quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A defesa mais alta da Europa !...

Xandão na apresentação - in Record
No ano em que nasci, o Clube de Futebol "Os Belenenses", sagrou-se campeão nacional de futebol!... E ficaram célebres os três baluartes que a equipa apresentava na defesa. Capela, Vasco e Feliciano ficaram para sempre amarrados à história do simpático clube de Belém, por grossos cordões de fama. Eram as Torres de Belém e formaram o esteio do primeiro campeão que escapou à hegemonia dos três grandes.
Hoje o Sporting apresentou Xandão, brasileiro proveniente do S. Paulo, 23 anos, 1,93 e 88 kgs, que vem emprestado por 18 meses, com opção de compra de 3 milhões de euros.
O Sporting passa assim a ter no seu plantel aquela que parece ser a defesa mais alta e com mais peso da Europa. Domingos Paciência sempre pediu altura e envergadura atlética e dentro de duas ou três semanas - Xandão não estará fisicamente apto antes desse tempo - poderá começar a utilizar a dupla com que sempre sonhou e que só agora lhe foi colocada nas mãos. Contará o Sporting, à imagem do Belenenses de há quase 70 anos, com as suas Torres de Alvalade. Tudo aponta para que na segunda volta da Liga Sagres, a imponência destes atletas acabe de vez com as fragilidades no jogo aéreo que há tantos e tantos anos vinham levando ao desespero a dedicada massa adepta sportinguista.
A cumplicidade e as rotinas posicionais entre estes dois imponentes jogadores, não vão nascer do dia para a noite. Hão-de demorar o seu tempo, tanto o conhecimento mútuo, como o estabelecimento de um pacto defensivo entre estes atletas. Mas o jogo aéreo deixará de ser, definitivamente, o "handicap" com que os avançados adversários entravam em jogo. A partir de agora, os livres nas imediações da área ou os pontapés de canto, deixarão de ser meio-golo e solução simples para um jogo repleto de autocarros, com duas ou três saídas em contra-ataque visando esses mesmos livres e pontapés de canto. As Torres de Alvalade estarão lá para destroçar as veleidades a que se habituaram.
Rui Patrício, acompanhando de perto Domingos Paciência, vai viver os jogos de forma mais tranquila e resolverá com mais confiança e um grau de dificuldade menor, o trabalho que sobrar. E toda a equipa respirará de outra forma, consciente da segurança que passará a reinar na área.
Perguntar-se-à porque este aspecto não foi acautelado mais cedo?!... Pergunta fácil demais para as dificuldades de todos conhecidas. As oportunidades não andam por aí a oferecer-se, levam sempre muito tempo a descobrir e exigem um trabalho duro e competente para concretizar.
Mais do que olhar para trás, importará agora esperar pelo desenvolvimento do trabalho de Domingos Paciência e pela correspondente resposta dos jogadores. O plantel ficou teoricamente mais equilibrado e será espectável uma pronunciada melhoria, com a obtenção de resultados significativamente superiores à primeira volta. Por muito pequenos que sejam os passos, se o forem na direcção correcta, mais cedo que tarde o Sporting será o que todos desejamos!...

Leoninamente,
Até à próxima



Sem comentários:

Enviar um comentário