sábado, 5 de junho de 2021

Como se acabasse de receber um brinquedo!!!...

É DO BASQUETEBOL.
É DO SPORTING CP

«Vou ser duplamente sincero. Estou a escrever a minha coluna de opinião mais emocional de sempre no nosso Jornal. Estou também, e por escrita após o jogo, ainda trémulo e com uma alegria tão contagiante, que é difícil por palavras descrever este tão feliz sentimento vivido, de quem se sente como que um menino a quem acabaram de dar um brinquedo.

Falar e escrever sobre basquetebol é algo que me apaixona particularmente.

E que melhor momento poderia ter do que falar sobre o nono título nacional do nosso historial, com a particularidade de voltar a ter como palco a nossa casa, e 39 anos depois.

Era eu então um menino, quando assisti ao vivo ao título de 1981/1982. Pontificavam, treinados por Mário Albuquerque, Augusto Baganha, Rui Pinheiro, Carlos Lisboa, Israel, Mike Carter, João Cardoso, Hélder Silva e Ricardo Jasão, entre outros. Foi então uma alegria indescritível. Os interregnos todos no basquetebol após esse título, com duas suspensões da modalidade, fez com que fosse tão suado quanto ansiado este regresso. Tenho, com orgulho, um passado como dirigente da modalidade. Todos, desde antigos dirigentes, jogadores e treinadores, esperaram por este momento. Ele foi possível por aposta deste Conselho Directivo, que em boa hora fez regressar a modalidade ao seu palco mais competitivo.

Desde o início de 2019/2020 até agora já ganhámos duas Taças de Portugal e agora foi colocada a cereja no topo do bolo deste projecto. Na passada quarta-feira chegou o momento tão esperado. Tive de novo o privilégio de estar presente. Desta feita a ser entrevistado para a Sporting TV e a assistir ao mesmo ao lado do meu amigo de mais de trinta anos, o Miguel Afonso. Como ele mereceu este campeonato. Como o Sporting Clube de Portugal lhe poderá estar grato pela sua luta neste regresso.

Falámos horas sobre este projecto. Sei da sua dedicação e amor à causa. Aliado ao seu conhecimento da modalidade, esteve ainda presente o empenho e a arte de um todo. Do homem do leme Luís Magalhães – a quem dei um abraço no fim, sentido e emocional; aos jogadores, que prefiro não destacar nenhum num colectivo tão poderoso, foram uns heróis. Uns heróis vestidos de verde e branco com o símbolo do Leão rampante ao peito. Como foi bonito ver a genuinidade com que festejaram um título tão marcante para o universo Leonino.

Foi feita de sangue, suor e lágrimas esta conquista. Outras virão certamente.

O We Are Te Champions terá de se tornar viral no sistema de som do nosso pavilhão. Com público seria ainda mais lindo este título, porque o ‘João Rocha’ tem muito mais encanto vestido de verde e branco.

É nossa. É do basquetebol. É do Sporting CP.

É tão bom ser Sportinguista!»
(Juvenal Carvalho, Opinião, in Jornal Sporting, em 04 de Junho de 2021)

Como se acabasse de receber um brinquedo!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Amigo Álamo e todos os leitores que me possam elucidar: Este jogador Rui Pinheiro foi aquele que faleceu, penso que em 83, não é? Agradecia que alguém me esclarecesse, por favor!
    José Manuel David

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que o caro LeãoSempre estará a confundir com uma qualquer outra pessoa com nome semelhante...
      SL

      Eliminar