quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Na segunda só cai quem quer!!!...


«Tal como Record havia dado conta em 5 de Dezembro último, adaptando uma bem conhecida frase popular, 'onde há fumo, há... Porro', e, numa fase em que nos aproximamos cada vez mais do arranque da janela de transferências de Janeiro, o nome do ala direito de 23 anos é cada vez mais usual entre a imprensa internacional. Então, o nosso jornal adiantou que a saída do jogador do Sporting ganha cada vez mais forma, ainda que a SAD leonina só o admita vender a partir do Verão, só que o assédio tem aumentado.

Esta quarta-feira, a própria imprensa espanhola, por via do diário 'AS', aponta que Porro entra nos planos do Tottenham, inclusive como uma hipótese já para o próximo mercado de transferências que está aí à porta, reforçando o que Record havia escrito, já que adiantámos a cobiça de clubes como Real Madrid, Barcelona e Atlético Madrid, só em Espanha, sendo que desde as terras de Sua Majestade surge um forte interessado, Tottenham, além da Juventus, atenta em Itália à situação do jovem ala direito.

De resto, Porro encontra-se feliz e plenamente realizado ao serviço do Sporting, sendo que tanto o jogador como os representantes têm noção do assédio que o próprio tem criado no mercado europeu - para tal muito ajudaram as exibições registadas na montra da Liga dos Campeões na edição da actual temporada - , sendo que, tal como o nosso jornal avançou, durante o mês de Janeiro irão ocorrer reuniões entre a SAD liderada por Frederico Varandas e os representantes de Porro com vista a conhecer melhor a situação em curso. E, acima de tudo, limar arestas para o que poderá acontecer a médio ou longo prazo, mais especificamente os valores a partir dos quais poderá ser possível ocorrer uma transferência do lateral.

Blindado com uma cláusula de 45 milhões de euros, a cotação de Porro é colocada, em primeira instância, pelo Sporting no patamar dos 30 milhões de euros, ainda que os verdes e brancos ponderem esticar a corda, ao ponto de alcançar as cifras da cláusula em vigor, num cenário de necessária venda do jogador. Um dos indiscutíveis de Rúben Amorim no onze leonino, Porro é visto como um trunfo importante para o Sporting, tal como, apesar de nem tantas vezes ter sido ressalvado, o próprio técnico já deixou claro.

"Temos de confiar em jogadores que têm grande talento, como o Trincão, Edwards, do Pote, Rochinha, Arthur... usar as alas quer ofensivamente quer defensivamente. O Porro é capaz de ser um dos melhores laterais ofensivamente da Europa!", destacou Amorim, na altura numa antevisão ao duelo precisamente frente ao Tottenham, o qual o Sporting venceu por 2-0 em Alvalade. Elogios que servem de motivação para o internacional espanhol e um sério aviso de igual forma ao mercado de que é uma das joias da coroa do Sporting.

Selecção e sonho Mundial ainda na mente

Chamado ainda por Luis Enrique à selecção principal de Espanha, onde somou a sua primeira (e única) internacionalização em Março de 2021, Porro chegou a alimentar a esperança de poder ser chamado pelo ex-seleccionador à fase final do Mundial do Qatar, cenário que acabou por não se verificar. Ora, o ala direito de 23 anos chegou até a fazer parte da lista de pré-convocados de La Roja para o Mundial'2022, um sinal positivo e que faz igualmente com que o jogador não veja demovida a vontade de regressar à selecção do seu país.

Para tal, poderão ajudar as exibições e bom rendimento apresentadas num contexto de maior competitividade e, acima de tudo, visibilidade, como é a da Liga dos Campeões, além dos duelos perante equipas de topo, tais como o Tottenham, o que sucedeu na recente edição da campanha do Sporting na Champions.

Além disso, Porro poderá beneficiar de igual forma de uma possível pequena renovação ou até ajustes na selecção espanhola, agora com a versão liderada por Luis De La Fuente. O novo seleccionador conhece bem Porro dos escalões de formação de Espanha, tem também na sua lista de observação outro elemento dos leões, neste caso José Marsà, e poderá ser obrigado a refrescar o corredor direito de La Roja, uma vez que Dani Carvajal (30 anos) e Azpilicueta (33) caminham cada vez mais para a reta final da carreira.

Sucessão em Alvalade em processo de construção

Amorim tem sido claro recentemente quando a conversa acaba por desviar para o mercado de transferências: contratações do Sporting serão feitas a pensar tanto no presente como no futuro e, de assinalar, serão sempre precavidas. Ora, a saída, algo surpreendente na óptica do técnico, de Matheus Nunes na recta final do último mercado de transferências fez alterar um pouco a abordagem dos leões neste defeso, com possíveis chegadas a poder constituir igualmente uma linha de sucessão já pensada para jogadores susceptíveis de deixar Alvalade no próximo mercado de Verão.

Apesar de Porro ser um dos principais nomes em cima da lista para uma eventual venda do Sporting no Verão, a situação do ala direito até acaba por ser um pouco diferente, já que Amorim tende a olhar para a prata da casa quando se fala da asa direita dos leões. Veja-se que as alternativas a Porro no corredor direito são neste momento Ricardo Esgaio e Gonçalo Esteves (recentemente regressado do empréstimo ao Estoril), com os holofotes a recaírem neste caso sobre o jovem produto que deu os primeiros passos no FC Porto e chegou ao Sporting há cerca de temporada e meia. O futuro passa por Esteves, um jogador que merece a confiança de Amorim.

"O Gonçalo Esteves vai voltando. É responsabilidade nossa. Acreditamos muito nele. Não está a conseguir jogar e tem de voltar a casa. Damos uma grande oportunidade aos jogadores e eles têm de dar o máximo. Jogar aqui é muito difícil. Temos de melhorar para onde mandar os jogadores, se calhar para uma segunda liga. Falei com os pais. Vai voltar para o Sporting. Se já o coloquei no primeiro ano, acredito muito nele. Depende mais dele do que do treinador. Vai ter de trabalhar muito para jogar", frisou o treinador de 37 anos, após Record ter dado conta da confirmação do regresso antecipado do internacional sub-19 português.

Na realidade, o plano delineado entre a estrutura é simples: Gonçalo Esteves, uma aposta forte do Sporting, que o conseguiu 'retirar' ao FC Porto, integrando-o nos treinos da formação principal dos verdes e brancos, intercalando com minutos de competição nos 'bês' e equipa principal, é visto como um trunfo para o futuro, ao ponto de ser trabalhado tendo em vista a sucessão de... Porro. Ainda assim, falta maior tarimba e experiência competitiva a Esteves, o qual terá de mudar tal cenário no Sporting, sempre à espera das sua oportunidades. Se no Estoril acabou por não vingar, ao ponto de não conseguir ter minutos perante a concorrência de Tiago Santos, agora deve evoluir na sombra de Esgaio e Porro... olhando para o futuro. É que Porro não deve durar para sempre no reino do leão e o emblema de Alvalade tem noção disso mesmo.»
Por Filipe Balreira

Na primeira - Matheus Nunes - qualquer cai e... 50 milhões tornaram, na prática, a proposta irrecusável!...

Na segunda só cai quem quer!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário