sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O que me preocupa é o Sporting !...

Dura lex sed lex !...
Adivinhava-se isto !... A Sporting, SAD dificilmente poderia tomar uma atitude diferente. Nunca estará em causa a falha de Bojinov, quando nem terá sido ela a maior falha do Sporting na noite de ontem. Outros "monstros sagrados" do futebol mundial, já fizeram bastante pior, em jogos que nada tinham a ver com a importância que poderemos atribuir ao que ontem disputámos com a modesta equipa de Moreira de Cónegos. Lembro-me de Zico ter retirado a possibilidade ao seu Brasil de acrescentar mais um título mundial ao seu quase irrepetível palmarés.
O que tornou a atitude de Bojinov verdadeiramente lamentável e exige dos competentes responsáveis da SAD leonina uma severa e exemplar punição, foi o desrespeito que o búlgaro patenteou em relação, tanto às instruções do seu treinador, como em relação ao seu companheiro designado para a marcação do castigo máximo. Nada demoveu o egoísmo  de Bojinov: nem a reclamação do próprio Matias, nem a chamada de atenção que Elias ainda tentou. Terá naturalmente faltado ali, a palavra forte, inequívoca, irrefutável e inquestionável de uma capitão. Um Grande Capitão jamais permitiria aquela cena e mais não digo, porque ser capitão de uma equipa com a projecção do Sporting, não é só ostentar aquela braçadeira amarela. Mas essa outra terrível deficiência da equipa de Alvalade, não pode ser invocada pelo búlgaro como atenuante.
Pouco importará agora adivinhar o grau da punição que vai ser aplicada a Bojinov e se a Administração da SAD, em consonância com a equipa técnica, estará disposta a admitir a permanência do jogador no clube ou incumbirá Carlos Freitas de o colocar longe de Alvalade. Importante será cortar pela raíz este foco de indisciplina, que poderia revelar-se extremamente nocivo para a união do grupo. A dolorosa ablação de um menbro pode salvar o corpo de uma morte anunciada. Por mim, como adepto, confio tanto numa competente avaliação dos responsáveis, como na escolha do melhor caminho para o clube que, honestamente, é a única coisa que me preocupa.

Leoninamente,
Até à próxima

P.S. - O leão indomável que foi e é Iordanov, expressa aqui a mesma opinião que tenho!...

3 comentários:

  1. Querido Álamo,

    O que me parece lamentável é que os jogadores leoninos deixem de saber jogar/deixem de ter motivação, de um dia para o outro.
    O que se passa portas adentro do nosso clube? Não estará na hora de se apurar responsabilidades? Não creio que seja culpa do Treinador pois ele será o mais interessado em ter sucesso para poder partir para outra equipa mais credenciada/endinheirada logicamente.
    Se os jogadores são frágeis psicologicamente então que se contrate um bom especialista para resolver este problema mas, POR AMOR DE DEUS, resolvam isso rapidamente antes que o nosso clube desapareça.
    O castigo dado agora ao jogador e tornado público (sabe-se lá com que intenção) para gáudio dos nossos adversários, também não foi uma boa opção no que se refere ao voluntarismo do jogador que até poderia ter sido motivador em caso de sucesso. Infelizmente, nesta altura, nada corre bem ao nosso clube e este jogo também não foi excepção.

    Em dia de aniversários de familiares, encontrando-me num restaurante de Lisboa, verifiquei a alegria de muitos comensais na hora do fracasso de Bojinov. Nem conto como me senti mas o gelo foi total.

    Espero que o clube tenha GENTE à altura para dar a volta ao texto. ASSIM, NÃO!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Querida amiga,
    Estarei, quase pela certa, tão triste como tu. Com a equipa e com o treinador. Mas sou um defensor inveterado da disciplina e da solidariedade entre jogadores. A atitude de Bojinov não tem classificação. Matias também poderia ter falhado se o tivessem deixado marcar. Mas as probabilidades eram incomparavelmente menores, porque nunca falhou um penalty em jogos oficiais, quer pelo Sporting, quer pela selecção chilena, quer por todos os clubes onde jogou e lhe deram essa responsabilidade. Bojinov, desde o princípio da época, nem na sua própria sombra tem confiança. Que bicho lhe mordeu para afrontar o treinador e desrespeitar o seu companheiro?!... Mesmo que não falhasse, o que fez a Matias é inclassificável e deveria SEMPRE ser punido por isso. Nenhum "exército" funciona e vence batalhas e guerras, sem disciplina.
    Penso que o departamento de comunicação da SAD, ao contrário do clube, andou bem com os dois comunicados que emitiu até agora. Longe vão os tempos em que havia "maçãs podres" que vinham "vender" os segredos da caserna aos jornais. E se a ocasião faz o ladrão, manter o tabu por muitas horas seria convidar alguma "maçã tocada" que ainda possa lá ter ficado, a fazer exactamente o mesmo. Em comunicação, deve-se agir, nunca adiar, adiar, à espera da bondade dos momentos. E a reacção célere, curta, precisa e dura, dirá a quem ainda não percebeu, que o Sporting não brinca em serviço.
    Já no aspecto de rendimento e resultados, o assunto é mais preocupante. Tenho para mim que Domingos terá confiado demasiado na invulnerabilidade de Rinaudo e não preparou com tempo e segurança um plano B, que respondesse ao que acabou por acontecer. Lembras-te de eu vir aqui aborrecer-te a ti e a muitos sportinguistas, "barafustando" contra a macieza e pouca combatividade de André Santos?!... Lembras-te de eu dizer que Domingos tinha que fazer dele um homenzinho?!... Pois, tu não gostaste e outros sportinguistas disseram-me para calar a boca, que não eram coisas que se dissessem de um jogador do Sporting. Gostava de perguntar agora o que nos dói mais, se a dureza que usei com o André, ou o terramoto que desabou sobre nós?!...
    A equipa ficou orfã depois da lesão de Rinaudo e, de experiência em experiência, Domingos vem derretendo as parcas economias que amealhara. Oxalá me engane, mas as coisas só vão melhorar quando Fito regressar. É que Domingos, com toda a sagacidade que lhe reconheço, ainda não arranjou o antídoto para os "autocarros" e para o "veneno do contra-ataque".Bem sei que a defesa não ajuda, mas e o resto, porque não funciona nada nesta equipa. Sem Rinaudo ninguém funciona, ninguém pausa o jogo e escolhe o momento e o lado certo para atacar. É tudo ao molho e fé em Deus e a falta de resposta de Domingos preocupa-me. A menos que eu esteja a ver tudo ao contrário...
    Sobre o "goso" dos que nem nos podem ver, não ligues. Também convivo com exemplares desses e a minha resposta é 7-1!... Dizem que estou a desconversar, mas calam-se e eu fico esclarecido...
    Tem fé minha amiga, que melhores dias virão...
    Um beijinho e que tenhas tido um bom almoço.

    ResponderEliminar