quinta-feira, 12 de agosto de 2021

A constância é mais importante que o fulgor do arranque!...


Sucesso do campo mata oposição

«Quem lê esta coluna sabe que não é nenhuma surpresa para mim a qualidade de João Mário, que rendeu 40 milhões ao Sporting e alguns rapidamente se esqueceram disso, e o pegar de estaca que iria acontecer no Benfica. Jornalistas que o conhecem pessoalmente, falam da sua inteligência acima da média acompanhada de uma sobriedade rara entre futebolistas. É fácil de compreender que esta era a peça essencial que faltou a Jorge Jesus no ano transacto, quando se desbarataram 100 milhões para uma mão cheia de nada.

Não sei se é verdade, como li ontem, que Frederico Varandas está incomodado com o arranque maravilha na Luz, mas todos sabemos - pelo menos quem não é cartilheiro nem invertebrado seguidista - que João Mário esperou por uma proposta efectiva e apaixonada do Sporting antes de rumar para o rival. Se para ali foi, é porque os leões não se chegaram à frente e a contenda contratual com o Inter (a rescisão é uma aldrabice jurídica) só pode ser dirimida em tribunal. Em Alvalade, contudo, moram Matheus Nunes, Daniel Bragança e Ugarte, magníficas opções para suprir a lacuna do antigo 8. Grave e um perigoso drama para Varandas, só a saída de Ruben Amorim e não a perda de um jogador. A continuidade do treinador é a garantia que o Sporting vai andar lá em cima.

Há um ano, a propaganda encarnada, para justificar um investimento milionário com laivos de suspeição num jovem uruguaio adquirido na segunda divisão espanhola, tentou mostrar que Darwin Nuñez era um galáctico. Agora, parece que o Benfica se quer ver livre dele mas só o modesto Brighton mostrou interesse. E ainda veio mais Yaremchuk para somar a Carlos Vinícius, Seferovic, Gonçalo Ramos, Waldschmidt e Rodrigo Pinho. Assim fica provada a diferença entre um valor seguro e um embuste. João Mário sabe tudo sobre o jogo, marca o ritmo, como um maestro ergue a batuta e comanda a dinâmica, não engana, a classe não tem preço, é um valor seguro. A espalhafatosa compra de Darwin era, afinal, pechisbeque, um embuste.

João Mário (com Jorge Jesus) será a peça-chave para as eleições de Outubro. Voltemos outra vez ao ano passado. Início de temporada, expectativas baixas, Varandas no Sporting a ser contestado pela oposição. Depois, cada conferência de imprensa de Ruben Amorim, cada golo de Pote e cada vitória sobre vitória de um grupo de trabalho unido e com muita alma, ia silenciando os contestatários que hoje praticamente não existem. Nesta temporada, o Benfica decapitado do seu presidente eleito, obrigado a lavar a cara de uma crise moral de danos reputacionais elevadissimos, vivia um clima de faca na liga, com movimentações próprias de abutres aquando de actos eleitorais, com possíveis candidatos a virem à tona e a pôr-se em causa o "herdeiro" Rui Costa que é no seu benfiquismo inquestionável. Até virem os resultados, com o promissor esmagamento do Spartak de Moscovo e exibição segura em Moreira de Cónegos nunca mais vi nem ouvi Noronha Lopes. Nos dois casos, a evidência clara que a vertente desportiva é que conta, as vitórias unem e solidificam lideranças porque os adeptos só querem ganhar. O sucesso no campo mata qualquer oposição. Varandas e Rui Costa por estes dias dormem tranquilos.»

Guardo para mim a explicação do facto de Rui Calafate se ter esquivado, elegante e racionalmente deverei acrescentar, a desenvolver o tema de "os leões não se terem chegado à frente no caso João Mário", embora julgue que, subrepticiamente, o terá explicado logo a seguir e ainda dentro do mesmo parágrafo. Serão formas que cada um, legitimamente, poderá usar sempre que lhe aprouver. Mas, mesmo racionalmente, não serei capaz de entender o recurso ao "incómodo de Varandas com o arranque maravilha na Luz" lido por aí algures, sendo para mais de veracidade duvidosa.

Tenho para mim que o tempo e os resultados se encarregarão de explicar a decisão de Varandas que, terei muito poucas dúvidas, não terá sido fumo exclusivo da sua chaminé. Entendo que só o saberemos quando acalmar o pó...

A constância é mais importante que o fulgor do arranque!...

Leoninamente,
Até à próxima

12 comentários:

  1. Se JM tivesse ficado o meio campo titular seria outra vez João Mário + Palhinha. Todos sabemos isso. O que acontece é que no Sporting temos substitutos de bom nível embora sem a experiência de JM, enquanto no Benfica não. A paixão do Sporting por JM foi directamente proporcional à que o Benfica demonstrou em te-lo nas suas fileiras. Acabada a paixão, ficou o amor. JM não decidiu por paixão, decidiu por amor..dizem que nos casamentos também é assim. Vá lá que não foi por interesse. O alarme provocado em Varandas é porque o presidente do Sporting percebeu que está a perder o jeito para o diagnóstico. Ele estava convencido que JM tinha ido para o Benfica por interesse, quando afinal foi por amor. A paixão,, essa, consolemo-nos, ficou para o Sporting. Eles querem levar Rúben Amorim, mas eu tenho cá banireis que RA até quererá treinar o Benfica, mas depois de provar em Alvalade que o único rival à altura no campeonato não mora na Luz. SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o devido respeito pela opinião do caro João Gil, creio que me permitirá discordar da análise expressa no seu comentário. Penso, e em cada dia que passa mais reforço a minha opinião, que JM foi para o Benfica porque o Sporting - na pessoa de Varandas e não só, segundo essa mesma opinião! - não quis que continuasse em Alvalade.
      SL

      Eliminar
  2. Dar 2 ML€ limpos a JM?
    Quanto não se teria de dar a Palhinha, Pedro Gonçalves e Coates?
    O Sporting não descobriu nenhuma mina de ouro.
    Há males que vem por bem, este será o ano do "menino do Rio".

    ResponderEliminar
  3. JM é um óptimo jogador…
    Todos sabemos isso…
    Simplesmente…o Sporting não podia gastar com o JM 4 milhões por ano…( 2 para ele + 2 para impostos)…
    Vamos continuar a jogar com 11 e o resto… “ é conversa fiada..”…
    E mais…
    Nem “ daremos pela sua falta…”

    Sporting Sempre…!

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto de ler o que escreve Rui Calafate (e tenho muita pena que não possa estar ao serviço efectivo do Sporting, na função em que é especialista), mas não posso concordar com esta frase: "João Mário esperou por uma proposta efectiva e apaixonada do Sporting antes de rumar para o rival."
    Eu não apoiei Varandas, mas reconheço tudo mérito ao presidente Frederico Varandas (FV) e à sua equipa no sucesso desportivo alcançado na época que terminou - e que já nesta conheceu sucesso na supertaça - e, embora nem sempre concordando com as suas decisões, nesta de João Mário (JM) tenho de vir em sua defesa. A fazer fé em tudo o que se publicou na comunicação social (CI) e nas redes sociais, os factos expostos foram:
    - conquistado o título de campeão, não me recordo se logo após a vitória frente ao Boavista, ou no final do jogo com o Marítimo, Rúben Amorim (RA) foi taxativo quanto às posições que era necessário acautelar e não se referiu ao JM;
    - foi público o interesse do Sporting em manter JM e foi feita uma proposta nesse sentido ao Inter, embora não pelo valores que o Inter desejaria. Ora, perante a inexistência de proposta que agradassem a JM, o SCP fez o seu papel (como outros fazem connosco, mas aí são todos bons negociadores, nós é que não - como dizia o meu saudoso pai, para bom entendedor, meia palavra basta!), aguardou;
    - Surge então o SLB, com uma proposta muito melhor para o jogador (a fazer fé na CI - sempre "bem" informada quando o assunto é o SLB - o SCP ofereceu a JM 4 anos de contrato, 1 milhão ao ano, logo 4 milhões. O SLB ofereceu 5 anos de contrato, 2 milhões ao ano, logo 10 milhões, mais 6 milhões do que o SCP no final do contrato). Se era uma proposta assim "apaixonada" que o SCP deveria ter feito, aí não concordo;
    - Conhecida a proposta feita pelo SLB ao Inter, o SCP fez saber que exercia o direito de opção.
    Para terminar, não me chocou JM ter optado pelo SLB, cada um sabe como governa a sua vida! E, concordando com Calafate, é o toque de qualidade que faltava ao SLB, que Pizzi já não oferece. Pode fazer a diferença, mas também sabemos que tudo pode terminar numa luta de egos. Choca-me, isso sim, JM ter sido "conivente" com a trafulhice perpetrada pelo Inter (e quando há trafulhice, o SLB está sempre lá metido).
    É também minha convicção (vale o que vale) que caso o SLB não se tivesse metido ao "barulho", mais cedo ou mais tarde o JM vinha para o nosso lado. Acho que neste caso FV fez o papel que lhe competia. Estou convencido também, embora reconhecendo a qualidade de JM e que ficámos a perder algo com a sua não continuação, nomeadamente naquilo a que os entendidos chamam "serenar o jogo" quando é necessário, que RA saberá "ensinar" essa vertente aos que tem a sua disposição.
    SL

    ResponderEliminar
  5. Os sportinguistas continuam a falar demais no JM! O homem, agora, é jogador do Benfas. Quando falam deste jogador parece que estão a falar de um fora de série com uma grande história! Afinal, este futebolista apenas fez 2 épocas de qualidade na sua carreira () curiosamente no SCP, e está quase com 30 anos! Foi um completo flop a jogar no estrangeiro! E acho que estas conclusões de ele ser a peça que faltava ao Benfas, poderá ser bastante precipitada. Apenas, jogou dois jogos "mansinhos"diante dos modestíssimos homens de Rui Vitória! Vamos esperar pelas suas exibições contra equipas de verdadeira qualidade. Mesmo, que ele venha a jogar bem no Benfas, não fará nada de mais, melhor seria... Com um ordenado destes! Mas, para mim, não justifica, nem de perto nem de longe, o que aufere. Então, quanto teria que ganhar Pote, Palhinha, Numo Mendes etc.? Essa de Varandas estar incomodado com o rendimento, em dois jogos!, de JM é hilariante... Está incomodado Varandas ou está incomodado Calafate? Veremos, se o PSV não fará mudar as análises de forma radical acerca do peso deste jogador no Benfas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto-me na obrigação de subscrever por inteiro o comentário de Helder Mestre...

      Eliminar
  6. Isso de serenar o jogo é apenas dar tempo ao adversário para estacionar o autocarro em frente da baliza e depois ficar a circular a bola por fora até à náusea à espera do milagre...

    ResponderEliminar
  7. Partilho 100% da opiniao do Luis. Joao Mario nao quis esperar pelo Sporting. O Sporting tinha jma estrategia de esticar o processo ao máximo para depois o diferencial de preço pagar ao
    Jogador que nao ficou porque nao quis, porque estava cheio de pressa e esteve-se borrifando para o resto. Boa viagem e penso que nenhum Sportinguista deveria continuar a dar importancia a quem nao a merece

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só hoje li o seu comentário e agradeço.
      O JM é bom jogador, mas não vale o ordenado que o SLB lhe paga! E,a verdade, é que testes a sério ainda não teve e contra o Arouca, com mais 1 desde os 8 minutos, é sorte que o JM nunca teve no Sporting.

      Eliminar