quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Até os comemos, carago!!!...


«Num grande jogo de basquetebol, com mais de duas horas e disputado até ao último segundo, o Sporting levou a melhor sobre o Benfica no dérbi lisboeta, por 90-93. Mesmo com apenas quatro estrangeiros na ficha de jogo, os leões conseguiram repetir o feito da Supertaça e acabaram com a invencibilidade encarnada na Liga Betclic no primeiro jogo da segunda volta - mesmo em todas as competições, esta foi apenas a terceira derrota do Benfica na época.
Marcus LoVett Jr, com 28 pontos e seis assistências, foi o grande destaque individual da partida, contando com o apoio do recém-contratado Joshua Patton (13 pontos e 7 ressaltos), mas os pontos foram distribuídos por toda a equipa leonina.
Do lado do Benfica, Aaron Broussard (23 pontos e cinco assistências), Betinho (19 pontos) e Ivan Almeida (18 pontos e sete ressaltos) foram os jogadores em plano de evidência.

Até ao último de muitos minutos 

O jogo começou com o equilíbrio esperado, nota dominante ao longo de grande parte do encontro. O Benfica, porém, conseguiu desafiar o equilíbrio através da sua defesa eficaz, sobretudo a defesa exterior, e, já depois de um primeiro quarto que venceu por 28-24, ganhou uma vantagem de 13 pontos (39-26) com um parcial de 11-2 a abrir o segundo período. 
A desvantagem obrigou Pedro Nuno Monteiro a pedir um desconto de tempo e a verdade é que não podia ter resultado melhor. Quando tudo indicava que o Benfica, que já era ligeiramente favorito à entrada para a partida, podia fugir no marcador, eis que o Sporting nivelou a luta das tabelas, ajustou defensivamente e, acima de tudo, começou a acertar o tiro exterior – Sporting lançou 6/14 da linha de três pontos contra apenas 1/11 do Benfica na primeira parte.
Ora, os leões não só deram a volta à desvantagem de 13 pontos como ainda saíram por cima com um parcial de 25-19, que deixou o marcador em 47-49 ao intervalo. 
O início da segunda parte trouxe novamente o equilíbrio inicial, com o Benfica a nivelar a partida, ainda que com menos pontos dos dois lados. O parcial de 16-13 permitiu nova reviravolta e o Benfica entrou no derradeiro período a vencer por 63-62, mas foi aí que tudo mudou mais uma vez. Os encarnados voltaram a revelar intranquilidade e muitas dificuldades no capítulo ofensivo – algo muito pouco habitual na presente temporada -, permitindo ao Sporting construir uma vantagem de nove pontos (68-77) com cerca de cinco minutos para jogar. 
O triunfo parecia novamente encaminhado, agora para o outro lado, mas as expulsões de Diogo Ventura e Travante Williams por acumulação de faltas voltaram a deixar tudo em aberto. O resultado foram cinco minutos de aproximação encarnada, com Aaron Broussard em claro destaque, e fuga leonina, com os homens de Pedro Nuno Monteiro a revelarem a maturidade necessária para fazer correr o relógio e segurar a vantagem. No fim das contas, o Sporting venceu por 90-93 e diminuiu a diferença para o ainda líder Benfica.»

Com este resultado, o Benfica passa a repartir a liderança da tabela classificativa com o FC Porto, ambos com 23 pontos e uma derrota cada um, enquanto que o Sporting soma agora 22, tem duas derrotas e está na terceira posição.

Ninguém é invencível... Quanto mais os lampiões!...

Até os comemos, carago!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Só vi os últimos 5 minutos na FPB TV, mas o que retive foi a grande maturidade da equipa, num momento dificil em que o Benfica apertava.
    O Pedro acabou o jogo só com 6 jogadores disponíveis, e um deles era um recém chegado (Patton). Não entendo a decisão de colocar a bola no Patton quando faltavam poucos segundos e o Benfica ia fazer falta. Ele falhou os 2 LL e poderíamos ter hipotecado a vitória. A exclusão do Ventura pareceu-me forçadissíma, a do Travante aceito, mas com reservas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando nesta "ressaca" do mundial, nos desportivos "só dá Benfica", independentemente da forma como os derrotámos na sua própria casa, o mais importante foi a vitória! Grandes Leões!!!...

      Eliminar
    2. Sim, mas com um grande ROUBO. Estes árbitros, adeptos e sócios do benfica, nunca mais deveriam apitar um jogo de basquetebol. Na NBA eram presos!!!

      Eliminar
    3. O mal é geral na FPB. Nas últimas semanas tenho visto arbitragens escandalosas no pavilhão dos Galitos em Aveiro, tanto nas sub-18 como nas séniores (1a liga).
      Desde árbitros a não marcar falta após os 8 segundos para passar a linha o meio campo, bloqueios em movimento e muitos outras faltas mais que evidentes, muitas a favor do nosso adversário!

      Eliminar