«Suplente em Berna, contra o Young Boys, Trincão deve recuperar amanhã em Moreira de Cónegos o lugar no onze do Sporting, em detrimento de Edwards. O duelo entre o extremo português, de 24 anos, e o criativo inglês, de 25, é nesta altura um dos mais interessantes do plantel, e a resposta de Edwards na Suíça deixa claro que ninguém quer facilitar a vida a Rúben Amorim.
Depois de um início muito aquém das expectativas, Trincão atravessa agora o melhor momento da época, o que se traduz não só em palavras ou sensações, mas em factos e números, nomeadamente na Liga, com um dado eloquente: leva 5 jogos consecutivos a marcar (Estoril, Chaves, Vizela, Casa Pia e Sp. Braga), num total de 6 golos (bisou com o Casa Pia), tendo feito ainda 2 assistências (Vizela e Sp. Braga) no mesmo intervalo. Nada mau para quem, até ao final de Dezembro, faturara apenas uma vez- (Dumiense) e não ia além de um passe para finalização (Farense).
Ora, reduzindo a análise seguinte ao campeonato, fruto desta sequência demolidora no arranque de 2024, o minhoto já apresenta argumentos capazes de rivalizar com Edwards, e até de inclinar o campo a seu favor. Apesar de ter o mesmo número de jogos (18), Trincão foi titular somente em 6 (contra 14) e tem pouco mais do que metade dos minutos (606’ para 1.142’) do concorrente. Ainda assim, já vale mais golos (8-7): apontou 6 e assistiu 2, enquanto o britânico assinou 4 e ofereceu 3. De resto, nos dados médios por 90 minutos, o ex-Barcelona também reclama vantagem em capítulos como o remate, o passe, os duelos ou os desarmes; Edwards destaca-se nos dribles, nas faltas e... nas oportunidades criadas.
Dois estilos em confronto: a vertigem de Trincão (cada vez mais participativo em acções defensivas) e a criatividade de Edwards (instrumental a desviar ‘autocarros’).
SAD pagou 10 M€ por 50% do passe
Trincão cumpre a sua segunda época no Sporting, mas primeira a título definitivo, após empréstimo do Barcelona em 2022/23. Para adquirir metade do passe do extremo, que assinou até 2027, a SAD leonina investiu um total de 10 milhões de euros: inicialmente, pagou 3 M€ pela cedência; quando a cláusula de compra se tornou obrigatória (bastava garantir a... permanência), a administração de Frederico Varandas desembolsou mais 7 milhões. Com 81 jogos e 20 golos, na soma das duas temporadas, Trincão foi apontado ao Marselha, em Janeiro. Amorim apontou de imediato para a cláusula de rescisão, que é de 60 milhões de euros.
Gyökeres tenta esticar melhor série da carreira
O bom momento de Trincão está diretamente ligado ao grande momento colectivo do Sporting que, ao cabo de 34 jogos oficiais, está a escassos 5 golos de alcançar a fronteira dos 100 golos! Se a recente explosão do camisola 17 acelerou este número, é preciso acrescentar que, nos últimos encontros, também não tem faltado pólvora ao principal artilheiro dos leões, pelo contrário. Ao marcar de penálti ao Young Boys, em Berna, na passada quinta-feira, Viktor Gyökeres não só atingiu uns galáticos 28 golos em 2023/24 como somou o quarto jogo consecutivo a marcar, depois de o ter feito a Sp. Braga (1), U. Leiria (2) e Casa Pia (2). Esta já é a melhor série de Gyökeres em Alvalade, igualando outra de 4 jogos no Coventry, em Setembro de 2021. Se fizer de novo o gosto ao pé frente ao Moreirense, amanhã, chegando às 5 partidas seguidas a facturar, o avançado sueco, de 25 anos, obtém a melhor sequência da carreira como sénior. Dos seus 16 golos na Liga, 5 foram apontados fora de casa.»
Por João Soares Ribeiro e Vítor Almeida Gonçalves
Amanhã já ficaremos a saber a decisão de Rúben Amorim! E até nem seria de admirar muito que jogassem ambos frente ao Moreirense! Importante será trazer os três pontos...
Nem poderá ser de outro jeito!!!...
Leoninamente,
Até à próxima
O jogo de Edwards na Suiça foi um a acordar dele. Finalmente. Se dantes jogavam os dois e havia quem dissesse que "era jogar com menos jogadores" devido ao alheamento de ambos em longos minutos, agora já não será assim. Ainda bem.
ResponderEliminarSaudações Leoninas, caro Álamo
Com o devido respeito pela opinião dos que terão dito "que era jogar com menos jogadores", continuo a acreditar que o "melhor diagnóstico" será sempre o de Amorim. E mais, acho que os eventuais sintomas dessa "presumível doença", a existirem, não deverão manter-se por muito tempo: Amorim não é "medico" para hesitar na "medicação!...
EliminarSaudações Leoninas, caro Manuel