quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Que vença o melhor futebol!!!...


Um dérbi de ideias e talento

«Sendo um desporto colectivo, a qualidade individual é a base do futebol. Durante anos as grandes equipas eram as que tinham melhores jogadores, mas o tempo acrescentou verdade tornada eterna: nada se consegue sem a coordenação de todos os elementos em jogo, o que reflecte o peso crescente de conceitos, métodos e estratégias na contribuição de cada um para a felicidade de todos. A perfeição só é possível dando homogeneidade às diferenças e tornando-as solúveis na acção.

Rúben Amorim apresentou um projecto, seguiu uma sensibilidade e respeitou os fundamentos históricos e culturais do clube; submeteu uma ideia a sufrágio, enquadrada pelo bom gosto, fê-la crescer, elevou níveis de confiança e construiu um império inesperado. À volta dele, o Sporting erigiu equipa que domina cada etapa do jogo, suas nuances tácticas e físicas; a melhor a defender e a atacar; a defender quando ataca e a atacar quando defende; cujo valor global é superior à soma das onze parcelas que a compõem. Ali, tudo obedece a um plano com sustentação metodológica; respeita a força do treino e a base científica na qual assenta o talento dos jogadores.

Aos 39 anos, Rúben triunfa por empirismo e estudo, porque credibiliza a teoria e a sustenta em permanência, com a preocupação de mobilizar os adeptos e chamá-los para o lado da equipa; por ter depurado o instinto na intervenção, através de liderança que confirma a excelência da relação com os jogadores; e porque continua a dar aulas de comunicação em cada conferência de Imprensa, sinal de que não tem pontos fracos na análise, na concepção e na intervenção. É um treinador completo. O Sporting é uma equipa sistematizada, com funções definidas, orientada por ordem apertada. Para isso, escolheu jogadores inteligentes, responsáveis e competentes, que acrescentaram espontaneidade e imprevisibilidade aos automatismos apreendidos, fazendo dos treinos aulas apetecíveis para quem nelas participa. O jogo é variado e atractivo, praticado por uma das tais equipas cuja essência é saber que a grandeza não está só em jogar por algo (a vitória) mas em fazê-lo por alguém (os adeptos).

De outra estirpe é o Benfica-2023/24, um conjunto menos atractivo, mergulhado na estranha realidade de ser posto em causa meses depois de levitar no reconhecimento unânime pela intervenção de quem trouxe inovação e poder ao futebol português. O ponto de comparação de Roger Schmidt, em impacto e influência, foi Sven-Goran Eriksson, o treinador mais marcante da história encarnada no último meio século. Exagero repetido agora, que escuta a descer os antónimos dos elogios gloriosos que ouviu na escalada para o topo da consideração nacional e até internacional.

A campanha encarnada tem sido mais sofrida, com decisões polémicas, alvo de críticas e consensos impossíveis. Mas a equipa está no topo da Liga, já conquistou a Supertaça e, eliminada na Champions, soube reinventar ilusões europeias, prova de que o esplendor pode ressurgir a qualquer momento. O Benfica vale mais pelo talento dos jogadores do que pela excelência de soluções abrangentes; ganha muitas vezes em esforço, sem entusiasmar ou servir de exemplo como equipa; é uma potência indiscutível que entra no último terço da época com assuntos pendentes, que a inferiorizam e lhe atrasam a afirmação plena.

O dérbi será um jogo entre dois exércitos de elite, que oscilará entre estilos, vocação e expressão distintas; orientado por ideias com mais ou menos peso colectivo e individual; por ordem e talento; disciplina e liberdade; responsabilidade e risco. Fará parar o país. É assim desde o primeiro dia, já lá vai mais de um século...»

Que vença o melhor futebol!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Orgulho!!!...


Sporting com mais uma estrondosa vitória rumo aos 'quartos' da Liga Europeia

«Depois do triunfo na Alemanha, o Sporting voltou a bater o pé ao Füchse Berlin, derrotando em casa (32-28) o líder da Bundesliga e actual detentor da Liga Europeia. E com esta vitória, os leões garantem já a qualificação para os quartos de final desta competição.

A formação de Ricardo Costa esteve na frente na maior parte do jogo, com os germânicos a reagirem na segunda parte, quando até chegaram a liderar. No entanto, o Sporting galvanizou-se e, com muita qualidade e atitude, voltou à dianteira e geriu a vantagem até ao fim.

Martim Costa, com 9 golos, foi o melhor marcador verde e branco.»

Orgulho!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Nem uma "jarrinha" para disfarçar!...


Fábio Veríssimo que, segundo Miguel Sousa Tavares, será "provavelmente, o pior da pior geração de árbitros de que se lembra", asserção que corroboro com aplauso, foi o árbitro nomeado para o Sporting-Benfica da 1.ª mão das meias-finais das Taça de Portugal (quinta-feira, 20H45).

Segundo o jornal Record, Pedro Martins e Hugo Marques serão os assistentes do encontro agendado para o Estádio de Alvalade e Hélder Malheiro o 4.º árbitro.

Fábio Melo (VAR) e João Bessa Silva (AVAR) completam a "filosófica" nomeação do excelso Conselho de Arbitragem, que continua quedo e mudo sobre o que todos vimos há dois dias em Vila do Conde.

Nem uma "jarrinha" para disfarçar!...

Leoninamente,
Até à próxima

Bronca mais que merecida!!!...

 Bronca mais que merecida!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Um valente pontapé no tabuleiro!!!...


A VARdade é deles?

«De vez em quando há arbitragens lesivas da verdade desportiva. Acontece com todos os emblemas e se a maior parte das vezes são os grandes os bafejados pela ‘sorte’, eis que aqui ou ali lhes toca a fava. Em Vila do Conde foi o Sporting a provar do veneno. É curioso como André Narciso e António Nobre foram os únicos árbitros do País que não conseguiram ver a falta sobre Pote antes do golo (primeiro do Rio Ave). Azar. Se foi outra coisa, as autoridades que investiguem. As do futebol ou outras. Os meus parabéns a Amorim pela reacção. Merecia melhores costas.

Se a falta sobre Pote teve influência apenas no jogo de Vila do Conde, a entrada de pitons sobre Trincão deixou mazelas maiores. É que além do penálti por marcar, o jogador leonino em melhor forma vê-se fora dos próximos jogos. Aqui o azar foi dele. Já os árbitros foram para casa pelo próprio pé. Custa-me muito quando um juiz faz vista grossa a entradas destas. Neste caso, dois.

É verdade que os portugueses começam a perder a fé no Ministério Público, tantos os processos em que acabam desmentidos pelos juízes. Mas pensei que num Estado de direito não era possível o que foi feito à filha de Francisco J. Marques. Lapso? Sem consequências? A sério?»

E tanto a "Dona Xepa" quanto a "Gaga", continuam incólumes, inimputáveis e inamovíveis nos seus postos! Tanto no Futebol quanto na Justiça, parece não haver "nem rei nem roque"! E menos ainda haverá quem demonstre ser capaz de dar...

Um valente pontapé no tabuleiro!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Preparem-se para mais!!!...


Francisco Trincão viu-se
 obrigado a sair aos 45’ no jogo com o Rio Ave, depois de um lance com Miguel Nóbrega, na grande área vila-condense, e que motivou polémica sobre possível grande penalidade por assinalar. O avançado leonino sofreu um forte e preocupante traumatismo no pé esquerdo. 
Felizmente, passadas 24 horas, a lesão parece não apresentar a gravidade que na ocasião aparentava e o jogador está em dúvida para o encontro com o Benfica, quinta-feira em Alvalade, na 1.ª mão das meias finais da Taça de Portugal. Não está descartada a possibilidade do talentoso avançado leonino poder ser opção para Amorim, certo é que, em caso de ausência, esta nunca será prolongada.

É o futebol que temos! Outra coisa não seria de esperar de uma dupla NN - Narciso e Nobre, Lda!...

"Eles andem aí"! E "encarniçados"!...

Preparem-se para mais!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Guarda-redes tem de ser prioridade em Alvalade!...


«Adán teve ontem uma noite para esquecer. O guarda-redes foi um dos ‘culpados’ pelo empate do Sporting frente ao Rio Ave, numa época em que já tem coleccionado alguns erros.

Na avaliação Record, o guardião teve mesmo nota 1, já que protagonizou uma "saída completamente fora de tempo – com o adversário a correr para a linha de fundo – e um penálti que (quase) matou a equipa. (Já antes) aos 30’, (tinha saído) mal e só não entregou outro golo por inépcia de Úmaro. Mal com a bola nos pés. Deu tudo menos segurança", pode ler-se na análise feita ao jogador.

Face ao momento actual do guardião, o nosso jornal esteve à conversa com Roberto Rivelino, treinador de guarda-redes do Fursan Hispania, dos Emirados Árabes Unidos, para perceber as razões que podem explicar o decréscimo de rendimento de Adán.

"A verdade é que logo no ano em que o Sporting foi campeão, eu já tinha identificado que o Adán estava num decréscimo de qualidade nas suas intervenções na última fase da época. O que é certo é que as temporadas que se seguiram vieram mostrar exactamente isso. Esta época está só a ser uma continuação do que foi a anterior e está num claro decréscimo de rendimento mas também de qualidade", começou por referir o técnico de guarda-redes, lembrando: "Estamos a falar de um guarda-redes que chegou a Portugal com um currículo bastante interessante. Um guarda-redes que foi contratado com as capacidades adequadas para o Sporting e para os objectivos do clube. Um guarda-redes inserido no modelo de jogo, com estatuto e mentalidade. Entretanto, fomos vendo que passou o ímpeto que trazia de Espanha, apesar de ser suplente no Atlético Madrid. Depois de ser tão preponderante, como nenhum outro guarda-redes foi nos últimos anos num campeonato ganho, acaba por sucumbir à estagnação. É um guarda-redes que tem de se lembrar das capacidades e da qualidade que tem porque apesar de tudo fisicamente está bem. Ontem expôs-se em demasia a coisas que não são da sua função."

Indo ainda mais a fundo na análise, Roberto Rivelino encontra explicação para tantos erros numa exposição desnecessária por parte do guardião espanhol.

"Os erros que tem cometido, não apenas nesta temporada, são erros padrão. O sistema táctico que o Sporting utiliza protege bastante o guarda-redes. É um dos sistemas tácticos em que o guarda-redes menos missões tem. Claro que o Adán tem sido exposto a várias coisas, mas tem conotações com o decréscimo de capacidades ou até mesmo de aptidão para executar. É natural da idade e dos contextos. Se formos ver a carreira do Adán, nunca foi um guarda-redes consistente, nem para lutar por títulos. Em condições normais estaria habilitado a jogar por um Sporting, um Benfica ou um FC Porto, mas tal não está a acontecer", elucidou.

No entanto, apesar de não ter ficado bem na fotografia, algo que já não é uma novidade em 2023/24, o especialista em treino de guarda-redes acredita que "não vai ficar afectado psicologicamente": "É um guarda-redes que, apesar de ser algo precipitado na baliza, a pessoa não será assim. Creio que ele mental e psicologicamente não liga muito às críticas e a um jogo menos conseguido. Pode ficar chateado e irritado, mas depois creio que não tem a carga cumulativa para essas situações."

Dérbi à vista e sem segurança

Na próxima quinta-feira o Sporting defronta o Benfica, em Alvalade, para a Taça de Portugal. Apesar de considerar que Adán não ficará afectado pelas críticas e pela má exibição, considera que não há segurança. Ainda assim, não prevê mexidas na baliza leonina.

"A aposta de Amorim deverá ser aquele que ele vê mais capacitado. Neste momento e num futuro próximo, continua a ser o Adán. Não considero que o Israel esteja preparado para assumir a titularidade da baliza do Sporting, seja no presente ou no futuro. É um guarda-redes que pelos padrões de qualidade tem capacidade para ser, no máximo, o terceiro guarda-redes do Sporting. Quando chegou tinha um potencial limitado e não se conseguiu desenvolver. É um guarda-redes de emergência", frisou Roberto Rivelino.

Ida ao mercado tem de ser prioridade

Não é uma novidade e é algo que já se falou no passado, da possibilidade do Sporting ir ao mercado contratar um guarda-redes.

"O Sporting já deveria ter ido ao mercado logo no fim da 1ª época para encontrar um guarda-redes que conseguisse competir com o Adán. A primeira renovação foi um momento de honra à gratidão que o futebol deve ter para com as pessoas, mas do plano estratégico não foi bem conseguida. Já se notava o declínio das capacidades que seria difícil de conter. O Sporting deveria ter alguém de igual ou melhor valor para lutar pelo lugar e pelo campeonato", atirou o técnico de guarda-redes do Fursan Hispania.»

Só eu sei quão doloroso é para mim trazer a este "cantinho de leoninidade" matéria tão melindrosa! Seja pelo papel agregador que, como Sportinguista que sou, me compete trazer sempre para aqui, seja pelo profundo respeito e admiração que nutro pelo grande treinador que é Rúben Amorim, do meu ponto de vista, um dos grandes responsáveis, embora não o único, pelo "renascimento" do Sporting!...

Mas parecer-me-á pura estultícia, continuar a malhar no ferro frio que o "dossier" Antonio Adán encerra, utilizando a estafada estratégia da avestruz e esperar que o tempo se venha a encarregar de o resolver...

Apesar de tudo, creio firmemente que até Rúben Amorim deverá ter levado ontem em Vila do Conde, o abanão final e que no final da época Hugo Viana passará a abraçar, para além de outros já em agenda, o novo "dossier" guarda-redes.

Porque as palavras de Roberto Rivelino, como André Zeferino hoje nos mostrou, parecem fazer todo o sentido. E para que "raramente nos enganemos e nunca tenhamos dúvidas", já nos basta o "velho senil de Boliqueime"!...

Guarda-redes tem de ser prioridade em Alvalade!...

Leoninamente,
Até à próxima

Imperdoáveis erros!!!...


Adán (1)
22J 22Gs
Saída completamente fora de tempo – com o adversário a correr para a linha de fundo – e um penálti que (quase) matou a equipa. Aos 30’, saiu mal e só não entregou outro golo por inépcia de Úmaro. Mal com a bola nos pés. Deu tudo menos segurança.

Nuno Santos (2)
21J 2G
Está na jogada do primeiro golo do Sporting. Borrou a pintura com o penálti infantil sobre Costinha.
(Dos jornais de hoje)

Não estiveram sós no lastimável empate de Vila do Conde. Mas ficarão na memória dos Sportinguistas como os principais responsáveis...

Imperdoáveis erros!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

domingo, 25 de fevereiro de 2024

Não será por atalhos destes que conseguiremos!!!...

"Foi muito duro, é claro que não estamos satisfeitos por marcar três golos e não ganhar o jogo. Isso não corresponde aos padrões do Sporting e temos de fazer melhor que isto. O futebol é um jogo de erros e hoje cometemos esses erros que nos custaram três golos. Houve vários jogos esta época em que não sofremos golos por isso posso dizer o que aconteceu aqui e em Guimarães não se pode repetir"

Tornou-se óbvio que perante tamanha oferta - e logo de dois penáltis, como se um já não bastasse! -, que equipa não aproveitaria?! O Sporting não jogou bem e a chuva nem uma única estrelinha deixou brilhar!!!...

Nada está perdido, mas...

Não será por atalhos destes que conseguiremos!!!... 

Leoninamente,
Até à próxima

Estaremos todos em Vila do Conde!!!...


De galochas, capucho, muito bem agasalhados e "bagaço" à mão... 

Estaremos todos em Vila do Conde!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

sábado, 24 de fevereiro de 2024

A coisa ainda vai ser pior!!!...


Reinventar

«Os clubes portugueses habituaram-se a perder os principais activos, que correm atrás de dinheiro e glória que não encontram por cá. Tem sido assim com os jogadores e, pontualmente, com treinadores. Rúben Amorim reafirma a cada intervenção pública o seu compromisso a longo prazo com o Sporting e acredito que não será o dinheiro o primeiro critério que o fará mudar de ares. Mas como se diz ‘não’ a um clube como o Liverpool? Será que Amorim, ou qualquer outro treinador do Mundo, consegue fazê-lo? Em futebol, não há insubstituíveis. Mas há uns mais fáceis de substituir do que os outros. Se algum Liverpool bater à porta de Amorim e Amorim a abrir, o Sporting terá de se reinventar. Com uma vantagem: fá-lo-á sobre fundações mais sólidas do que tinha há quatro anos...»

E se o Sporting, como todos os Sportinguistas desejam, conseguir ultrapassar o seu próximo obstáculo...

A coisa ainda vai ser pior!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Ninguém arreda pé!!!..."


"O Povo é sereno. É só fumaça...

Ninguém arreda pé!!!..."

Leoninamente,
Até à próxima

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Os Sportinguistas têm razões para acreditar!!!...

Gonçalo Inácio com De Ketelaere, dois jovens em destaque nas respectivas equipas

Sporting: é algo mais do que desforra

«O sorteio dos oitavos de final da Liga Europa ditou um reencontro entre Sporting e Atalanta, duas equipas que se cruzaram na fase de grupos da prova, com os italianos a garantir o primeiro lugar, tendo vencido o Sporting em Alvalade (1-2) e empatado em casa (1-1). Saldo negativo para os leões.

Mal se conheceu o emparelhamento dos jogos surgiram inúmeros comentários sobre a desforra leonina, mas, os jogos contra a equipa de Bérgamo ganham outra magnitude: vencendo, o Sporting sobe mais um degrau na escadaria rumo a um título que, não sendo o principal objectivo, reveste-se de grande importância, tal é a sede de conquista de troféus por parte dos leões, na personificação do treinador Rúben Amorim, que não tem escondido tal ambição...

Mas voltando à Atalanta. Estamos a falar de uma equipa que a nível de sistema é muito semelhante ao Sporting: usa três defesas, quatro médios e um tridente ofensivo, com Koopmeiners (com 9 golos marcados) nas costas de De Ketelaere (o melhor marcador da equipa, com 10 tentos) e Miranchuk, sem esquecer Lookman, que esteve em foco no CAN.

De realçar que, na corrente edição da Serie A, a equipa orientada por Gian Piero Gasperini, tem o terceiro ataque mais eficaz — 47 golos marcados —, atrás de Inter (59) e Milan (49), tendo ainda a quarta melhor defesa (23 sofridos).



Agora, cinco meses volvidos, há novo encontro, mas com algumas nuances: o Sporting tem melhorias a olhos vistos. A equipa encontrou o equilíbrio defensivo e o acerto ofensivo, com o inevitável Gyökeres a ser o homem do golo (29, cinco dos quais na Liga Europa), tem deixado os adeptos empolgados que, à semelhança do que tem vindo a acontecer, marcarão presença em força no incansável apoio, e, claro, está de olho na final em Dublin.»

Os Sportinguistas têm razões para acreditar!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

O resto não interessa!!!...


Adeus a um dos grandes

«Partiu Artur Jorge, um dos grandes nomes do futebol português, onde deixou marca indelével como jogador e treinador. Perdemos-lhe o rasto nos últimos anos, culpa nossa, não dele, mas ainda vamos a tempo de relembrar os feitos que espalhou por várias cores, seja pela arte de jogar, seja pela forma como liderou. Grande e inesquecível momento aquela conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus. Simplesmente brilhante.

Mas ontem foi também dia dos pequenos se fazerem grandes. Uma das fotos que faz a manchete do Record diz tudo sobre o que terá sentido João Neves após a passagem à fase seguinte em Toulouse. Todos sabemos quem quis homenagear, todos sabemos em quem pensava e todos vimos o carinho de António Silva. Bonito, muito.

Os leões não fizeram um grande jogo, mas seguem em frente com todo o mérito. Amorim ainda descansou algumas tropas e já pensa em Vila do Conde. Mas também há quem pense no treinador do Sporting, nomeadamente o Liverpool, que, caso falhe Xabi Alonso, pode virar-se para Alvalade.

O Sp. Braga teve o apuramento à mão e deixou-o fugir. Uma pena.»

O próximo passo é em Vila do Conde!...

O resto não interessa!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Amorim consegue "milagres"!...


Uma equipa é isto!

«... O Sporting continua a jogar o melhor futebol que se vê em Portugal. A continuar assim, vai dar uma grande alegria aos seus fiéis adeptos.

A forma como Gyokeres falou de Trincão na excelente entrevista ao Record era indício de que o Trincão dos treinos estava a querer entrar na equipa dos jogos. Quando se treina bem, as oportunidades para jogar aumentam e tendem a ser aproveitadas. O ‘semi-Futre’, como aqui foi apelidado quando chegou a Alvalade, está com um jogo mais simples, variado, agressivo e começa a pegar melhor na bola nos remates.

A forma como Trincão toca na bola, no movimento de remate, tem sido uma imperfeição que o excelente canhoto ainda não resolveu totalmente. Na maioria dos remates, a bola sai enrolada, sem atingir a velocidade necessária para fazer golo. Quando visa a baliza, Trincão parece ter medo de magoar a bola. Que remate, remate, remate, nos treinos – como Gyokeres elogiou na referida entrevista -. Um dia, os tiros aparecerão nos jogos. Para já, está com uma boa relação com a baliza, mesmo sem ter resolvido este defeito. É uma alegria ver um talento regressar ao único caminho que pode levar ao sucesso.»

Amorim consegue "milagres"!...

Leoninamente,
Até à próxima

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

112!!!...


A capa de jornal Record de hoje teria sempre que ficar registada por aqui, neste "cantinho de leoninidade", por me parecer da mais elementar justiça homenagear a figura de Morten Hjulmand, que considero um dos grandes responsáveis pelo equilíbrio e confiança que o Sporting vem patenteando em qualquer lugar onde se apresente!...

Todos serão importantes, os que defendem, os que constroem, os que marcam ou dão a marcar golos. Mas na minha opinião muito pessoal, o número que Morten deveria ostentar na camisola e calções deveria ser...
112!!!...
Leoninamente,
Até à próxima

Limpinho, limpinho!!!...


Limpinho, limpinho!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Leões imparáveis!!!..


«Inacreditável aquilo que o Sporting fez em casa do Fuchse Berlim!

Depois de terem chegado ao intervalo a perder por seis (19-13), o Sporting fez uma segunda parte incrível e ganhou ao líder da Bundesliga e vice-campeão do Mundo de clubes.

Martim Costa marcou 12 golos e foi a grande figura de uma das maiores vitórias da história do andebol nacional, que continua a mostrar sinais de um crescimento sustentado.

Mesmo com uma primeira parte assim?

Para se perceber a dimensão da vitória da equipa de Ricardo Costa, deve recordar-se que o Sporting jogou em casa do líder do melhor campeonato do Mundo, o alemão, diante do detentor da Liga Europeia e actual vice-campeão do mundial de clubes.

E se isso não fosse suficiente para tornar a missão quase impossível, os leões fizeram uma primeira parte com demasiadas falhas técnicas no ataque, que foram castigadas pelos alemães, que chegaram ao intervalo a vencer por seis golos de diferença (19-13).

Mathias Gidsel mostrou a razão pela qual é considerado o melhor andebolista da actualidade, jogou, fez jogar e destruiu a defesa leonina nos primeiros 30 minutos.

Mas depois veio a alma. E um Martim Costa que está a fazer uma época extraordinária e que parece imparável no um contra um. Juntou-se-lhe ainda Leo Maciel com seis defesas, o que resultou numa 2.ª parte perfeita dos leões.

Porque além de ter encontrado quase sempre soluções ofensivas - muitas vezes graças à qualidade individual de Martim e Kiko Costa, mas também de Natan Suárez - o Sporting conseguiu parar o ataque do Fuchse. E isso é dizer muito! Ricardo Costa aumentou a pressão a Gidsel para lhe cortar o espaço e a profundidade da defesa leonina provocou inúmeros erros ao ataque germânico que resultaram em contra-ataques decisivos para a equipa portuguesa.

No momento decisivo, e se já tinha feito um jogo memorável até ali, Martim Costa apareceu a resolver todos os problemas ofensivos. Marcou sete dos últimos nove golos dos leões, incluindo os últimos três, o derradeiro deles a oito segundos do final.

Que noite em Berlim! O muro caiu mesmo aos pés do leão.

O triunfo não vale um título. Dá apenas a liderarança do grupo IV, com os mesmos seis pontos que o Fuchse Berlim, uma semana antes de novo encontro, agora no Pavilhão João Rocha. Mas é uma vitória que tem de entrar para a galeria das mais notáveis em termos de clubes portugueses. E elas têm sido muitas nos anos recentes...»

Que orgulho!...

Leões imparáveis!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Como se há muito não conhecêssemos essa besta careca!...


Competência e deselegância


«O Sporting voltou a apanhar o Benfica na liderança, mantendo o jogo a mais, com uma vitória tranquila, mesmo se menos espampanante do que outras mais recentes. A equipa de Amorim foi competente e segue em frente numa série de jogos complicada, com o Young Boys já aí à porta. A liga vai longa e equilibrada e todos os pontos contam. Confesso que esperava mais do Moreirense, não por obrigação, mas porque o campo não é fácil para ninguém e a formação orientada por Borges já fez melhor.

Nélson Veríssimo, Jorge Jesus, Rúben Amorim, Marko Nikolic, Yuri Semin, David Moyes, Luciano Spalletti, Stefano Vecchi, Stefano Pioli, Frank de Boer, Marco Silva, José Couceiro, Abel Ferreira, Jesualdo Ferreira, José Dominguez, Oceano, Domingos Paciência, Fernando Santos e Roberto Martínez: Nas palavras de João Mário, Roger Schmidt é o primeiro treinador que considera excelente como técnico e como homem. Não sei em que categorias encaixa todos estes nomes que o treinaram, mas sei que esta é uma resposta, no mínimo, deselegante para muitos dos que ali estão. Não havia necessidade. Feio.

Um forte abraço a João Neves, António Silva e Zaidu. Força!»

Como se há muito não conhecêssemos essa besta careca!...

Leoninamente,
Até à próxima

Nem que sejam por meio a zero!!!...



Vitórias, sempre vitórias...

Nem que sejam por meio a zero!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Temos pena!!!...


Melhor em campo: Francisco Trincão

«Sedutor. Vestir de preto significa que somos atraentes, confiantes, misteriosos e independentes. Ontem, na estreia de um leão com um novo fato, o esquerdino, que atravessa uma das melhores (senão a melhor…) fases desde que chegou a Alvalade, foi tudo isto e muito mais. Elegante na forma como tratou a bola nos lances de bola parada (foi ele que apontou o canto no golo de Morita), arrojado e explosivo nas bombas que Kewin defendeu (11’ e 90+5’) e, por fim, meticuloso na forma como desenhou e assistiu Pedro Gonçalves para o segundo dos leões, Inegável: Trincão foi a quem assentou melhor esta nova indumentária leonina...»

Gostei. Gostaram todos os leões! Mas... terá havido quem não gostou mesmo nada que não nos acontecesse o mesmo que a eles!...

Temos pena!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Nada de novo sobre o fosso!...


«A complexidade da obra tem vindo a manter o plano em lume brando e sob grande sigilo mas, como Record antecipou há já quase 3 anos, o fecho do fosso do Estádio de Alvalade deverá ser uma realidade até ao final do mandato de Frederico Varandas, em 2026.

Já com muito trabalho realizado na 'sombra', a administração da SAD continua a desenvolver esforços no sentido de encontrar a melhor solução em termos técnicos e operacionais para eliminar o corredor que separa a bancada do relvado, acautelando questões logísticas e de segurança. O projecto faz parte de uma intervenção mais vasta no José Alvalade, que a actual estrutura directiva está empenhada em levar a cabo com o objectivo de melhorar a experiência dos adeptos (e vale a pena lembrar os vários incidentes aí ocorridos, resultantes da queda de espectadores) e não menos de modernizar as instalações do recinto (que completou 20 anos no passado dia 6 de Agosto, quase sem upgrades anteriores a 2018).

O tema do fecho do fosso reentrou ontem na agenda mediática depois de uma conta na rede social 'X' ter revelado alegados pormenores sobre a intervenção, desde logo que o mesmo será para concretizar no final desta época, "após o último jogo em Alvalade", implicando o rebaixamento do relvado em "cerca de 60 centímetros." "Existem várias versões a circular em Alvalade. Há quem diga que será rebaixado 1,5 metros, outros 1 metro, outras com os 60 centímetros que falei", publicou o 'Rumores Sporting'.

Capacidade e direitos

Segundo Record apurou, o formato não está ainda totalmente fechado, pois depende de questões técnicas que continuam a ser avaliadas. Uma das principais questões prende-se com o impacto na capacidade do estádio, que é hoje de 50.095 lugares. O fecho do fosso deverá permitir a criação de novas filas de cadeiras perto do relvado, estimando-se, com base em anteriores projecções, um acréscimo entre os 2 mil e os 5 mil lugares.

A complexidade da obra está igualmente relacionada com o seu elevado custo (a troca das cadeiras, a título de exemplo, ascendeu a gastos na ordem de 1,5 milhões de euros). De resto, poderá também ser necessário ultrapassar questões relacionadas com o código dos direitos de autor, junto do arquitecto responsável pelo projecto original, Tomás Taveira.

Certo é que a administração de Frederico Varandas está a trabalhar activamente nesta frente e, ao dia de hoje, é possível renovar a informação que avançámos em Abril de 2021: o fosso do Estádio de Alvalade é para fechar.

Ideia original era continuar a receber grandes concertos

Em entrevista a Record, no âmbito dos 20 anos de Alvalade, o ex-presidente Godinho Lopes, co-responsável pela obra, explicou que o fosso serviria para que "entrasse equipamento de grande dimensão" no recinto, permitindo ao clube "continuar a realizar" grandes concertos, como no antigo Alvalade. "Toda a modernização da infraestrutura é decisiva, para adaptar o estádio a uma nova geração e tornar, cada vez mais, apetecível ir a Alvalade, além do jogo propriamente dito", dizia Godinho Lopes ao nosso jornal, em Agosto. Este esforço para melhorar a experiência dos adeptos e modernizar as instalações já levou, no consulado de Frederico Varandas, à troca das cadeiras coloridas por verdes. Os azulejos que revestiam o complexo também foram removidos, nomeadamente nas caixas dos elevadores, no Multidesportivo e na cintura superior, zonas que também vão ser pintadas de verde. A Cidade Sporting trouxe um conjunto de novos espaços.»
Por Vítor Almeida Gonçalves

Afinal as expectativas saíram defraudadas: apenas o sensacionalismo da capa de Record... 

Nada de novo sobre o fosso!...

Leoninamente,
Até à próxima

Os Sportinguistas estão em pulgas!!!...


Claro que o jogo de logo à noite em Moreira dos Cónegos é importantíssimo, muito particularmente pelo decisivo impulso que pode trazer à efectiva candidatura do Sporting ao tão desejado título de campeão!...

Mas o que dizer sobre a notícia (?) que o Record coloca na sua capa de hoje, sobre "SAD avança para fecho do fosso em Alvalade"?!...

Até este momento, nada foi ainda adiantado!...

Os Sportinguistas estão em pulgas!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Só a vitória interessa!!!...


A classificação da nossa I Liga, tal como a de qualquer outra liga, tem vida própria e alterações sucessivas consoante as muitas e inusitadas situações que na competição vão acontecendo até ao seu epílogo. E surge por vezes ante os nossos olhos com a tremenda carga de ironia com que, por exemplo, durante o dia de hoje nos vem sendo dado verificar!...

Que os nossos bravos leões, logo à noite no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, bem como no dia em que forem chamados a defrontar no Estádio Municipal de Famalicão, a turma local, em jogo adiado por razões que nos foram completamente alheias, não se esqueçam de combater e vencer a tremenda ironia que nos tem arredado da justa liderança desta competição, na qual vimos afirmando de forma inequívoca e inquestionável a superioridade do grande Sporting Clube de Portugal!...

Força Leões...

Só a vitória interessa!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

domingo, 18 de fevereiro de 2024

Nem poderá ser de outro jeito!!!...

«Suplente em Berna, contra o Young Boys, Trincão deve recuperar amanhã em Moreira de Cónegos o lugar no onze do Sporting, em detrimento de Edwards. O duelo entre o extremo português, de 24 anos, e o criativo inglês, de 25, é nesta altura um dos mais interessantes do plantel, e a resposta de Edwards na Suíça deixa claro que ninguém quer facilitar a vida a Rúben Amorim.

Depois de um início muito aquém das expectativas, Trincão atravessa agora o melhor momento da época, o que se traduz não só em palavras ou sensações, mas em factos e números, nomeadamente na Liga, com um dado eloquente: leva 5 jogos consecutivos a marcar (Estoril, Chaves, Vizela, Casa Pia e Sp. Braga), num total de 6 golos (bisou com o Casa Pia), tendo feito ainda 2 assistências (Vizela e Sp. Braga) no mesmo intervalo. Nada mau para quem, até ao final de Dezembro, faturara apenas uma vez- (Dumiense) e não ia além de um passe para finalização (Farense).

Ora, reduzindo a análise seguinte ao campeonato, fruto desta sequência demolidora no arranque de 2024, o minhoto já apresenta argumentos capazes de rivalizar com Edwards, e até de inclinar o campo a seu favor. Apesar de ter o mesmo número de jogos (18), Trincão foi titular somente em 6 (contra 14) e tem pouco mais do que metade dos minutos (606’ para 1.142’) do concorrente. Ainda assim, já vale mais golos (8-7): apontou 6 e assistiu 2, enquanto o britânico assinou 4 e ofereceu 3. De resto, nos dados médios por 90 minutos, o ex-Barcelona também reclama vantagem em capítulos como o remate, o passe, os duelos ou os desarmes; Edwards destaca-se nos dribles, nas faltas e... nas oportunidades criadas.

Dois estilos em confronto: a vertigem de Trincão (cada vez mais participativo em acções defensivas) e a criatividade de Edwards (instrumental a desviar ‘autocarros’).

SAD pagou 10 M€ por 50% do passe

Trincão cumpre a sua segunda época no Sporting, mas primeira a título definitivo, após empréstimo do Barcelona em 2022/23. Para adquirir metade do passe do extremo, que assinou até 2027, a SAD leonina investiu um total de 10 milhões de euros: inicialmente, pagou 3 M€ pela cedência; quando a cláusula de compra se tornou obrigatória (bastava garantir a... permanência), a administração de Frederico Varandas desembolsou mais 7 milhões. Com 81 jogos e 20 golos, na soma das duas temporadas, Trincão foi apontado ao Marselha, em Janeiro. Amorim apontou de imediato para a cláusula de rescisão, que é de 60 milhões de euros.

Gyökeres tenta esticar melhor série da carreira

O bom momento de Trincão está diretamente ligado ao grande momento colectivo do Sporting que, ao cabo de 34 jogos oficiais, está a escassos 5 golos de alcançar a fronteira dos 100 golos! Se a recente explosão do camisola 17 acelerou este número, é preciso acrescentar que, nos últimos encontros, também não tem faltado pólvora ao principal artilheiro dos leões, pelo contrário. Ao marcar de penálti ao Young Boys, em Berna, na passada quinta-feira, Viktor Gyökeres não só atingiu uns galáticos 28 golos em 2023/24 como somou o quarto jogo consecutivo a marcar, depois de o ter feito a Sp. Braga (1), U. Leiria (2) e Casa Pia (2). Esta já é a melhor série de Gyökeres em Alvalade, igualando outra de 4 jogos no Coventry, em Setembro de 2021. Se fizer de novo o gosto ao pé frente ao Moreirense, amanhã, chegando às 5 partidas seguidas a facturar, o avançado sueco, de 25 anos, obtém a melhor sequência da carreira como sénior. Dos seus 16 golos na Liga, 5 foram apontados fora de casa.»
Por João Soares Ribeiro e Vítor Almeida Gonçalves

Amanhã já ficaremos a saber a decisão de Rúben Amorim! E até nem seria de admirar muito que jogassem ambos frente ao Moreirense! Importante será trazer os três pontos...

Nem poderá ser de outro jeito!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

sábado, 17 de fevereiro de 2024

Golear começa a ser um "estado de alma"!...


«Terminou o dérbi no Pavilhão João Rocha, com uma goleada do Sporting ao Benfica por 7-3, em jogo a contar para a 15.ª jornada do campeonato nacional de futsal. As águias até começaram melhor, com Chishkala a abrir o marcador ao minuto 8. Os leões responderam logo de seguida por Pauleta, que restabeleceu o empate poucos segundos depois. Aos 13', Zicky Té mostrava-se aos adeptos e colocava o Sporting pela primeira vez na frente do marcador.

A segunda parte arrancou com uma expulsão de Diego Nunes (22') e seguiu-se um ritmo frenético de golos. Aos 23', Tomás Paçó colocou o seu nome na lista de marcadores e deixou o Sporting pela primeira vez com dois golos de vantagem. O minuto 24 ficou marcado por quatro golos (dois para cada lado). Tatinho e Tomás Paçó fecharam as contas do resultado ao minuto 29, com o 7-3 final.

Com este resultado, o Benfica segue no 3.º lugar, mas agora a 11 pontos do Sporting, que segue na vice-liderança da prova, a dois pontos do líder Sp. Braga/AAUM.»

Golear começa a ser um "estado de alma"!...

Leoninamente,
Até à próxima

Parabéns Diogo Matos Ribeiro!!!...


Não posso, não devo, nem quero deixar de assinalar o extraordinário feito do jovem conimbricense de 19 anos, Diogo Ribeiro, nos campeonatos mundiais de natação a decorrer no Qatar, ao arrecadar para Portugal duas medalhas de ouro nas provas de 50 e 100 metros, no estilo mariposa, batendo simultaneamente em ambas as provas os redordes nacionais!...

Parabéns Diogo Matos Ribeiro!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sempre na nossa memória!...



«A carreira de Paulo Bento está fortemente ligada ao Sporting, onde foi campeão como jogador e, posteriormente, conquistou duas Taças de Portugal e duas Supertaças como técnico. Esta experiência permitiu-lhe conhecer os bastidores de Alvalade e, sem hesitar, partilha o êxito desta marca do técnico com Frederico Varandas e Hugo Viana.

"O Rúben Amorim ajudou o Sporting a ser campeão na sua primeira época completa, mas igualmente importantes foram as pessoas de quem se rodeou... O presidente e o Hugo Viana foram extremamente importantes", garantiu o técnico, de 54 anos, que destacou a coragem de Frederico Varandas nos momentos mais conturbados: "Foi um presidente que afastou quem tinha de afastar e isso faz-me lembrar uma frase que disse anteriormente: ‘60 mil são mais importantes do que 6 mil’. A esmagadora maioria dos sócios e simpatizantes do Sporting são fiéis, educados, têm carisma e sabem respeitar quem trabalha em prol do clube. Separando o trigo do joio, as coisas ficaram mais fáceis."

Assegurando que esta estabilidade tem sido fundamental para a longevidade de Amorim em Alvalade, Paulo Bento assinalou: "Fazer sentir aos jogadores que ‘naquele não se mexe’ permite uma liderança diferente."»
Por João Soares Ribeiro e Vítor Almeida Gonçalves

A imagem de seriedade e verticalidade que Pauo Bento deixou em Alvalade... 

Sempre na nossa memória!...

Leoninamente,
Até à próxima