terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Que Frederico Varandas tenha isso sempre presente!!!...

 


Para quando a emancipação?

«Na passada 2ª feira, Frederico Varandas (FV) concedeu uma entrevista, que além da óbvia recandidatura que anunciou, pouco mais de novo e valor acrescentou.

Das coisas boas que retive, destaco a defesa de limitação de mandatos, pois ainda que tenhamos ficado a saber que FV não se vê durante os próximos 37 anos (pois 3 já lá vão) na presidência do Clube, não nos foi dito qual o limite temporal máximo adequado. A breve trecho valerá a pena clarificar este ponto, na medida em que FV tem aqui uma oportunidade de liderar o processo de maior rigor e transparência que a nova gestão do futebol português impõe.

De igual forma, a defesa inequívoca de inexistência de conflitos de interesse na gestão do SCP é um grande exemplo de boa governação que FV e seus pares dão ao futebol português, nomeadamente à ausência de promiscuidade de relações comerciais entre quadros do Grupo Sporting e os negócios levados a cabo pela respectiva organização e/ou as relações de nepotismo que se verificam em outras SADs e organizações associativas portuguesas.

O actual presidente do SCP tem na coragem, verticalidade e capacidade de liderança a base dos seus grandes atributos pessoais e profissionais, sendo ainda um homem apaixonado pelo seu Sporting e aparentemente honesto na forma como aborda o dia-a-dia das suas funções.

Como menos positivo desta sua intervenção pública, não pude deixar de reter a forma como comunica. Repito falo da "forma" e não do "conteúdo". Frederico Varandas não é um comunicador nato, mas isso é algo que se trabalha e deve ser melhorado. Muitas vezes as mensagens surgem de forma lenta, atabalhoada e confusa. Alguém que dirige um clube da dimensão social e impacto político como o SCP tem de se preocupar com o domínio desta ferramenta. Saber comunicar, pode não fazer muita diferença nos momentos como os que agora vive, em que tudo corre bem e pelo melhor, mas nos momentos de crise aguda e alta pressão, como os que viveu no passado pré-Amorim, faz e fará toda a diferença.

Contudo o mais importante da conversa de 2ª feira acabou por ser o que NÃO foi dito NEM tratado. Como vai o SCP resolver o problema da pressão da dívida? Que solução tem em mente para as VMOCs? Como encarará um potencial investidor como Textor? Qual o papel do SCP na centralização dos direitos televisivos e o que defende em concreto? Como não sairá o SCP penalizado por este novo modelo? Em que ponto está a relação com as claques… Definitivamente resolvida ou mera trégua estratégica fruto dos resultados desportivos? Existe algum relacionamento formal ou informal do SCP e/ou de alguns dos seus quadros com Antero Henrique? Se sim, qual?

Mas a mais importante de todas… A tal "million dolar question" que não foi feita mas que FV terá sempre que continuar a enfrentar até encontrar o momento da sua emancipação completa.

O que vale Frederico Varandas enquanto presidente do SCP sem Ruben Amorim como treinador?

E não vale a pena socorrer-se do valor da "estrutura" e da "equipa" que não trocaria por nenhuma outra, pois antes da chegada do actual treinador, já Varandas, Zenha, Viana e João Pedro Araújo por lá andavam, nos mesmos cargos e funções sem grande sucesso visível.»

Aceitar e tomar na devida conta toda a crítica, será sempre o melhor caminho para o sucesso!...

Que Frederico Varandas tenha isso sempre presente!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário