quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

É que já só faltam nove dias!...


O HOMEM DO TUDO OU NADA

«Passados cinco dias,(talvez) 20 programas de televisão, centenas de posts no Facebook (alguns do próprio), milhares de tweets (até um do PS) o que se pode ainda dizer sobre o Sporting e a omnipresente figura de Bruno de Carvalho?

Pela minha parte, preferia nao escrever este texto. O Sporting precisaria de tudo menos do ruído que está no ar e, qualquer pessoa com um módico de bom senso, seria capaz de antecipar uma parte da gritaria em curso.

As questões que estavam – e seguem na mesa – são relevantes e não menores, não são nada instrumentos para alguém se perpetuar no poder, mas não tinham qualquer urgência.

Uma questão é discuti-las sem medo – e entre o catálogo de defeitos de BdC não está o medo, a outra é fazer a discussão no tempo errado. Este seria sempre o tempo errado, mesmo sem mails, vouchers e operação Lex. Ora, com o Benfica debaixo do foco, o Sporting deveria estar estrategicamente a fazer o seu caminho e, tacticamente, a incomodar os rivais. Como é da vida e dos livros. Não vale a pena culpar o jornalismo. As coisas são o que são.

Noutro plano anda por aí muita gente inquieta com o estilo, sempre o estilo do Presidente do Sporting. Não alinho nesse coro. Proponho até um exercício de memória: quando Luís Filipe Vieira se dirigiu aos sócios na ultima Assembleia do Benfica (uma em que andaram cadeiras pelo ar) o vernáculo fazia corar a pedras da calçada. As gravações circularam nas afamadas redes socais (e chegaram aos meios tradicionais) e não houve nenhum sobressalto cívico com os termos usados. Dizem que é a linguagem do futebol e talvez seja. Nunca a acho apropriada para usar públicamente, mas sublinho a diferença de tratamento entre um caso e outro. É verdade que a sobreexposiçao de Bruno de Carvalho atacando tudo o que mexe, quando vale a pena e quando não vale, embora ele esteja convencido que vale sempre, faz do Presidente do Sporting um alvo mais fácil e muito mais apetecível em contraste com a posiçao de "estadista" de Vieira - mesmo que agora um estadista a braços com uma série de problemas. Os conhecidos e os que estão para surgir, é ler a revista Sábado de hoje.

Bruno de Carvalho joga tudo na Assembleia Geral do dia 17? Joga e não o deveria fazer. 
Ter poder significa sempre ter vozes discordantes e alta pressão. 
Isso, mesmo que saia sufragado, não vai mudar e não vale a pena travar todas as guerras ao mesmo tempo. 
Mas, sem ter acesso a nenhuma informação privilegiada, joga porque sabe que vai ganhar.

Subsistem riscos, é certo. Tendo superado os mais relevantes desafios internos e externos, Bruno de Carvalho procura agora no futebol a coroa de glória. Tudo está em aberto. 

Citando de novo Luís Filipe Vieira - e de memória - os Presidentes não jogam, nem marcam golos. Escusam de marcar auto-golos...»
(Nuno Santos, Ângulo Inverso, in Record)


Para começar bem este "day after", dirigindo um leonino, forte e solidário abraço aos sportinguistas que me dão o privilégio de comungarem comigo este inesperado estado de alma que de sopetão nos abanou a todos, votando ao mais completo e radical ostracismo toda a "escumalha escarlate" que por aqui aparece para carpir mágoas, que imagino terríveis, ao mesmo tempo que, sem coragem para me insultar directamente, prefere insultar a pobre da minha saudosa mãe, permitam-me que convide os também muitos sportinguistas que me têm privilegiado nestes últimos dias com "honrosos" epitetos de "estúpido divisionista anti-brunista", a reflectir com a inteligência que lhes sobrar depois de expelido todo o ódio que têm destilado na caixa de comentários, sobre este soberbo "Ângulo Inverso" de Nuno Santos!...


É que já só faltam nove dias!...

Leoninamente,
Até à próxima

8 comentários:

  1. Sabendo todos nós sportinguistas o que se passou no nosso club antes de Bruno de Carvalho, que raio de SPORTINGUISMO poderá sentir alguém que intenta votar contra ele, que reconhecidamente tem feito um bom trabalho.
    É o estilo de adepto? de ditador? COME ON!!! é isso mais importante que a recuperação financeira e desportiva com base no trabalho desenvolvido por BdC e sua direcção ? então que dizer de um presidente cadastrado e arguido e até mesmo de um tal de PPC que se calhar querem de regresso no dia 18.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca, mas mesmo nunca, o autor de Leoninamente alguma vez por aqui menorizou ou sequer desvalorizou o espectacular trabalho desenvolvido por Bruno de Carvalho e seus pares, desde que chegou ao Sporting! Toda a obra levada a cabo no pós-roquetismo - ou croquetismo como soe dizer-se! - merece a gratidão de todos os sportinguistas, onde orgulhosamente me incluo e tem merecido aqui um convicto e profundo aplauso e nunca esteve e continua a não estar em causa!...

      Apenas a palavra tem sido e continua a ser criticada! Com toda a minha convicção sportinguista, sempre pensei e penso que nunca esteve e continua a não estar ao nível de um Presidente do Grande, do Glorioso Sporting Clube de Portugal!...

      Nesta condição, apenas a má informação ou uma medíocre análise de Carlos Duarte, podem levá-lo a pensar, injustamente, que alguma vez se advogue por aqui o regresso a um passado que sempre considerámos uma das páginas mais negras de toda a história do Sporting Clube de Portugal!...

      E nesta hora em que se abateu sobre o Clube uma verdadeira "tempestade tropical", mantenho a convicção de que foi o despropósito e o malefício das palavras que voltaram a delapidar o extraordinário trabalho de Bruno de Carvalho! Não havia necessidade de fazer, em absoluto, aquilo que acabou por ser feito e dito!...

      Eliminar
    2. E entao como usa comportamentos (impróprios?!!) De que se pode não gostar, aproveita-se a tempestade tropical e faz-se a vontade de possiveis oportunistas e ou rivais. Rua com ele!.

      Eliminar
  2. Bom dia em primeiro lugar...
    Preferia que este momento não tivesse existido...
    Mas...lá estarei dia 17 se Deus quiser para "dar os meus votos ao Sporting..."

    Apesar de não gostar do que BC diz...
    Gosto do que tem feito...

    Acerca do jogo de ontem...o resultado é reversível...
    Se tivermos um árbitro "menos habilidoso"...ou mais competente...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sempre os arbitros , MaxMartins o sr ja com 70 anos de idade , devia ja saber e com todo o respeito que os arbitros nao é o problema do Sporting , mas sim o complexo de inferioridade para com o seu rival, que toda o raciocionio. Com maior respeito e cordialidade um abraço de um desportista rival.

      Eliminar
    2. "Benfica Live" no passado o complexo de inferioridade foi o problema do Sporting devido ao seu clube, actualmente e ao porto num passado recente que corromperam tudo e todos aí o Sporting foi dominado mas tb pq teve presidentes que coabitavam com o inimigo, mas hoje com BdC o cenário é outro hoje não existe complexo de inferioridade, e no jogo de ontem como diz o Max, ficou claro que foi prejudicado pela arbitragem habilidosa, o director de comunicação do porto tal como o árbitro tb foi habilidoso ao conseguir transformar a denúcia dos e-mails a seu favor na medida em que disse no porto canal que tinha conhecimento da vida privada dos árbitros mas que não a tornava pública para proteger os mesmos, mas não foi para os proteger foi para ficar com eles na mão para os poder manipular na hora certa e ontem foi um exemplo disso ao não amarelar jogadores do porto em faltas graves pelo contrário os do Sporting eram logo amarelados por tudo e por nada, não sabia que isso é meio caminho andado para ganhar jogos? Olhe que o Sérgio Conceição tão crítico que tem sido da arbitragem e do VAR ontem não piou, deu-lhe jeitinho a "papinha"....

      Eliminar
    3. Já cá faltava um lampião, armado em amigo da 2 circular

      Eliminar
    4. "Benfica live" ...acha então que mostrar amarelos aos jogadores do Sporting e não os mostrar (até em entradas mais violentas) é um bom trabalho do árbitro não é...? ( pensaria do mesmo modo se fosse com "os seus"?
      Quase "acertou" numa coisa ...mais uns dias e já serão 75...
      E sabe o que isso quer dizer...?
      É que já são muitos anos "a ver prejuducar o Sporting... assim por coisas de somenos..."
      Também para si as minhas melhores saudações ( bom seria que todos "conseguissem" ver...que mais pontapé menos pontapé... vai quase tudo dar no mesmo...)
      SL

      Eliminar