sábado, 17 de fevereiro de 2024

Rúben (Ferguson) Amorim!!!...


«Chegou a Alvalade como um furacão, em Março de 2020, depois de uma passagem não menos fulgurante pelo Sp. Braga. O primeiro impacto para o exterior foi o custo de uma aposta que se dizia arriscada, 10 milhões de euros, mas Amorim foi rápido a mudar o ângulo da questão: "E se corre bem?"

A pergunta ainda faz eco e tornou-se ainda mais desconcertante quando, passado pouco mais de um ano, em 2020/21, o ainda jovem e inexperiente técnico conquistou o título de campeão nacional, que escapava ao Sporting desde 2001/02. O resto... bem, o resto é história, e ela continua a ser contada, à medida que o tempo passa.

Esta segunda-feira, quando entrar em campo em Moreira de Cónegos e cumprir ‘aquele’ ritual de abrir uma garrafa de água, Rúben Amorim, de 39 anos, estará a fazer o seu jogo número 194 (consecutivo!) no banco do Sporting, ascendendo ao segundo lugar da lista de treinadores com mais partidas pelo clube de Alvalade.

Para já, iguala Paulo Bento, alguém que, curiosamente, tem grande significado no seu trajecto no futebol; e depois terá pela fente Joseph Szabo, nos seus (cada vez menos) inalcançáveis 327 jogos. O caminho ainda é longo (133 desafios) mas a vontade de ficar em Alvalade, dependente também da ambição de conquistar (mais) títulos, pode encurtar distâncias. Até 2026?

Alegrias, tristezas e futuro

Em declarações exclusivas a Record, no regresso de Berna, onde o Sporting bateu o Young Boys, Rúben Amorim não esconde o orgulho pela marca alcançada, mas não baixa a fasquia, pelo contrário. "Primeiro que tudo, ser o segundo treinador com mais jogos é um grande orgulho, ainda para mais num clube com a história do Sporting, com os treinadores que teve. Fico muito orgulhoso de chegar a este número de jogos", admite Amorim, ao nosso jornal, antes de responder ao que fica destes 4 anos no Sporting e ao que lhe falta ainda fazer.

"O que fica destes 4 anos são algumas alegrias, também alguma frustração e tristeza pelos objectivos que não conquistámos. Mas, acima de tudo, como equipa técnica e como treinador, demos o máximo, sempre, desde o primeiro dia. Acho que ajudámos o clube a crescer nestes 4 anos e estamos hoje num patamar diferente", sublinha. E prossegue: "O que falta fazer no Sporting é tudo. Porque quando treinamos um clube grande, tudo o que fizemos no passado já não conta e temos sempre tudo para fazer. Portanto, diria que o que falta fazer é tudo. E acho que essa é a ideia que temos de ter enquanto treinador de um clube como o Sporting", sublinha.

Um exemplo especial

Atingir o mesmo degrau de Paulo Bento na história do Sporting é, para Amorim, um momento especial. "Eu já o disse muitas vezes: foi um treinador muito importante para mim enquanto jogador de futebol, principalmente numa fase difícil da minha carreira. É um orgulho muito grande estar mais uma vez ligado a alguém como o míster Paulo Bento, pessoa com a qual eu me identifico muito, na forma de liderança. Temos feitios diferentes, obviamente, mas identifico-me em muita coisa com ele. É uma pessoa que eu vou admirar sempre, porque já conheço há muitos anos. A sorte que desejo para mim é a mesma que desejo ao míster Paulo Bento", conclui.

Pontos de contacto com o antecessor

O orgulho de ascender à altura de Paulo Bento leva Amorim a traçar pontos de contacto com o antecessor. "Se olharmos para os nossos trajectos enquanto treinadores do Sporting, conseguimos identificar várias, ou muitas, semelhanças, pelo momento em que entrámos no clube ou pela forma como demos seguimento ao ADN do Sporting, lançando jovens. Os nossos momentos eram difíceis para o clube e era mais do que uma opção. Mais do que uma ideia era também uma necessidade", diz-nos Rúben. A diferença para Bento está na famosa... estrelinha. "Difere apenas naquela pontinha de sorte que todos os treinadores têm de ter, e eu tenho muita, que foi a vitória no campeonato nacional. De resto, há mesmo muitas parecenças.
Por Vítor Almeida Gonçalves e João Soares Ribeiro

No coração de mais de 4 milhões de Sportinguistas...

Rúben (Ferguson) Amorim!!!...

Leoninamente, 
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário