quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Talvez o seu coração tenha falado mais alto!...


Boas notícias

«A primeira boa notícia é que Cristiano Ronaldo podia adormecer com os louros de uma carreira, mas continua com fúria de vencer, gosto por decidir e ânsia de brilhar e isso é a sua maior influência como capitão que inspira e catapulta companheiros para o mesmo afã.

Depois, finalmente, outra boa notícia, Bruno Fernandes explode como elemento axial e candidato a melhor médio do Mundial. Não é novidade para ninguém face ao carisma e personalidade evidenciados no Sporting e Manchester United, só estava a tardar de quinas ao peito. Toda a classe, entrega, capacidade de liderança têm sobressaído nestes dois jogos, é um magnífico sinal para o futuro.

A perda de Danilo e Nuno Mendes são revezes, todavia, a melhor notícia já vinha de antes do pontapé de saída no Qatar. Temos qualidade de sobra, talento seguro e emergente. Conhecemos todos os sortilégios de Fernando Santos e sabemos que seria impossível com ele acontecer uma "selecção de dentes de leite" como diversos jornais espanhóis apelidam a opção de Luís Enrique pelos seus meninos de tenra idade e ainda com pouca experiência internacional. Temos uma mescla de novos rebentos com jogadores de elevada maturidade competitiva e é no equilíbrio que reside a virtude como sabe o engenheiro.

E a última boa notícia sobre a nossa Selecção é que não cumprimos a nossa sina de sofredores e já estamos na próxima fase com duas vitórias justas, seguras e com alguma sorte, mas essa é a poção mágica de Fernando Santos. E sente-se que há tranquilidade e uma união do grupo de trabalho que, efectivamente, quer ganhar mais um título. Não são palavras vãs, é pura ambição. Com os pés na terra, respeitando os adversários, sem salto alto, porém, com consciência plena que há qualidade para vencer todos os oponentes.

PS: respeitando nesta coluna o Mundial que vivemos, julgo que deve ser realçada uma última boa notícia. No dia 2 de Setembro aqui escrevi um artigo com o título: "Tenham juízo". Ali escrevia: "Varandas e Amorim não são antitéticos mas sim complementares, uma divisão ou quezília entre os dois pode conduzir à saída de ambos a breve trecho do Sporting. Por isso, tenham juízo". Depois acrescentei a 4 de Novembro no artigo "Química perdida" que seria "hipocrisia" uma proposta de renovação se subsistissem problemas de "ciúmes e minas e armadilhas".

O que disse Ruben Amorim esta semana e que foi capa do Record depois da renovação? "Mesmo com os problemas que todas as famílias têm, conseguimos resolver os nossos". Felizmente que entropias (ciúmes e teimosias também) que eram conhecidas por muitos foram ultrapassadas e Frederico Varandas fez um excelente acto de gestão ao prolongar o contrato do treinador até ao fim do seu mandato e todos os sportinguistas tiveram assim um magnifico presente de Natal. Parabéns a presidente e treinador.»

Ao contrário da relação de lealdade suprema entre o coração e os olhos - "quando o coração está triste, logo os olhos dão sinais"! -, bem mais difícil e imprevisível parece ser a relação entre os dois efectivos e tangíveis imperadores das vidas de todos nós: o coração e a razão! Rui Calafate terá tentado alcançar neste seu agradável e curioso texto esse difícil desígnio, essa fórmula mágica capaz de os harmonizar e conciliar, o que normalmente se afigura difícil, ou então...

Talvez o seu coração tenha falado mais alto!...

Leoninamente,
Até à próxima

1 comentário: