quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A verdadeira pedra de toque !!!...

Sporting e o Futuro
Quem acompanha com alguma atenção as especulações dos media e em particular dos três jornais desportivos, sobre o interesse dos grandes clubes europeus numa boa meia dúzia de jogadores do Sporting, não andará longe da verdade se pensar que tudo não passa do aproveitamento desses meios de informação, da excelente campanha que a equipa está a realizar, para debelar com eventuais aumentos de tiragens, o estrangulamento económico e financeiro que todos sem excepção atravessam. Mas no meio de todas essas eventuais e porventura famigeradas estratégias, alguma ponta de verdade haverá. Não fora assim e não assistiríamos, paralelamente, aos ecos que nos chegam de lá de fora, que acabam por confirmar algumas dessas especulações.
Temos assistido a notícias que nos dão conta dos mais diversificados interesses em Rui Patrício, João Pereira, Schaars, Wolfswinkel, Elias, Capel  e não há-de demorar muito que outros nomes não engrossem o extenso rol que por aí vai circulando. É o reflexo natural do desempenho de todos esses atletas, da forma, querer, confiança, alegria e combatividade que exibem. E nada disso deverá determinar em nós, sportinguistas, motivos sérios de preocupação e receio quanto ao futuro. Confirmará, pelo contrário, o acerto da política revolucionária que Godinho Lopes e os seus pares tem vindo a implementar num clube que, dolorosamente, outros haviam precipitado para o abismo, na ilusória convicção de que as medidas de contenção ensaiadas no passado recente, acabariam por salvar o clube. Não salvaram, nem salvariam nunca. A salvação económica e financeira de qualquer clube em Portugal e em qualquer outra parte do mundo, andará sempre indissociavelmente ligada ao sucesso desportivo que esse clube consiga alcançar.
Outra coisa será pensar que algum dia, todos ou grande parte dos atletas que vimos entrar pela porta dentro e que hoje por hoje serão a razão da nossa alegria e regozijo, vieram para ficar e ostentar orgulhosamente e para sempre o leão ao peito. Os tempos actuais são completamente diferentes dos tempos em que foram construídas as mais gloriosas páginas da história do Sporting. O mercado globalizou-se, os negócios ganharam complexidade e são sustentados por poderosos investidores que pretendem rentabilizar em tempo reduzido e em volume suficientemente palpável os seus investimentos. Ora isso só é conseguido com a circulação sistemática e acelerada dos objectos das suas aplicações financeiras.
Centrando-me de novo no Sporting, sem o retirar do contexto anterior, a nova política que Godinho Lopes estará a tentar implementar, implica ou exige mesmo, básica e necessariamente, dois suportes estruturais de qualidade e competência superiores: profundo conhecimento de mercado e direcção técnica de excelência! Foi por aí que o actual presidente do Sporting começou e não andarei muito longe da verdade se afirmar que dificilmente poderia ter escolhido melhor. Carlos Freitas e Domingos Paciência serão, com bastante mais certeza que dúvida, do melhor que existe no mundo, nas áreas que lhes foram incumbidas.
Enquanto Carlos Freitas, a preço compatível com as dificuldades do Sporting, trouxe para Alvalade uma nova estirpe de sementes, potencialmente geradoras de excelentes plantas, Domingos Paciência deu sequência ao "negócio" e cuidou com inteligência, zelo e competência de as fazer germinar, crescer e mostrar ao mercado, provocando neste o apetite ou mesmo voracidade a que começamos a assistir. Vamos nós, adeptos sportinguistas, começar agora a tremer com os "tubarões" que se perfilam para nos levar da horta o que de melhor ela começa a produzir?!... Nada disso amigos, pela simples razão de que Carlos Freitas não ficou a dormir à sombra da bananeira, depois de cumprida a primeira missão e enquanto Domingos Paciência trabalhava!...
Carlos Freitas conhece o mercado como poucos e já sabe o que vai acontecer a muitos dos jogadores que hoje brilham no Sporting. Já terá por um lado, em carteira, contactos, sondagens, propostas e quem sabe se compromissos e por outro lado, há muito que terá vindo a procurar alternativas para as potenciais saídas. Quando deparamos com a eventual e quase confirmada vinda para o Sporting, no início da próxima época, de dois atletas que actuam de momento no Brescia Calcio, talvez possamos compreender o que as mesmas significam.
Em conclusão, desejaria dizer que apenas uma dúvida perturba o meu pensamento. Quando virá Godinho Lopes informar os sportinguistas que os vínculos de Carlos Freitas e Domingos Paciência foram prolongados por mais um, dois ou três anos?!... Ele saberá melhor que nós e aguardará a melhor oportunidade. É absolutamente natural!... Mas será a verdadeira pedra de toque !!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário