sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Pontualmente? E esta, hem ?!...




 
"Se o FC Porto e o Sporting são as melhores equipas? Concordo. Pontualmente são. Uma está em primeiro e outra em segundo. Contra factos não há argumentos. Neste momento, à 7.ª jornada, são pontualmente as melhores.”

PontualmenteQue não se prolonga no tempo ou não se estende à totalidade (ex.: problema pontual; situação pontual). = ESPORÁDICO

Quando li as afirmações de Jorge Jesus, não resisti a associá-las com uma faca. Vá lá, o homem até é sportinguista, e certamente que ninguém estaria à espera que eu fosse capaz de depreciar um "irmão de sangue". Não, não foi a sua infeliz analogia com legumes em vez de gumes, que me trouxe a faca à cabeça. Penso que o actual treinador do Benfica já terá ultrapassado esse estágio.

A associação que fiz ao doméstico instrumento, que uso tantas vezes por obediência a regulamentos internos, aconteceu apenas pela carga "cortante" que eu retirei do seu... pontualmente. É que quer-me parecer que o nosso associado Jesus, depois de tantas "traulitadas" na cabeça, em consequência das suas últimas actuações públicas, terá decidido abandonar definitivamente a sua proverbial impulsividade e trocá-la por um bem mais erudito e inteligente humor.

Penso que não estarei errado, por ter extraído do seu pontualmente, o sentido de esporádico, ou então se preferirem, fogo-fátuo! Sim, terá sido isso que ele quis significar, sem que os jornalistas que o ouviam à espera de outras questões do "forno interno" do clube que hoje representa, ou mesmo dos adeptos deste, o percebessem verdadeiramente: para o técnico JJ e excluindo o Porto que aqui na análise pouco conta, o Sporting não será mais que um fogo-fátuo, um acontecimento esporádico e transitório que, tão rapidamente como surgiu, se extinguirá a breve trecho. Cortante como uma faca bem afiada, esta sua inteligente e humorada tirada, a dizer-nos que o nosso consócio leão, estará a trilhar um novo rumo, quiçá já em treino específico para o clássico na Luz, à 15ª jornada - aqui o Porto já entra - que já não vem tão longe como possam pensar.

Pronto, Jorge Jesus não ofendeu ninguém e nem acrescentou um milímetro sequer a todas as suas "boutades" anteriores. Terá cometido quanto a mim, um único erro: é que eu não acredito que nenhum dos leões que Leonardo Jardim levará para as Antas, não tenha ficado de juba eriçada, com o pontualmente de Jorge Jesus. E a ser assim, JJ terá ido bem mais longe do que todos os leões poderão pensar, comigo incluído... 
E esta, hem?!...

Leoninamente,
Até á próxima 

7 comentários:

  1. Caro Álamo:
    Lamento dizer-lhe, eu que habitualmente concordo com as suas análises, que acho que com" pontualmente", a criatura estava mesmo a referir-se aos pontos que ambos Clubes têm. Senão, como ligamos a primeira frase à segunda, na qual diz " primeiro e segundo"? Pela lógica, se quisesse atribuir o sentido que o estimado dá, diria: "nesta altura são".
    O que acha?
    Um cordial abraço,
    José Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Lopes, a mente humana jamais poderá ser balizada, compartimentada, sujeita a limites...

      As palavras são o que são e se eu porventura retirasse a interpretação que defende, ficaria sem tema para o post que me surgiu na ideia...

      Já me conhece de algum tempo e tenho a certeza que já terá dado conta de que gosto de brincar com as palavras. É um jogo que poderá ser perigoso, se lhe estiver adjacente um intenção menos séria. No post que escrevi, não foi esse o caso, acredite.

      Aceito que no ponto de partida, a interpretação que deva ser dada estará mais próxima da sua, mas objectivamente, o que me interessava era o ponto de chegada! Por isso brinquei com toda a amplitude que "pontualmente" comporta, chegando ao ponto de citar o Priberam, porque obviamente me interessava ir por esse lado.

      Um cordial abraço e SL

      Eliminar
  2. Álamo...deixa lá o 'português' do JJ em paz. Já bastou ele ter dito que Cinfães era fora de Portugal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe caro "Shadows", acredite que até gosto de JJ, mas ele tem o dom de nos convidar, quase irresistivelmente, a incursões e divagações imprevistas e inusitadas.

      Já deixei há muito de levar em conta muitas das suas mais comezinhas manifestações, como aquela que citou sobre Cinfães. Mas o seu tremendo e incorrigível vício de usar ferramentas de que desconhece a função, há-de ser sempre um convite irrecusável para quem goste de brincar com as palavras.

      Mas o anedotário nacional é isso mesmo. Bocage ficou mais conhecido por glosar temas do género, que pela poesia que escreveu. Jorge Jesus só deixará de ser aproveitado, quando entrar mudo e sair calado. E nenhum de nós lhe deseja esse mal...

      Eliminar
  3. É verdade na era JJ o Sporting, somente venceu o Benfica num jogo, "com exibição de luxo do ARTUR SOARES DIAS".

    Na altura não ficou esclarecido se essa arbitragem foi em beneficio do Sporting ou se era mesmo ...........em beneficio do F.C. Porto na corrida para o titulo.

    No ano passado com o Rio Ave a ganhar por 1-0, assinalou 2 penaltis favoráveis ao F.C. Porto permitindo a reviravolta no marcador e satisfeito com o seu brilhante contributo no resultado final do jogo, dirigiu-se a um adepto especial no Dragão para lhe oferecer a camisola do Jogo. O querido adepto ainda deve estar em êxtase, não é todos os dias que se recebe a camisola de um dos ídolos do clube, com o qual em todos os jogos em que ele participe O F.C. PORTO GANHOU 100% DOS PONTOS EM DISPUTA.

    No final do clássico no domingo vamos finalmente descobrir o verdadeiro beneficiado por Soares Dias, veremos a quem este arbitro desta vez vai oferecer a camisola do jogo.
    Podem consultar os dados estatísticos dos jogos com este arbitro nos últimos 6 anos em http://influenciaarbitral.blogspot.pt/2013/10/artur-soares-dias-arbitragem.html?showComment=1382702261322

    ResponderEliminar
  4. E o que dizer desse grande treinador chamado Jesualdo que não quis ficar no Grande Sporting para is para o pseudo sporting de Braga.
    O jantar que teve com o Gordinho deve lhe ter afectado as capacidades.
    Mas pronto sempre pudemos agradecer qualquer coisa ao Godinho que foi ter ao querer vingar-se do Bruno de Carvalho deu-nos a oportunidade de ir buscar um treinador melhor.
    Quanto ao enormissimo Jasus o homem está senil mas ainda vai dando para rir qualquer coisa com ele.
    S.L.

    Nelson Monteiro de Viseu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Nelson Monteiro, penso que a saída de Jesualdo Ferreira terá sido o reflexo e consequência do projecto de BdC. O tempo parece estar a provar que o Presidente tinha razão e sabia bem o que queria.

      Quanto ao JJ, direi que António Aleixo estava coberto de razão:

      “Não sou esperto nem sou bruto
      Nem bem nem mal educado
      Sou simplesmente o produto
      Do meio onde fui criado.”

      SL

      Eliminar