sábado, 5 de junho de 2021

E que nunca mais a "fogueira" se apague!...


Dário Essugo ganha lugar na pré-época do Sporting
O médio de 16 anos vai continuar a treinar no plantel principal

«A aposta em Dário Essugo vai ser reforçada na próxima época. O médio, sabe Record, tem lugar garantido na pré-temporada e, desta forma, poderá continuar a aprender com o plantel principal. Esta oportunidade também permitirá à estrutura de futebol recolher mais informação, no sentido de decidir qual o espaço mais adequado para que o jovem possa jogar regularmente em 2021/22, algo que em condições ‘normais’ terá de fazer num escalão abaixo.

Após a estreia na Liga NOS a 20 de Março, frente ao V. Guimarães, com 16 anos e 6 dias, Essugo terminou a época integrado no grupo de Rúben Amorim, que desta forma pôde manter o promissor talento sob observação directa. No regresso aos treinos, a partir do dia 28, o plano é para manter. Ou seja, as chamadas à primeira equipa vão repetir-se e até ser cada vez mais frequentes, pois os responsáveis leoninos consideram que o futebolista já reúne os argumentos técnicos e tácticos necessários para trabalhar em patamares superiores. Convém assinalar que o camisola 84, depois do ‘batismo’ no campeonato, ainda se sentou no banco nas deslocações do Sporting a Vila do Conde e ao Estádio da Luz, nas últimas jornadas. A principal dúvida passará, agora, por encontrar o melhor espaço competitivo para Essugo. Em 2020/21 o médio também fez a estreia nos Sub23, mas não está descartada a utilização na equipa B, que assegurou a presença na Liga 3.

Cuidados físicos

Considerando a idade do jogador, uma das principais preocupações em Alcochete será dotá-lo das condições físicas que possibilitem um aumento da carga e da exigência. Esta responsabilidade ficará a cargo da Unidade de Performance que já assegurou essa transição a Nuno Mendes, Tiago Tomás ou Joelson.

Meio-campo causa maiores dúvidas à equipa técnica

Após a conquista do título, Rúben Amorim aflorou a preparação da nova temporada, e expressou o desejo de perder poucos jogadores, para também não ter de recorrer muito ao mercado. A ideia passa por continuar a potenciar jovens como Dário Essugo, mas o desejo do técnico pode não se verificar no meio-campo, pois é o sector onde nesta altura residem as maiores dúvidas. Conforme ‘Record’ avançou, a SAD está muito perto de assegurar o regresso definitivo de João Mário, mas o negócio ainda não está fechado. Depois subsistem as reservas em relação à continuidade de João Palhinha e Matheus Nunes. Os dois médios estão a ser cobiçados, e o Sporting terá sempre de fazer vendas, de forma a equilibrar as contas.

Pode estrear-se hoje na Selecção Sub18 em Pina Manique

Depois de bater recordes na Liga e no Sporting, Dário Essugo prepara-se para queimar etapas, ao nível das selecções. Com cinco jogos nos Sub15 e nove nos Sub16, o precoce médio-defensivo deverá fazer hoje a primeira internacionalização nos Sub18, frente à Noruega, em Pina Manique (na terça-feira haverá novo teste com os nórdicos). O conjunto orientado por José Guilherme tem estado a cumprir um estágio na Cidade do Futebol. Além de Essugo, de 16 anos, o Sporting está representado na convocatória pelo central Chico Lamba, de 18, pelo lateral-esquerdo Flávio Nazinho, de 17, e pelo avançado Joelson Fernandes, de 18. Nazinho, como ‘Record’ noticiou na sua edição de quinta-feira, também deve ser chamado a fazer a pré-época leonina. 


Salvaguardando com o devido respeito, todas as distâncias para com o épico e histórico contexto que terá estado na origem deste sublime fado, escrito por Manuel Rui Monteiro (Angola), musicado por Rui Mingas (Angola) e que o nosso Paulo de Carvalho deu a conhecer ao mundo, não resisto a estabelecer uma simbólica analogia com tudo o que Frederico Varandas, Hugo Viana e Rúben Amorim têm vindo a fazer em torno da "fogueira" que foram capazes de "inventar" em Alvalade e cujas labaredas tiveram o condão de alumiar e aquecer os corações da grande e sofredora grande nação sportinguista...

E que nunca mais a "fogueira" se apague!...

Leoninamente,
Até à próxima

1 comentário:

  1. Apesar de, como já aqui disse muitas vezes, não confiar muito nesta direcção, o que julgo ser um direito meu, o qual não pretendo alienar por nada deste mundo nem do outro..., sinto que devo, em resposta ao escrito presente, lançar aqui um Grande Viva o Sporting Clube de Portugal, do tamanho do Mundo!

    ResponderEliminar