sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Porque serão bem mais do que muitos!!!...


Encanto na despedida

«O treinador Álvaro Cervera foi despedido do Cádiz, da primeira divisão espanhola.

A notícia teria a banalidade própria de mais uma chicotada psicológica, não fora a circunstância de, na hora de saída, a ‘afición’ do clube o ter brindado com uma estrondosa ovação. E não era por menos, Álvaro treinou o Cádiz mais de cinco anos e cometeu a proeza de o levar da terceira divisão ao estrelato da La Liga. Assentou bem aos adeptos ter memória e gratidão, valores raros no mundo cão do futebol.

Não sei quando é que o Rúben Amorim vai abandonar o Sporting, nem em que circunstâncias o fará. Espero que daqui a muitos anos e muitos títulos. Sei que, independentemente do que o futuro reserva, Rúben deixará uma marca indelével na história do clube. E não apenas pelos resultados desportivos, que, como é evidente, pesam sempre.

O que torna Rúben tão especial é a linearidade da sua comunicação, com um discurso, ao mesmo tempo profissional mas também alegre e descontraído, que de algum modo espelha a forma como a equipa joga.

O acento tónico no colectivo, a defesa intransigente dos jogadores quando criticados, a recusa de narcisismos, bodes expiatórios e recriminações, tão em voga noutros treinadores, a lucidez e a ironia, são as suas marcas de água. Poucos treinadores se identificam tão bem com os valores do Sporting. Só tenho que agradecer ao próprio e a quem teve a ousadia de o contratar.

Já se viu que Rúben não vai em cantos de sereia, não é vira-casacas e tem um projecto de crescer com o clube. Se ele se tornar no Alex Ferguson do Sporting, encantado! Mas se alguma proposta milionária o resgatar, ou mesmo numa improvável contingência de rescisão unilateral por via de maus resultados, a minha gratidão mantém-se, por tudo o que ele deu e devolveu ao meu clube.

Rúben, mesmo que saias a mal (o que não antecipo claro!), se vires um velhote do outro lado da rua a aplaudir, sou eu. E tenho a certeza que terás alguma dificuldade em me identificar, porque serei um entre muitos.»

Então já serão dois os velhotes a aplaudir do outro lado da rua! E se Rúben tiver dificuldades em reconhecer algum deles, não será porque estarão "entre muitos"...

Porque serão bem mais do que muitos!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

19 comentários:

  1. E já são quatro!. Seria lindo nós os velhotes sportinguistas tornarmos estes aplausos num caso mediático de agradecer com palmas ao mister Rúben Amorim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez uma forma original de os leitores de Leoninamente mostrarem a sua verdadeira dimensão em termos de comentários e, simultaneamente, prestar a devida e merecida homenagem a Rúben Amorim!...
      Quantos seremos???!!!...

      Eliminar
  2. E segue mais um a juntar-se ao grupo... talvez não tão "velho".. mas com toda a energia e vigor para agradecer e reconhecer todo o bom trabalho que o mister tem desenvolvido e acredito que ainda desenvolverá!

    Que seja por muitos anos com ou sem títulos, mas com a certeza de que o projeto tem uma boa base de sustentação!

    ResponderEliminar