelos 25 passes de quatro leões ao seu próprio guarda-redes, António Adán, enumerados a seguir por ordem de insistência em tão repetido quanto absurdo processo, tendo em conta a debilidade do opositor e a ambição do Sporting, num encontro em que estivemos mais próximos, oh ironia, de sair derrotados, do que garantir a eliminatória:

Jeremiah St. Juste (12)

18' 21'' + 23' 02" + 28' 58'' + 29' 09'' + 37' 15'' + 41' 22'' + 67' 29'' + 72' 15''
+ 74' 58'' + 75' 06'' + 76' 16'' + 83' 47'';

Matheus Reis (7)

00' 16'' + 04' 36'' + 16' 37'' + 23' 15'' + 28' 50'' + 29' 16'' + 37' 28'';

Sebastian Coates (3)

04' 22'' + 37' 21'' + 40' 05'';

Nuno Santos (3)

24' 49'' + 25' 08'' + 76' 26''.

Que um defesa faça dois ou três atrasos por jogo ao guarda-redes, aceita-se! Seis, sete, oito, nove, dez, onze ou doze só pode ser incompetência!...

Tantas vezes vai o cântaro à fonte...

Leoninamente,
Até à próxima

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Final de tabu!...


O jornal Record acaba de confirmar que o jovem avançado - 18 anos! - da formação verde e branca, já rubricou um novo vínculo até 2027, acordado com o Sporting, ficando protegido por uma cláusula de 80 milhões de euros, a mais alta do plantel, tal como o central Diomande e o artilheiro Pote.

Final de tabu!...

Leoninamente,
Até à próxima

Desprestigiante e quase humilhante!!!...


A crónica do Sporting-Midtjylland, 1-1: Tanta tremedeira na corda bamba
Jogo deprimente da equipa de Amorim, a roçar o inaceitável. Assim, a Europa foge...

«Acredite: este Sporting anda sem unhas nem dentes e até para sacudir um adversário dinamarquês se está a ver e desejar. A primeira parte foi má, a segunda chegou a ser pior, os erros foram garrafais e o vexame só foi evitado pela cabeça de Coates no final. Em terapia, a plateia de Alvalade saltou do divã num assomo de impaciência. O resultado em nada tranquiliza antes da segunda mão na Escandinávia e a permanência na Liga Europa está em risco. Mais que o resultado – os golos fora já não são o que eram... –, assim o disse a exibição.

Foi um Sporting modificado o que foi a jogo, com Amorim a mexer em todos os sectores. A equipa começou insegura, a deixar os dinamarqueses pressionarem alto, provocando o erro. Os centrais da casa aventuraram-se individualmente e correu mal. Os leões tardavam em entrar no jogo e as coisas não funcionavam desde as alas até ao último terço. Basicamente, os verdes e brancos não pareciam uma equipa que tem na Europa uma réstia de dignidade. Continuavam a coleccionar lapsos – Matheus Reis esteve quase calamitoso… – e sentiam dificuldades perante uma oposição modesta, mas abnegada. Só aos 24’ o Sporting teve uma ocasião clara, com Arthur a chegar tarde. Mesmo com pouca imaginação, o colectivo de Alvalade intensificou e Pote rematou por cima aos 32’ numa perdida incrível. O leão voltava a revelar-se manso a definir e Amorim apoquentava-se face ao desperdício e aos erros na primeira fase de construção. Para a forma como o leão jogava, tornava-se difícil ver Chermiti no banco.

O Sporting reentrou a todo o gás e desenhou o perigo nas primeiras jogadas, mas voltou aos pecados da primeira parte. Errático atrás e sem presença nem definição nos últimos metros, o colectivo de Alvalade caiu ainda mais de produção. Amorim fez trocas directas, na ala direita e na esquerda do ataque, mas foi Albert Capellas a acertar, ao lançar o estreante Ashour, o qual não perdoou em novo deslize alheio, agora de Adán. Depois da depressão leonina pelo desempenho descolorido, o escândalo entrou em campo perante a vantagem do Midtjylland.

Com o Sporting desesperado na procura do empate, os dinamarqueses, tranquilos, quase ampliaram por Olsson, mas Amorim também lançou Inácio (providencial no empate) e Chermiti (entrou tarde). Mesmo cansado e assobiado, o leão encontrou forças para chegar ao empate pelo salvador Coates. Nada está perdido, mas ninguém pode estar descansado em Alvalade. É que ontem foi mais do que mau. Foi desprestigiante.»

Homem do jogo: Parece feito de aço este UGARTE. Jogo incansável do médio, que nunca perdeu o norte e foi de uma tenacidade admirável.

Desprestigiante e quase humilhante!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Só aos 90+4' algo bem feito oferecido aos adeptos!!!...


Exibição humilhante!... 



Só aos 90+4' algo bem feito oferecido aos adeptos!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Amorim, ouve a voz da razão!...


O náufrago

«Escrevo antes do duelo com o Midtjylland onde se espera que o Sporting ganhe facilmente e daí parta para um final de época mais auspicioso, menos bipolar – a marca de água desta temporada que viu conviver o brilhantismo frente ao Tottenham, decepcionantes ‘performances’, por exemplo, com Marítimo, Chaves ou Arouca e uma saída trágica da Taça de Portugal na Póvoa de Varzim – e que consiga recuperar o atraso face ao Sp. Braga para atingir a Champions, senão o equilíbrio desportivo e financeiro num futuro próximo será colocado em causa.

O náufrago do título decorre de que há indícios perceptíveis e demasiado evidentes do desnorte de Ruben Amorim que tiveram o seu clímax na contenda com o FC Porto. Ele pode justificar todas as opções porque tem conhecimento de causa, contudo, tenho a certeza que ele compreende que o adepto, o jornalista, o comentador, podem também questionar tudo. Ruben Amorim parece um náufrago que vai perdendo o controlo tanto na estratégia em campo, como na presença mediática onde se revelou um mestre.

No campo, qualquer adepto temeu o pior quando viu Nuno Santos no banco, ele que é hoje um dos esteios da equipa; Trincão que teima em não deslumbrar e foi lançado com uma amigdalite; Bellerin sem rotina e rebentado aos 50 minutos; Esgaio queimado vivo em menos de 15 minutos, isto só no domingo. Sem falar do mau planeamento 2022/23 já reconhecido, em que só se arranjou uma alternativa a Paulinho em Chermiti; 9,5 milhões gastos num central, St. Juste, vindo do Mainz onde fez 8 jogos após lesões e parece ser atreito a essas lesões na mesma; uma ‘grande descoberta’ do ‘scouting’, Sotiris, que nem no banco se senta; já sem falar do mistério num clube sem dinheiro com os 10 milhões esbanjados em Ruben Vinagre.

Fora de campo Ruben Amorim não está a carburar bem. É um erro repetir "ad nauseam" que se vai embora sem receber indemnização ou o cúmulo de afirmar que "nem a Liga Europa salva a época". Ê que salvava mesmo, pela alegria da conquista, pelo prestígio e porque o vencedor tem acesso directo à Champions. E assim se constata que o treinador tem perdido frieza na análise e lucidez na mensagem. Dizia o escritor Amyr Klink que "o pior naufrágio é não partir", ora, nenhum sportinguista deseja que um dos seus melhores treinadores dos últimos 30 anos bata com a porta, pelo contrário, quer é que ele regresse ao melhor de si, à sua liderança carismática e à sua inteligência emocional.

O plantel está mais curto e fraco. Matheus Nunes, Porro (ambos bem vendidos financeiramente) e Palhinha fariam toda a diferença. Porém, é verdade que a união e a força moral do grupo de trabalho que foram couraças no passado parecem agora em escombros. É preciso ganhar rapidamente para voltar a confiança e a tranquilidade. E da administração da SAD é necessária racionalidade e não oscilar no caminho traçado. Sob pena do Sporting voltar a entrar em carnavais eleitorais. É que, apesar de tudo, Ruben Amorim continua a ser um bom seguro de vida. Quero acreditar que ainda é a melhor solução e não um problema. A gratidão leonina dá-lhe crédito.»
* Texto escrito com a antiga ortografia

Também vejo, neste texto, Rui Calafate de regresso à grande forma a que desde sempre habituou os Sportinguistas e o fez credor da minha partitular admiração, respeito e amizade. É incontornável: a sua estrela atinge o zenite sempre que o seu foco incide apenas em Alvalade!...

Amorim, ouve a voz da razão!...

Leoninamente,
Até à próxima

Alguém se andará a pôr a jeito!!!...


Rei forte, rei fraco

«Ver a exibição de Chiquinho ontem deu o mote para este texto. Uma celebração do nosso maior poeta, que, na sua eterna obra, ‘Os Lusíadas’, aponta o mal que um rei fraco faz às suas gentes. Falemos então de reis fortes e fracos.

No Benfica, a estrela de Schmidt continua a brilhar, intensa. Tanto que até Chiquinho se transfigura, capaz de fazer esquecer a saída de Enzo. Schmidt, o rei forte, mexe apenas o necessário para que tudo possa continuar na mesma. Aqui se aventou a hipótese de João Mário ter de passar para o centro, para colmatar a baixa do craque argentino. Mas o técnico pegou em Chiquinho e instruiu-o nos mesmos movimentos que desenhava para Enzo. Claro que Chiquinho nunca terá a capacidade de Enzo. Precisa de melhorar a intensidade nas bolas divididas. Mas, ontem, o português garantiu que Schmidt pode contar com ele. Excelentes passes, sempre bem posicionado. Talvez Chiquinho se esteja a tornar num jogador capaz de ganhar os mais elevados duelos. É a calma, a estabilidade do líder, esse rei forte, a tornar melhores todos os que estão à sua volta.

Falemos de um rei que volveu fraco, depois de ter sido forte. Na passada semana, aqui se alertou para posicionamentos contranatura, promovidos por Rúben Amorim, na equipa do Sporting. Agora, frente ao FC Porto, o técnico sublinhou a sua actual excentricidade. Depois de erros de casting para o onze titular, substituições efémeras e colocação de pedras nos lugares trocados, a grande dúvida não é se Amorim acredita nos jogadores e em si mesmo, como afirma. Será necessário verificar é se os seus comandados ainda acreditam no líder. Os jogadores não são cobaias, sempre à disposição do cientista para mais um teste falhado.

Rúben Amorim, frente ao FC Porto, e no desastre comunicacional subsequente, lembrou a célebre estrofe de Camões: ‘um fraco rei faz fraca a forte gente’.

Em cada projecto que monta, todo o treinador tem o seu prazo de validade. Amorim parece ter atingido o seu no Sporting.

Com a equipa em crise, ressurgem as fracturas entre adeptos sportinguistas. Se Amorim continuar a caminhar para a abismo, inexoravelmente, levará com ele Frederico Varandas. Para já, são os jornalistas a sofrer a fúria dos energúmenos, que o futebol português não logra expurgar das bancadas. Logo depois, até os adeptos mais moderados se virarão para a tribuna presidencial, a cobrar pelas derrotas.

Aguarda-se com expectativa pelo Sporting que surgirá hoje em Alvalade. Uma vitória não resolverá a crise, mas desanuvia as nuvens negras que o experimentalismo de Amorim tem adensado.»

Está na moda o "bota-abaixo de Amorim"! E então, vindo de onde vem, nem é suposto esperar mais, mas...

Alguém se andará a pôr a jeito!!!...

Leoninamente,
Até à próxima 

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Sucesso do Sporting!...


«Rúben Amorim lançou esta quarta-feira o jogo da 1.ª mão do playoff da Liga Europa com o Midtjylland, partida agendada para amanhã, às 20 horas, em Alvalade.

Midtjylland não joga desde Novembro. Como vê este jogo?
"Para mim são dois jogos sempre perigosos. A competição faz crescer as equipas e nesse aspecto temos vantagem. Mas estando a competir, isso dá-nos vantagem. O nosso adversário tem um treinador que joga em 4x3x3, olhámos para os particulares que fizeram e não devemos ser surpreendidos por isso. Vimos de uma derrota, isso não ajuda na preparação, mas vejo este encontro como mais um jogo. Damos muita informação para os jogadores irem para o jogo confortáveis."

Depois da derrota com o FC Porto, houve coisas boas a tirar desse jogo? Podemos esperar alguma surpresa no onze?
"Quer saber se o Fatawu vai jogar? Acima de tudo foi o Fatawu a jogar no lugar do Nuno Santos, não foram assim tantas as experiências. Vamos apresentar aquele que achamos que é o melhor 11 para vencer. Vamos dizer ao Marcus [Edwards] que, quando está em frente à baliza, para chutar em frente; dos dois remates enquadrados que o FC Porto teve, tentar que pelo menos um não seja golo. O futebol tem destas coisas, há fases assim, sabemos os erros que cometemos mas também sabemos o que fazer. Quando não marcamos, quando sofremos um golo é mais difícil a equipa manter-se no mesmo registo. Em vez de bater na tecla do FC Porto estes dias foi olhar para o Midtjylland, como é que eles jogam. Foi isso que fizemos, a preparação foi a mesma, retiramos o bom e aprendemos com o mau."

Esta é a prova que o Sporting pode ganhar. É candidato?
"Não vejo as coisas assim, há clubes muito fortes na Liga Europa, os portugueses na Europa nunca são os principais favoritos. O que queremos é ganhar o próximo jogo. Se no campeonato é assim, na Europa também é. Quero que os jogadores se sintam confortáveis no jogo."

O Sporting, os jogadores e o treinador vêem esta Liga Europa como uma tábua de salvação da época tanto em termos desportivos como financeiros?
"Em relação a receitas, isso é um problema da direcção. Já fizemos as vendas do ano passado e deste ano acautelando isso. O orçamento em termos de ordenados permite fazer contas sem a Champions. Não são as receitas da Liga Europa, que não são grandes, que fazem grande diferença. O que temos de fazer é pensar neste jogo. Em relação à tábua de salvação, não é. Gostamos de ganhar títulos, este ano está mais difícil, mas no final desta época fazemos o balanço da época dos outros três anos que estamos cá. O que não escondo é que esta época está muito aquém dos objectivos, nem ganhar a Liga Europa vai salvar aquilo que fizemos no campeonato, porque temos responsabilidades no campeonato. Não vai salvar o planeamento da outra época, o que temos de fazer é ganhar.  Não foi o facto de termos ido à Champions que fez com que não tivéssemos vendido alguns dos melhores jogadores. Estamos a planear o futuro metendo o Chermiti, o Fatawu, mesmo quando as pessoas não entendem. Estamos a salvaguardar a não entrada na Champions com os miúdos."

Renovação de Chermiti.
"Tem mais um ano de contrato, aí estamos salvaguardados. Temos vindo a fazer uma renovação com os miúdos, estamos a fazer esse trabalho com todos. Não me preocupa porque temos mais um ano de contrato, os jogadores como o Chermiti sabem que aqui vão ter oportunidades. Somos o Sporting, eles cresceram cá e querem jogar no Sporting. Segundo sei vai resolver-se em breve."

Quer comentar o facto de Jakub Jankto se ter assumido como homossexual? Há discriminação no futebol?
"Pela minha experiência não há discriminação. É isso sim, um tabu. No Mundo actual seria estranho haver esse tipo de problema, vejo isso com normalidade, até porque tenho dois filhos, era algo que não me envergonharia. É um não assunto."

Quer comentar as agressões a jornalistas que aconteceram no exterior do estádio de Alvalade?
"O clube já condenou, isto não tem lugar no futebol, não há muito mais a dizer. Não faz sentido, não nos faz crescer. O futebol é um mundo de emoções, é grave."

Acha que é mais fácil o apuramento para a Champions pelo campeonato ou pela Liga Europa?
"As duas maneiras são difíceis, podemos é fazer melhor. Como controlamos o nosso futuro na Liga Europa, tudo é possível. No campeonato temos de esperar que outros percam. A Liga Europa é uma eliminatória, depois vem outra, e de repente algo pode acontecer. Mas queremos ganhar este jogo, preparar o Chaves e por aí fora."

Planeia fazer uma alteração táctica no Sporting? O Chermiti e o Paulinho são compatíveis? Há alguma baixa de última hora?
"Não há baixas de última hora, o Morita continua à parte mas penso que para Chaves deve estar apto. Em relação ao sistema, temos 'nuances' na equipa que mudam a forma de jogar. Já jogámos muitas vezes com dois avançados e nem por isso mudou o sistema. Tivemos o Paulinho e o Slimani a jogarem juntos, agora foi o Chermiti e o Paulinho. Nada está fora de questão, podemos ter o mesmo sistema e jogar de formas diferentes. O nosso sistema adapta-se a tudo e é isso que vamos começar a fazer, mas para tal é importante que os jogadores se mantenham no mesmo clube, com o mesmo treinador. Com a chegada de novos jogadores estamos a dar passos atrás para depois irmos para a frente. Mas cada vez vamos ser mais maleáveis na forma de jogar."

Dada a intensidade competitiva que aí vem, vai rodar mais a equipa? Quando pode o Diomande jogar a titular?
"Está pronto para jogar, depois vamos ver. Vamos fazer a escolha do onze de semana para semana, mas dentro em breve vai ter a oportunidade de jogar a tuitular. Está muito bem, está mais do que preparado para jogar. É muito adulto. Em relação à rotação, quem a faz não sou eu, são os jogadores."

Na Dinamarca o Sporting é considerado favorito.
"Não diria favorito porque isso daria armas ao adversário. É uma eliminatória, temos a vantagem de estar em competição, o Midtjylland esteve parado. Mas é uma equipa que já ganhou por 5-1 à Lazio, não podemos dizer que vamos ganhar claramente. Estou confiante, como sempre, que vamos vencer o jogo."»

Entre a subtileza e a maleabilidade, que Amorim seja capaz de voltar a conseguir, rapidamente, o tão desejado...

Sucesso do Sporting!...

Leoninamente,
Até à próxima