segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Mais um que não engana!...


«Seis anos após ter trocado o conforto do lar, em Olhão, pela Academia, Mateus Fernandes está prestes a concretizar o seu sonho, amanhã, com o Marítimo: jogar a titular numa partida oficial com a camisola do Sporting no Estádio José Alvalade. Estava escrito que seria uma questão de tempo até este cenário se concretizar, mas poucos arriscariam que seria aos 18 anos, ainda com idade de júnior...

O talento do médio foi há muito detectado por Rúben Amorim, que tem tentado acelerar a sua evolução sem queimar etapas consideradas imprescindíveis para a sua formação. O algarvio foi um dos jovens eleitos para fazer o estágio de pré-temporada e, no final do mesmo, o técnico garantiu que seria cauteloso na gestão. “É um jogador de projecto e temos de ter atenção pois ainda é júnior”, afirmou o treinador, a 19 de Agosto, esclarecendo que seria um jogador não para a vaga de Matheus Nunes mas sim para alternar entre o plantel principal e a B.

Da Liga 3 à Champions

Mateus Fernandes ainda integrou a convocatória nos jogos com o FC Porto e o Chaves, mas acabou por baixar à equipa B, na Liga 3, iniciando depois um ciclo de grande qualidade, principalmente na Youth League, onde marcou 2 golos e somou 3 assistências em 4 jogos. Este rendimento valeu novo voto de confiança de Amorim, com a estreia na equipa principal, a 22 de Outubro frente ao Casa Pia. O momento em Alvalade era conturbado e o técnico fez questão de registar o “grande” crescimento do futebolista.

Quatro dias depois, em Londres, o algarvio teve a oportunidade de disputar a sua primeira partida na Champions, com o Tottenham. Seguiu-se o regresso à equipa B, onde realizou mais 2 jogos para manter o ritmo, antes da paragem da calendário. Com o início da preparação da Allianz Cup, no entanto, Mateus voltou a apanhar o elevador para o andar de cima e não só fez minutos contra o Farense como marcou o seu primeiro golo, num penálti que o próprio conquistou.

Apesar de não ter saído do banco em Vila do Conde, Amorim antecipou, aí mesmo, o próximo capítulo da história do médio: entrar no onze do Sporting. “Frente ao Marítimo poderá ter a oportunidade de sentir o que é começar um jogo com a equipa”, disse Rúben. Essa hora está a chegar.

Assinou aos 16 anos e renovou aos 18

A 12 de Outubro de 2020, com 16 anos, Mateus Fernandes assinou contrato profissional com o Sporting. "Estar aqui é um sonho, e é preciso lutar todos os dias para atingi-lo. Estou grato à estrutura do Sporting por ter depositado tanta confiança em mim", afirmou na altura o jovem aos meios de comunicação do clube, numa fase em que prolongava os treinos para imitar os passes e os remates do seu ídolo, Bruno Fernandes, que via regularmente nas visitas do antigo capitão aos escalões de formação. No passado mês de Outubro, a administração da SAD recompensou-o com uma revisão salarial fruto do novo contrato que assinou, e que o prende aos leões até junho de 2026. Conscientes da cobiça que o que o médio começa a despertar, os dirigentes leoninos também subiram a cláusula dos 45 para os 60 milhões de euros. Desde então, o algarvio já se estreou na equipa principal, e já se senta diariamente ao lado dos colegas a quem costumava pedir camisolas.

CRONOLOGIA ATÉ AO TOPO

2021
AGOSTO. Começa a época nos sub-23.
SETEMBRO. Alterna entre sub-23 e Youth League (YL).
OUTUBRO. Joga YL, Liga Revelação (sub-23) e estreia-se no nível sénior, na Liga 3 (equipa B).
NOVEMBRO. Continua a rodar entreYL, sub-23 e equipa B.
DEZEMBRO. Faz 4 jogos na B e é de novo chamado à YL.

2022
JANEIRO. Consolida o espaço na Liga 3 e faz 1 jogo nos sub-23.
FEVEREIRO/MARÇO. Fixa-se na B, com 6 jogos seguidos.
ABRIL. Joga Liga 3, YL e Nacional de juniores.
MAIO. Acaba a temporada com os sub-19.
jUNHO/JULHO. Faz a pré-época e o estágio da equipa principal em Lagos.
AGOSTO. É suplente não utilizado com FC Porto e Chaves. Desce à B.
SETEMBRO. Liga 3 e YL.
OUTUBRO. Renova contrato até 2026. Joga YL e Liga 3, estreia-se na Liga (Casa Pia) e na Champions (Tottenham).
NOVEMBRO. Fica no banco com o E. Frankfurt. Baixa à B mas volta acima e faz o primeiro golo na A (Farense).
DEZEMBRO. Não utilizado com o Rio Ave. Deve fazer estreia a titular amanhã.»
Por João Soares Ribeiro e Vítor Almeida Gonçalves

Mais um que não engana!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário