segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O que Domingos pede a todos nós!!!...

Compreendo Domingos Paciência quando utiliza a alegoria em torno da papa Cerelac para significar a juventude da equipa do Sporting. Mais do que um mero exercício de retórica, o jogo de palavras que utilizou, encerra um poderoso alerta a todo o universo sportinguista, que muito provavelmente terá visto no jovem leão que está a fazer crescer, um poderoso adulto capaz de ultrapassar e vencer sem qualquer dificuldade, todos os obstáculos que se lhe depararem.
Porventura, Domingos Paciência terá pretendido, sem polémica e sem utilizar a figura do contraditório, serenar a exaltação de Godinho Lopes, rumo a um legítimo anseio de pluralizar os títulos para 2012.
A serenidade e o bom senso de Domingos constituem um património inestimável do Sporting. Tão poderoso como a sua competência e sagacidade. E é bom que as suas metáforas - e já não é a primeira que, subrepticiamente, introduz no discurso - sejam devidamente compreendidas pela nação leonina. A euforia e a pressa desmedidas são inimigas do sucesso, tanto no futebol como em qualquer outra actividade. Mais ainda quando os resultados resultam do esforço harmonioso e consistente de um colectivo formado há tão pouco tempo.
Pretender alcançar em semanas ou poucos meses, a solidez de estruturas que demoraram muitos anos a erguer e consolidadar, seria como pretender estabelecer a quadratura de um círculo de complexidades indecifráveis ou incógnitas insistematizáveis. O impossível não existe e os records apenas subsistem enquanto não forem ultrapassados. Mas a ultrapassagem de barreiras julgadas impossíveis e a fixação de novos limites no desempenho humano, sempre exigiu tempo e perseverança. Apenas e tão só o que Domingos Paciência pede a todos nós!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Subscrevo (se me autoriza...) a ideia expressa acerca da Cerelac...
    É isso mesmo...é um perigo pensar que já somos capazes de levar tudo à nossa frente...

    vamos com calma e pés assentes no chão...

    ResponderEliminar
  2. Caro MaximinoMartins,
    Está autorizada a subscrição da ideia, porque já somos dois a "pensar" que é um perigo pensar que já somos capazes de vencer tudo e todos!...
    Ser sportinguista é, para além de muitas coisas bonitas e que nos fazem felizes, ter os pés bem assentes no chão!... Por isso tenho passado os últimos meses a clamar por realismo e a aplaudir Domingos Paciência!... Até o nosso presidente pretende dar a ideia de que podemos saltar mais do que as nossas "pernas" permitem. Não lhe levo a mal, porque sei que busca com entusiasmo uma dinâmica que nos liberte daquele estado em que vivemos os últimos anos. Mas não altero a minha ideia de que devemos caminhar, com calma, com tempo e com noção das realidades.
    Um abraço

    ResponderEliminar