domingo, 20 de outubro de 2013

Leonardo Jardim, o homem do jogo !...


Foram 20.478 adeptos do futebol, que hoje sairam de Alvalade, de sorriso estampado nos rostos e a certeza plena de que valeu a pena o dinheiro que pagaram pelo seu bilhete. E o espectáculo foi tão agradável e significativo que se assistiu, tanto ao aplauso de golos do Sporting Clube de Portugal pelos adeptos do Sport Clube Alba, quanto à justa homenagem dos adeptos sportinguistas ao golo de honra dos esforçados e profissionais jogadores amadores da equipa de Albergaria-a-Velha.

Em tantos e tantos anos que levo de adepto do futebol, não me lembro de alguma vez ter visto o marcador do golo de honra de um visitante, apresentar-se sorridente e feliz na "flash-interview", envergando a camisola do clube adversário. Isto revela a dimensão dos atletas, técnicos e dirigentes que tivemos a felicidade e a honra de receber e ver pisar o estádio de José Alvalade. Porque ninguém alcança sozinho a vitória. Nenhum clube é vencedor sem a presença digna e honrada do vencido. A equipa do Sporting Clube de Portugal saiu vencedora, porque se viu obrigada a ultrapassar a determinação e a dignidade de um grande clube como o Sport Clube Alba, que veio a Alvalade embelezar uma noite de gala do futebol.

Aos atletas, técnicos e dirigentes do Sport Clube Alba, os adeptos albergarienses hão-de prestar bem melhor do que eu serei capaz, a justa homenagem de que são merecedores. E à bela recordação dos momentos vividos em Alvalade e através do directo televisivo, há-de somar-se a metade da agradável receita proporcionada pelos quase 20.500 espectadores, que tanto conforto há-de provocar nos cofres da colectividade de Albergaria-a-Velha e uma eventual e enorme motivação, nos clubes a quem vier a caber a sorte de defrontar o Sporting Clube de Portugal em qualquer próxima eliminatória, nesta e noutras competições. Porque o Sporting voltou a ser sinónimo de dinheiro não virtual, mas real, em caixa!...

Entre os golos e exibições de Wilson Eduardo, Marcos Rojo, Diego Capel, Vitor Silva e Islam Slimani, o "hat-trick" de Fredy Montero e a contribuição de todos os 14 leões que estiveram em campo, não me peçam para destacar quem quer que seja. Porque eu apenas sou capaz de destacar o verdadeiro responsável pela formidável afirmação de profissionalismo e entrega que me foram dadas apreciar em Alvalade: o treinador do Sporting!

Só um técnico de dimensão superior, conseguiria levar a equipa que lidera, a tal patamar de esforço, dedicação e devoção, contra um adversário bem mais modesto! Só um técnico que domina de forma tão evidente e eficaz as mais diversas vertentes do jogo, particularmente a mente de todos os atletas que compõem o fantástico colectivo leonino, conseguiria motivar a sua gente para a prestação esforçada, determinada, equilibrada, consistente e agradável que pudemos apreciar e que durou 96 minutos de um jogo que determinou em nós fundadas esperanças no futuro que nos espera!...

Por isso, para mim, o homem do jogo foi, Leonardo Jardim !...

Leoninamente, 
Até à próxima

10 comentários:

  1. Continua fiel ao seu lema...:

    Trabalhar para vencer jogo a jogo...!

    Já demonstrou que é um homem e um treinador de corpo inteiro...e como tínhamos necessidade destas mudanças...!!

    Foi uma festa ontem em Alvalade...até a OLA foi tentada...se sem que não muito bem conseguida...!!

    É assim que eu "sonho" as festas do futebol...

    Só não gostei duma coisa...:

    Para quê as nossas claques gastarem energia a gritar ofensas aos adversários (ainda por cima ausentes...) em vez de aproveitar toda a energia para vitoriar o Leão Rampante...!!

    Agora vamos pôr as nossas esperanças "de molho" para estarem fresquinhas para Domingo...!!

    Sporting Sempre...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo inteiramente o reparo do amigo Max!...
      Até quando as nossas claques continuarão a ser pequenas nessa matéria, quando são tão grandes naquilo que é importante?!...

      SL

      Eliminar
  2. Caro Álamo,

    Deixe-me apenas, se me é permitido, acrescentar algo a sua (mais uma vez) perfeita análise ao comportamento da equipa e do nosso Grande Treinador.

    Fiquei ainda com melhor imagem do LJ no final do jogo. Foi bem visível a sua postura no final do jogo ao ensinar/trabalhar/moldar os jovens que tem à sua mercê, aquando da conversa que teve com Rúben Semedo, em jeito de raspanete, após a sua equipa ter goleado o Alba, pois não terá gostado do golo sofrido, e quer que a sua equipa, mesmo após uma goleada, melhore naquilo que correu menos bem.

    Tenho a dizer - TEMOS GRANDE TREINADOR!

    Um abraço,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também reparei no "pormaior" amigo Bernas!

      Como todo o bom pai deve fazer perante uam "traquinice" de um filho, o castigo deve ser curto, duro e... na hora, porque depois, bem depois... a "criança" já esqueceu a "asneira" que fez!...

      Abraço e SL

      Eliminar
  3. E sendo assim já sabemos o que nos espera...:

    Portugal x Suécia...

    Por curiosidade acertei em cheio...

    1º ...disse que seria Portugal o 1º a sair e depois...adivinhei que seria a Suécia o nosso adversário...!!

    Que dizer...?

    Com um seleccionador a inventar como habitualmente...não fico nada descansado...A ver vamos...!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou em pulgas, amigo Max! Com tal poder na sua mente, diga-me qual o próximo adversário na Taça de Portugal...

      Sobre as nossas perspectivas, já escrevi um novo post...

      Abraço e SL

      Eliminar
  4. Digo-lhe apenas...

    Que o próximo adversário será mais difícil e menos simpático do que o Alba...(mas que grande descoberta...!!)

    Mas é claro...é para superar...!!

    Sporting Sempre...!!

    SL

    ResponderEliminar
  5. Então "vou pensar nisso"...
    Para já pode estar descansado...que o Santa Maria não será certamente...!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Pode vir qualquer um, mas como disse Leonardo Jardim, que venha a Camacha...

    ResponderEliminar