segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

E se der certo outra vez?!...


O mais recente bebé de Amorim: Mateus Fernandes pode ser 'clone' de Matheus Nunes
Médio de 18 anos faz amanhã a estreia como titular pela equipa principal do Sporting

«... O jovem natural de Olhão será aposta de Rúben Amorim amanhã, na recepção ao Marítimo, para a Allianz Cup. "O Mateus vai ser titular. É uma mensagem para todos de que aqui não há nada garantido, têm de lutar muito para entrar na nossa equipa. Sei o valor do Mateus, vai jogar porque merece", afirmou o treinador dos leões...

... Desde a saída de Matheus Nunes, em Agosto último, que o Sporting carece de um médio com as características do agora jogador do Wolves. A chegada do grego Sotiris Alexandropoulos, já perto do fecho do mercado, não conseguiu suprir a ausência do antigo número 8 leonino. Mateus Fernandes tornou-se num dos 'meninos bonitos' de Amorim desde que começou a dar nas vistas na equipa principal do Sporting no estágio de pré-temporada realizado no Algarve.

Além da sua capacidade para perceber os diversos capítulos do jogo, como pausar para reorganizar ou acelerar para gerar desequilíbrios, revelou ainda uma relevada maturação táctica, algo pouco habitual para um jogador da sua idade. Características que chamaram à atenção do treinador leonino. As comparações entre ambos, até devido a algumas semelhanças físicas, acabam por ser inevitáveis.

Do ponto de vista da estatura, Mateus Fernandes perde em relação a Matheus Nunes – tem cinco centímetros a menos –, mas nem por isso deixa de ter a robustez física necessária nos duelos individuais, destacando-se pela força e pela capacidade em proteger a posse de bola. Associa, por isso, a óptima capacidade física com a técnica. Tal como o jogador do Wolves, a característica que mais salta à vista é a capacidade de progressão com bola, sempre controlada. Isto faz com que seja o elemento distinto no momento de transição ofensiva, pois sabe acelerar e ajuda a equipa a quebrar linhas de forma rápida.

De resto, é também um criativo. Esclarecido no momento da tomada de decisão, procura muito o jogo interior, destacando-se pela velocidade de execução e pela capacidade de recepção e passe. Também entende o momento de efectuar o último passe e demonstra confiança ao fazê-lo. Características pouco comuns para um jogador de 18 anos e que se complementam nas dinâmicas e nos princípios de organização do conjunto orientado por Rúben Amorim. O técnico não tem dúvidas. Tem a palavra Mateus Fernandes...»

E se der certo outra vez?!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário