sábado, 3 de dezembro de 2011

Que grande tramóia anda no ar !!!...

Está na forja a constituição das equipas B, em cinco clubes de top do futebol português, que se julga virão a ser colocadas, juntamente com a equipa B do Marítimo do Funchal que disputa a II Liga B,  na Liga de Honra (Orangina). Foi assunto que já trouxe aquiaqui, como modestas contribuições para que essa ideia seja rapidamente implementada. E entre todas as razões que aduzi, salientei a importância que a medida pode representar para o catapultar para níveis superiores de toda uma juventude carregada de talento, que vai sendo ignorada por esse país fora e de que o Mundial da Colômbia nos deu uma pequena amostra.
Mas enquanto as estruturas competentes e vários clubes nacionais, desenvolvem a ideia e tentam gerar consensos e unir esforços, no sentido de reerguer e dar suporte a uma formidável geração de jogadores portugueses, outros há que, atribuindo a si próprios o rótulo e a imagem do maior clube português, vão desenvolvendo políticas hipócritas e de bipolaridade confrangedora, dando ora no cravo ora na ferradura, conforme os benefícios do momento, ou das personalidades e interesses dos seus dirigentes.
Provavelmente julgarão estúpidos e desatentos todos os que não enverguem as suas camisolas, habituados que estão a uma reverenciosa genoflexão colectiva dos orgãos comunicacionais que lhes servem de suporte e propaganda. Estúpido e perigoso engano, porque nem todos os portugueses vestem as suas "gloriosas"(?) camisolas, e em Portugal, para além de "marrecos das costas e da mente", há muita gente que pensa pela sua cabeça e não precisa de usar óculos para ver tanto o perto como o longe.
Reparem nesta pequena lista de contratações estrangeiras, a que os pasquins do costume tem vindo a dar relevo, a conta gotas, para não se notar muito: Derlis González - Paraguai - 17 anos -  avançado,
Jim Varela - Uruguai -17 anos - médio, Élbio Alvarez - Uruguai - 17 anos - médio, Juan San Martin - Uruguai - 17 anos - avançado, Gianni Rodriguez - Uruguai - 17 anos - defesa direito, Gastón Silva - Uruguai - 17 anos - médio, João Mário - Guiné - 18 anos - avançado, Luciano Teixeira - Guiné - 18 anos - médio e finalmente - noticiado ontem - Victor Lindelof - Suécia - 17 anos - defesa direito.
Nove, são nove promessas estrangeiras, de tenra idade, cujas contratações, na sua grande maioria,  obrigaram a artifícios e fintas aos regulamentos da FIFA e cujo aproveitamento no clube só fará sentido, pelo volume e idade dos protagonistas, numa eventual equipa B. E é aqui que nasce a minha perplexidade: então é este o empurrão que se pretende dar a todo esse imenso lote de jovens promessas lusas?!... Então é assim que os arautos da verdade e do progresso do futebol português querem afirmar a sua boa intenção?!... Que grande tramóia anda no ar !!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário