terça-feira, 22 de outubro de 2013

Muito cuidado e atenção leões !...



Estou confiante sobre a prestação que o Sporting Clube de Portugal será capaz de apresentar no próximo domingo nas Antas. Não tenho quaisquer dúvidas sobre a superioridade que a equipa leonina evidencia neste momento, sobre o adversário que dentro de cinco dias lhe caberá defrontar.

Tanto em termos de consistência táctica, quanto de enraizamento de processos de jogo, julgo que os leões estarão neste momento num patamar superior ao conjunto azul e branco. Depois, se nos detivermos numa análise comparativa do valor individual de cada um dos elementos que constituem os dois conjuntos, não consigo descortinar que a soma azul alguma vez supere a verde, pesem embora nuances pontuais em que um conjunto se poderá superiorizar a outro, mas que no final me parecem resultar num equilíbrio evidente, retirado o andor com que os diversos orgãos de comunicação social costumam transportar os do Norte.

Certo de que o factor casa e a concumitante relação do apoio que ambas as equipas receberão das bancadas - não andará muito longe de 7 ou 8 para 1 - estou em crer que as forças em presença no início dos 90 minutos se equivalerão e... acontecerá futebol!...

A minha grande dúvida sobre a força determinante que poderá ditar o resultado final, centra-se, obviamente, na pessoa e nos atributos do árbitro que vier a ser nomeado para o encontro. O árbitro que eu gostaria de ver nomeado para ajuizar o encontro entre as duas melhores equipas portuguesas do momento, seja em termos classificativos, seja na valia do futebol praticado, deveria ser, obviamente, o melhor árbitro português. Mas quer-me parecer que, atempadamente, o seu nome já foi riscado da lista, pouco me importando a mim analisar, se as  razões do impedimento serão válidas ou cinicamente programadas no tempo ou no modo.

Com todo o pragmatismo do mundo, direi que há muito deixei de acreditar no pai Natal. Pelo que poucas dúvidas em mim subsistem de que o árbitro principal que virá a ser designado, será tecnicamente consagrado e suficientemente inteligente para levar a bom termo a sua missão, sem se chamuscar, condicionando o jogo para o lado que conste do "caderno de encargos", intercalando subterfúgios complacentes, com rigor inflexível, consoante a cor dos prevaricadores.

Mas, em verdade vos digo, que a pedra de toque do jogo das Antas, do meu ponto de vista, estará nos árbitros auxiliares que vierem a ser designados. A sua acção, sem que as suas figuras constem como cabeças de cartaz, poderá vir a revelar-se decisiva, sem o impacto polémico que qualquer acção menos curial do juiz principal determinaria. Não deveremos esquecer que estamos a lidar com um "sistema" altamente profissionalizado e com décadas de prática.

Nesta condição, Leonardo Jardim certamente que irá alertar os seus pupilos para uma concentração máxima no sentido de evitar liminarmente faltas nas imediações da grande área leonina e para uma conduta irreprensível no capítulo disciplinar. Para que nem os penalties, nem as expulsões, acabem por ditar o resultado.

Muito cuidado e atenção leões !...

Leoninamente,
Até á próxima

3 comentários:

  1. Eu sei que o comentário vem fora do contexto, mas as palavras do moutinho (que fede...) são falsas como tudo ou então seres como ele por favor.....
    como curiosidade o pratocinio do monaco nas camisolas diz tudo FEDCOM o m****!
    ps: dizem sempre que o montero está em fora de jogo, no dragão serão 2 golos limpinhos anulados por suposto fora de jogo. Tenho a esperança que os outros 2 resolvam a partida a nosso favor.
    saudações sportinguistas
    João Silva , Braga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo João Silva, tenho poucas dúvidas sobre a capacidade do Sporting para levar de vencida, no momento actual, a equipa do Porto. Certo que no domingo o Sporting poderá ter uma noite infeliz e o Porto fazer o jogo da época. O futebol reserva amiúde surpresas desse género . Mas o mais forte obstáculo a um resultado positivo para o Sporting, poderá estar na equipa de arbitragem.

      Aguardemos, fundamentalmente, por uma noite de gala dos nossos leões!...

      SL

      Eliminar
  2. Sobre o João Moutinho, o senhor Manolo Vidal já disse tudo o que havia para dizer, quando falou sobre Simão Sabrosa. As suas palavras de então aplicam-se agora a mais um "pequenote": homem pequeno ou é bailarino ou "sacana", e nós nunca vimos o "baixote" a dançar!...

    SL

    ResponderEliminar