sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Um Leão cada vez mais mandão... e correcto!!!...


«Há quem diga que não cometer faltas pode ser sinónimo de falta de agressividade. Contudo, o Sporting comprovou, diante do Young Boys, precisamente o contrário: é possível jogar dentro da lei, dominar o adversário e fundamentalmente vencer. É que frente aos suíços, os leões cometeram somente duas infracções, um novo mínimo nesta edição da Liga Europa e um recorde na era Amorim em Alvalade.

Apesar de o duelo ter sido disputado, aqui e ali, em alta intensidade, o francês Benoît Bastien, árbitro de 40 anos nomeado pela UEFA para o encontro no Estádio Wankdorf, só apitou a primeira falta contra os verdes e brancos já nos descontos da 1ª parte, em concreto ao terceiro minuto de compensação, cometida por Gyökeres sobre Blum. Já nos primeiros minutos da 2ª parte, mais uma, agora de Esgaio sobre Niasse... e por aí ficou, dado que não se registaram quaisquer outras infracções até final.

Um dado de certa forma atípico, mas que tem tudo a ver com o leão. No somatório de todas as partidas até à data disputadas na Liga Europa, o Sporting é uma das equipas que menos faltas comete (60) - naturalmente, se não tivermos em consideração aquelas que saíram da Champions para disputar o playoff. Com efeito, desde a fase de grupos, só o Olympiacos (49) ouviu menos apitos contra. Já no pólo oposto, os leões são os que mais... sofrem: já conquistaram 98 faltas, uma a mais do que o Marselha.

Como referido, este é um recorde (mínimo) em Alvalade não só desde que Amorim chegou ao clube, em Março de 2020, mas também desde 2018, período desde o qual são disponibilizadas as estatísticas pela Opta. Antes, contavam-se as cinco faltas contra o Boavista, no Bessa, a 17 de Setembro de 2022, jogo que o Sporting... perdeu (1-2).

Cada vez mais 'correctos'

Desde que assumiu as rédeas dos verdes e brancos, Amorim sempre sublinhou a importância do aspecto defensivo. E também através deste parâmetro é possível perceber que a equipa consegue cada vez mais controlar os adversários e, ao mesmo tempo, incorrer menos vezes em infracções.


Como se percebe pelo quadro acima apresentado, a cada época que passa o Sporting fica mais 'correcto'. Se na primeira época completa com Amorim no banco de suplentes o leão cometeu, na Liga, 15.3 faltas por jogo, na presente temporada conseguiu baixar bastante esse número, com 11.9 infracções por partida. A tendência verifica-se, também, lá fora, nomeadamente na Liga Europa: das 12.9 em 2019/20, hoje contam-se 8.6 por jogo.

Dundalk... ficou a zeros

A disciplina que o Sporting apresentou na Suíça é um dado de relevo e, como percebemos, poucas vezes antes visto, mas é preciso sublinhar que há quem leve, mesmo, a lei à risca. É o caso dos irlandeses do Dundalk, que ostentam o recorde da Liga Europa com... zero faltas cometidas, frente ao Arsenal, a 29 de Outubro de 2020. Segue-se o PAOK, com uma, diante do BATE Borisov, a 4 de Outubro de 2018. E depois, claro, o Sporting.

Já na Liga dos Campeões, o mínimo é repartido entre o Real Madrid e o Club Brugge, ambos com duas faltas cometidas, frente ao Shakhtar (19/10/2021) e Manchester City (3/11/2021), respectivamente.»
Por Ricardo Granada

Uma interessantíssima recolha do jornalista Record, Ricardo Granada, que merece a nossa atenção e aplauso. Afinal temos...

Um Leão cada vez mais mandão... e correcto!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário