quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Maurício dos Santos Nascimento

 
 
Quando aterrou na Portela, depois de atravessar o Atlântico, vindo quase anónimo das divisões secundárias de Terras de Santa Cruz, muitas histórias se ouviram contar por aí, quase todas com o certificado habitual daquele naipe de "experts" sportinguistas que, felizmente, tal como os defensores de um passado triste, parece a caminho da extinção.
 
Há três dias, li, reli, fiz copy e guardei no meu arquivo dos futebolistas profissionais do Sporting 2013/14, este fabuloso post de Javardeiro. Hoje deparei com esta local e decidi prestar aqui a minha homenagem a um daqueles nossos atletas que, de leão ao peito, entendo ser dela credor: Maurício dos Santos Nascimento.
 
Pela pena do nosso grande Java, Maurício, após sete jornadas na nossa Liga,  "... continua a não ser um craque, continua a passar despercebido nos jogos, mas desde o início que Jardim vê qualquer coisa ali maior que o currículo e que os apontamentos individuais. Vê um jogador de equipa, que se está a esforçar ao máximo para vencer no futebol.  Sério, disciplinado, rigoroso...".

Maurício, a minha homenagem vai nestas simples palavras que te quero deixar, só para ti,  ainda que na formidável família a que agora pertences, muitos outros as possam entender:

Todas as melhores equipas do mundo, tenham no seu seio Ronaldos, Messis, Neymars ou Monteros, jamais atingirão o céu, sem atletas e homens como tu: sérios, disciplinados, rigorosos e, de dentes cerrados, sempre prontos a sacrificarem-se pelo colectivo. Tens o privilégio de seres dirigido por um grande treinador, que terá sido o primeiro a reconhecer o teu valor. Estás num clube que se orgulha de ter recebido no seu seio, grandes atletas teus compatriotas. Pensa nas razões que os terão levado a ficar com ele para sempre no seu coração e todos eles no nosso. Prossegue o teu caminho, sempre igual a ti próprio e que sejas muito feliz, na certeza de que apreciamos o teu valor e desejaremos ver-te por muitos e bons anos de leão ao peito, na defesa da gloriosa camisola que hoje envergas.

Leoninamente,
Até à próxima

6 comentários:

  1. Caro amigo....

    Eu direi ainda mais....!!!

    E pegando nos três "casos da moda" que são CR7, Messi, e Neymar... e não avaliando a genialidade de cada um... (que a têm, todos, indubitavelmente) direi que a história vai referenciar (e se não o fizer... faço-o eu...!!!) o "nosso" CR como o mais proeminente de todos precisamente pela força, pelo empenhamento e profissionalismo superiores o que faz dele, dez vezes melhor, que a sua """""simples""""" genialidade...

    Dito isto.... digo e (re)digo... como já muitas vezes disse... Para mim..., gajo que não seja empenhado... que não tenha um grau de comprometimento com a "prática da bola" na óptica do profissional... Para mim..., não serve...

    Temos casos de sobra e exemplos que o comprovam... na nossa própria casa... como também temos dois casos (outros haverão certamente...), para mim paradigmáticos do oposto e que para mim servirão SEMPRE de referência daquilo que eu mais gosto num jogador do meu clube... como sejam Sá Pinto e Oceano...

    Para mim futebol TAMBÉM é alma... e só com essa alma lá chegamos...
    E tem sido com essa ALMA que temos tido o que..., temos tido...!!!

    Por tudo isto...

    OBRIGADO AOS "MAURÍCIOS" DESTE NOVO TEMPO...!!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscreverei sempre quaisquer manifestações de gratidão "AOS "MAURÍCIOS" DESTE NOVO TEMPO...!!!

      SL

      Eliminar
  2. Diz o povo que vale mais quem quer do que quem pode...e na verdade assim é...
    O querer "move montanhas", torna possível o impossível...

    São sempre bem vindos à equipa "as estrelas"...mas no céu não brilham apenas as estrelas...
    Parece ser um bom profissional...aparentemente, tem tudo para vencer e ajudar a equipa a conquistar as vitórias que são a razão do nosso sonhar...!!!


    Que tenha sorte também no desempenho físico...essencial para cimentar a sua posição...!!

    Não tem a "habilidade nata" de alguns, essa é importante...mas também não é tudo...!

    Sporting Sempre...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "... São sempre bem vindos à equipa "as estrelas"...mas no céu não brilham apenas as estrelas..." !...

      Nem mais, estimado amigo Max.

      SL

      Eliminar
  3. Eu fui daqueles que quando ele chegou ao SCP torci o nariz mas torci-o para como os meus botões, porque nunca n vida disse mal de nada sem saber o q era e muito menos de um jogador do nosso SCP mas agora tenho de dar a mao a palmatoria e dizer q é muito melhor do q eu pensei tem essas qualidades todas q foram escritas, mas eu acho que dentro de pouco tempo talvez um ano esta destinado a ser suplente do Sporting porque quer dier quer Semedo são melhores mas isso n invalida q o Maurício seja um bom jogador e parece-me ser humilde q é um grande qualidade em qq ser humano....
    um abraço António Gomes Pereira

    ResponderEliminar