domingo, 25 de fevereiro de 2018

Quase me mijava todo pelas pernas abaixo!...



LIBERDADE E RESPONSABILIDADE


«Mais do que proibições infantis, discursos sensacionalistas ou incentivos a boicotes, esta deve ser uma altura para uma reflexão séria entre jornalistas desportivos e dirigentes de clubes. Todos fazem parte de indústria de milhões, que tão bem representa o país fora de portas, e insiste em diminuir-se e atacar-se internamente. 

Jornalistas e dirigentes não têm de andar de braço dado (nem devem, perante a liberdade e distanciamento que se exige ao jornalismo), mas precisam de perceber que não são - nem têm de ser - inimigos. 

O boicote pedido por Bruno de Carvalho na última AG leonina peca pela generalização. No seu entender, em relação ao Sporting e a ele próprio, nenhum órgão independente faz um tratamento sério e isento. Atenção: este pedido, por mais desajustado que possa parecer, está longe de ser uma invenção de Bruno de Carvalho. Basta olhar para a história do futebol português nos últimos 30 anos (para não ir mais longe) e ver outros discursos presidencialistas muito semelhantes no conteúdo. 

Bruno de Carvalho, porém, terá razão numa parte: algum jornalismo desportivo que se faz hoje em Portugal é afectado por uma crescente falta de rigor e isenção. Da mesma forma, tal como ele fez, há uma vontade constante dos dirigentes - especialmente dos principais clubes - em controlarem a comunicação social como fazem com os jornais e televisões das suas instituições. Nenhum dos dois caminhos é bom. Porque uns não vivem sem os outros. Não podem é continuar a viver assim.»
(Luís Aguilar, Off the record, in Record)

Quando acabei de ler este pungente apelo de Luís Aguilar, vi-me confrontado com dois surpreendentes percalços que nunca imaginei me pudessem acontecer:

1 - Este nosso herói andará tão distraído, tão distraído, tão distraído, que ao longo de todo o tempo que já leva de Record, ainda não terá sido capaz de dar nome aos répteis António Magalhães, Nuno Farinha e outros tão insignificantes como ele próprio, que por lá coabitam deontológica e harmoniosamente naquela exemplar redacção. 

2 - Exactamente como aconteceu à Julia Roberts no final da ópera no filme "Pretty woman", mal acabei a leitura tive de ir a correr para a casa de banho, de tão comovido...

Quase me mijava todo pelas pernas abaixo!...

Leoninamente,
Até à próxima

5 comentários:

  1. Este gajo não tem vergonha na cara. Um moço de recados, um cartilheiro armado em moralista. Que hipócrita...

    ResponderEliminar
  2. Olha este..."armado em anjinho..."...

    Mas quem é que ele quer enganar...?

    SL

    ResponderEliminar
  3. Este é do mais ridículo que existe, é que é daqueles que nem chateia um tipo de tão parcial e hipócrita que é o seu discurso. Faz-me lembrar uma vizinha minha que estava sempre à Janela na regateirice

    ResponderEliminar
  4. Mais um dos parasitas vermelhos que merece o nosso desprezo.

    ResponderEliminar
  5. Há duas características que ABOMINO no Homem... HIPOCRISIA E SUBSERVIÊNCIA...

    Obrigado Luis por conseguires dar um rosto ao meu comentário... Como diz o povo... "Uma imagem vale por mil palavras"

    SAUDAÇÔES LEONINAS

    ResponderEliminar