quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Subscrevo com convicção!!!...


Porém o sistema existe

«Tenho defendido que aquilo que se designa abstratamente por ‘sistema’ no nosso futebol mais não é do que o conjunto articulado de práticas, regulamentos e pessoas que visam que, no essencial, nada mude.

Um dos alvos do sistema é o Sporting, porque, pelos seus valores, não faz parte dele e a pressão é muita para dividir o grosso do bolo só por dois.

Um dos pilares mais marcantes do sistema tem sido a nossa Federação. Se dúvidas existissem, a forma displicente como foi tratada a pretensão de revisão do número de campeonatos nacionais fala por si. Mas, pensando em quem, desde o princípio, contestou essa pretensão, o comportamento federativo foi o expectável. A Federação, à semelhança do sistema, não gosta do Sporting.

Se o Conselho de Disciplina tem gente que interdita estádios, por apoio ilegal a claques não oficializadas, muda-se a composição, acabam-se as interdições. O Conselho de Arbitragem, esse, integra dois ex-árbitros que escamotearam o Sporting de um Campeonato Nacional e de uma Taça da Liga. Palavras para quê? Muitos mais casos existem, mas o espaço de que disponho não permite explaná-los.

A Federação resolveu contratar o seleccionador e equipa técnica a facturas, incorrendo numa ilegalidade (e numa insensatez) que a justiça fiscal já sancionou e cujo desenvolvimento em sede de ilícito penal e liquidações adicionais se aguarda.

Já disse aqui que, neste lamentável desplante, o menos culpado terá sido o seleccionador, elo mais fraco desta congeminação. Só que está em causa uma fuga ao fisco de milhões, com a conivência de uma instituição, cujo Estatuto de Utilidade Pública Desportiva a obriga a um estrito cumprimento da legalidade.

Que o Governo intervenha em federações inadimplentes, como o taekwondo e o judo, é de aplaudir. Que, perante esta colossal prevaricação fique de braços cruzados, dá a ideia de submissão a uma conveniência, a quem não interessa perturbar um dos pilares do sistema. O silêncio dos responsáveis é claro sinal de quem não se sente eticamente obrigado a dar explicações. Porque o sistema está do seu lado.

Eu sei que custa vencer a inércia e os interesses instalados, mas a luta contra o sistema é imperativa para todos os sportinguistas. Se não o fizerem, de pouco valerão as queixas que não nos deixam ganhar, que o jogo se decide fora das quatro linhas ou outras recriminações, infelizmente recorrentes e clássicas, porque não servem para nada.»

Subscrevo com convicção!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

1 comentário:

  1. Mais uma vez, tudo dito e muito bem explanado.
    A diferença factual de que tanto nos Orgulhamos, na defesa intransigente da Verdade das competições.
    Obrigado caro e digníssimo Dr. Carlos Barbosa da Cruz.

    ResponderEliminar