terça-feira, 29 de outubro de 2013

Na ressaca das Antas...



Nem sei por onde começar, para  expressar a confusão de sentimentos contraditórios que nestes dois dias que se seguiram ao jogo das Antas me inundou. Talvez dizendo que qualquer derrota do meu Sporting Clube de Portugal me custa a digerir mas, pesados todos os circunstancialismos que a terão determinado, até que nem foi o mais difícil de aceitar. O adversário foi-nos superior em eficácia e soube limitar de forma acentuada os seus erros, em relação àqueles que cometemos, no relvado.
 
Já fora das quatro linhas, antes e depois do jogo e independentemente de todas as culpas que possamos assacar ao lado contrário e às forças da ordem, a quem caberia  providenciar para que apenas tivesse acontecido um jogo de futebol, não poderei dizer o mesmo.
 
As imagens e os relatos que nos chegaram através da comunicação social, e bem assim, muito particularmente, o conteúdo do comunicado do Sporting Clube de Portugal com a versão dos acontecimentos mais ou menos próximos do jogo, deixaram no meu espírito uma tristeza, uma decepção e uma revolta de tal ordem, que tão depressa não as conseguirei expulsar do meu espírito.

Não domino minimamente a matéria que terá constituído o cerne dos tumultos verificados no exterior do estádio, Estou completamente a leste dos "casuals" e de todos outros quaisquer grupos organizados, a quem pouco interessará o futebol e que vivem dos orgasmos que lhes provocam a masturbação regular que encontram nos ambientes exteriores a qualquer partida do desporto-rei. São um caso de polícia e pouco me interessa que as tatuagens exibidas contenham leões ou dragões. Foram identificados 94 e que a justiça lhes faça a cama, muito bem feitinha, se possível, severa e exemplarmente, à laia do tratamento dado pelos ingleses aos "hooligans", que deveríamos urgentemente passar da lei já existente, a uma prática digna e corajosa. Porque para os senhores juízes a quem compete aplicar a lei em vigor, tão importante como os chorudos vencimentos que embolsam, deveria ser a aplicação das normas legais estabelecidas, por mera questão de honra e merecimento.

Acerca dos episódios relatados no comunicado do Sporting Clube de Portugal, salvo melhor opinião, entendo-os como desadequados, inócuos e concomitantemente incapazes de produzirem quaisquer efeitos que não sejam provocar o gozo habitual, com que se rebolam de riso há dezenas de anos, os promotores das cenas denunciadas. Em vez da coragem da escrita "a posteriori", deveriam ser substituídos pela coragem da denúncia "in loco" junto dos delegados da Liga presentes ao jogo, pelos responsáveis leoninos para tal credenciados pela mesma Liga. E que ninguém me fale na bondade da emenda ante o soneto. A correcção dos males que se vão repetindo, jamais será conseguida com comunicados, por muito bem elaborados que sejam e por muito forte que seja a "verdade" do seu conteúdo, antes com actuações previstas nos regulamentos que possam de algum modo dar origem à instauração e instrução dos respectivos inquéritos. Podem amanhã os resultados virem a conter as dualidades de critério a que ainda há pouco assistimos com penas diferentes para cuspidelas iguais. Mas dos comunicados ainda menos devemos esperar, para além do riso pusilânime e da chacota parôla e provinciana.

Fica por aqui a minha amargura. Porque ainda que o meu sportinguismo mo peça, jamais serei capaz de aplaudir algo com que não concorde.

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Dizer que a direção do Sporting foi maltratada porque não tinham TVnos camarotes já é piada nas redes sociais

    ResponderEliminar
  2. Álamo,

    Plenamente de acordo contigo. Até porque, infelizmente, o povo português, iletrado como é, na sua maioria ao ler 2 ou 3 palavras seguidas não consegue compreender o que querem dizer.
    Depois aparecem os letrados que, com explicações tortuosas, distorcem as mensagens a seu belo prazer, desvirtuando o que se quis dizer.

    ResponderEliminar
  3. Também concordo que aquele comunicado de pouco adiantará...
    Só não sei é se (nem sei se o fizeram...) a acção junto dos delegados da Liga teria (ou terá) algum efeito...
    Como as coisas estão, esses delegados normalmente escolhidos a dedo, perante a reclamação justa até seriam capazes de escrever no relatório que foram injuriados pelo delegado do Sporting e lá saía mais uma multa para engordar os mostro...
    É claro que o retirar tudo o que normalmente se encontra nesses espaços é um provocação, mas que esperar daqueles lados...?

    Também entendo que poderá resultar melhor uma acção junto da entidades que superintendem, embora estas estejam tão corrompidas como as FIFA'S deste futebol...e com tais mestres...

    Para já teremos de dar uma resposta a propósito e essa apenas acontecerá se ...
    ganharmos já no próximo sábado ao Marítimo e conseguirmos encher Alvalade...!!

    Sporting Sempre...!!

    SL

    ResponderEliminar
  4. o problema passa tambem pela vendida comunicacao social, que é lesta em fazer greves de zelo, quando por exemplo o SCP apresenta jogadores aos sócios e os srrs jornaleiros entendem que os sócios nao deveriam estar ou chamar-lhes os nomes que merecem, em Alvalade, e depois quando vao áquele covil, levam nas trombas, sao escorracados, mas calam e voltam de rabinho entre as pernas para levarem mais e nao teem a coluna vertebral necessaria para denunciar esses mesmos factos...
    as bases estao corrompidas...isto que se ve em Portugal nao é desporto, é apenas e simplesmente uma demonstracao de um dito "grande" presidente, que nao é mais do que um "padrinho" que há mais de 30 anos corrompeu e tem vindo a corromper tudo o que de bom o desporto devia representar...mais grave de tudo com a conivencia dos poderes instituidos, na forma de homenagens e louvores a essa mesma pessoa...
    desde quando, em qualquer outro país, algum dirigente, diria:"eu só quero ver Lisboa a arder" e continuaria a exercer funcoes ou em liberdade sequer???

    isto nao é desporto, isto é demonstracao de poder ditatorial, usando o facto de a classe politica que existe no nosso país, ser fraca e em vez de assumir as suas funcoes, usar essas forcas "mafiosas", para subir ás cadeiras do poder, sendo depois refens dessas suas opcoes...
    portanto queixas á liga ou comunicados, no fim terao todos o mesmo efeito, isto se for relacionado com o nosso clube...
    repare-se no caso das escutas...elas existem, as coisas aconteceram, mas devido a erro tecnico foram consideradas ilegais...e a solucao é siga a danca???
    valentim loureiro, depois de tudo o que fez, ainda consegue ser presidente de camara ou de freguesia ou o raio que o parta??? só me falta ver Pinto da costa um dia destes ser condecorado por servicos prestados...
    já nada me admira neste pobre país á beira mar plantado...
    fernando silva

    ResponderEliminar