domingo, 18 de fevereiro de 2024

Nem poderá ser de outro jeito!!!...

«Suplente em Berna, contra o Young Boys, Trincão deve recuperar amanhã em Moreira de Cónegos o lugar no onze do Sporting, em detrimento de Edwards. O duelo entre o extremo português, de 24 anos, e o criativo inglês, de 25, é nesta altura um dos mais interessantes do plantel, e a resposta de Edwards na Suíça deixa claro que ninguém quer facilitar a vida a Rúben Amorim.

Depois de um início muito aquém das expectativas, Trincão atravessa agora o melhor momento da época, o que se traduz não só em palavras ou sensações, mas em factos e números, nomeadamente na Liga, com um dado eloquente: leva 5 jogos consecutivos a marcar (Estoril, Chaves, Vizela, Casa Pia e Sp. Braga), num total de 6 golos (bisou com o Casa Pia), tendo feito ainda 2 assistências (Vizela e Sp. Braga) no mesmo intervalo. Nada mau para quem, até ao final de Dezembro, faturara apenas uma vez- (Dumiense) e não ia além de um passe para finalização (Farense).

Ora, reduzindo a análise seguinte ao campeonato, fruto desta sequência demolidora no arranque de 2024, o minhoto já apresenta argumentos capazes de rivalizar com Edwards, e até de inclinar o campo a seu favor. Apesar de ter o mesmo número de jogos (18), Trincão foi titular somente em 6 (contra 14) e tem pouco mais do que metade dos minutos (606’ para 1.142’) do concorrente. Ainda assim, já vale mais golos (8-7): apontou 6 e assistiu 2, enquanto o britânico assinou 4 e ofereceu 3. De resto, nos dados médios por 90 minutos, o ex-Barcelona também reclama vantagem em capítulos como o remate, o passe, os duelos ou os desarmes; Edwards destaca-se nos dribles, nas faltas e... nas oportunidades criadas.

Dois estilos em confronto: a vertigem de Trincão (cada vez mais participativo em acções defensivas) e a criatividade de Edwards (instrumental a desviar ‘autocarros’).

SAD pagou 10 M€ por 50% do passe

Trincão cumpre a sua segunda época no Sporting, mas primeira a título definitivo, após empréstimo do Barcelona em 2022/23. Para adquirir metade do passe do extremo, que assinou até 2027, a SAD leonina investiu um total de 10 milhões de euros: inicialmente, pagou 3 M€ pela cedência; quando a cláusula de compra se tornou obrigatória (bastava garantir a... permanência), a administração de Frederico Varandas desembolsou mais 7 milhões. Com 81 jogos e 20 golos, na soma das duas temporadas, Trincão foi apontado ao Marselha, em Janeiro. Amorim apontou de imediato para a cláusula de rescisão, que é de 60 milhões de euros.

Gyökeres tenta esticar melhor série da carreira

O bom momento de Trincão está diretamente ligado ao grande momento colectivo do Sporting que, ao cabo de 34 jogos oficiais, está a escassos 5 golos de alcançar a fronteira dos 100 golos! Se a recente explosão do camisola 17 acelerou este número, é preciso acrescentar que, nos últimos encontros, também não tem faltado pólvora ao principal artilheiro dos leões, pelo contrário. Ao marcar de penálti ao Young Boys, em Berna, na passada quinta-feira, Viktor Gyökeres não só atingiu uns galáticos 28 golos em 2023/24 como somou o quarto jogo consecutivo a marcar, depois de o ter feito a Sp. Braga (1), U. Leiria (2) e Casa Pia (2). Esta já é a melhor série de Gyökeres em Alvalade, igualando outra de 4 jogos no Coventry, em Setembro de 2021. Se fizer de novo o gosto ao pé frente ao Moreirense, amanhã, chegando às 5 partidas seguidas a facturar, o avançado sueco, de 25 anos, obtém a melhor sequência da carreira como sénior. Dos seus 16 golos na Liga, 5 foram apontados fora de casa.»
Por João Soares Ribeiro e Vítor Almeida Gonçalves

Amanhã já ficaremos a saber a decisão de Rúben Amorim! E até nem seria de admirar muito que jogassem ambos frente ao Moreirense! Importante será trazer os três pontos...

Nem poderá ser de outro jeito!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. O jogo de Edwards na Suiça foi um a acordar dele. Finalmente. Se dantes jogavam os dois e havia quem dissesse que "era jogar com menos jogadores" devido ao alheamento de ambos em longos minutos, agora já não será assim. Ainda bem.
    Saudações Leoninas, caro Álamo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o devido respeito pela opinião dos que terão dito "que era jogar com menos jogadores", continuo a acreditar que o "melhor diagnóstico" será sempre o de Amorim. E mais, acho que os eventuais sintomas dessa "presumível doença", a existirem, não deverão manter-se por muito tempo: Amorim não é "medico" para hesitar na "medicação!...
      Saudações Leoninas, caro Manuel

      Eliminar