segunda-feira, 8 de abril de 2019

Valer a pena!!!...


O melhor momento do Sporting
Teria piada Varandas ganhar num ano o mesmo que o 'messias' Bruno de Carvalho conseguiu em cinco. Acabava-se o mito.

«Frederico Varandas vai - devagarinho mas vai - levando a água ao seu moinho. Sete meses depois de ter pegado num Sporting em farrapos, profundamente ferido por cinco anos de uma governação errática que (pode custar a muitos ouvir ou ler, mas tem de ser dito e escrito) colocou, ela sim, em causa o futuro do Clube, o presidente leonino começa, enfim, a mostrar argumentos suficientes para que os sócios - os que nele votaram e os que não - comecem a olhar para o futuro leonino, com um pouco mais de optimismo, sentimento que, tendo em conta aquilo que se viveu em Alvalade no último ano, não deve ser menosprezado.

É um facto que tem Varandas (e a equipa que o acompanha) ainda um longo caminho a percorrer até que possa sentir-se totalmente confortável numa cadeira que recebeu cheia de picos. A nível financeiro, já se sabe, a situação do Sporting era,  e continua a ser, delicada. Porque preferiram Frederico Varandas e a equipa que o acompanha começar por esconder a dramática situação dos cofres de Alvalade. é algo que ultrapassa a minha compreensão, até porque deram, com essa estratégia, uma arma de arremesso aos que continuam a ver em Bruno de Carvalho o messias e que dessa contradição se aproveitaram para a criação de mais uma teoria da conspiração, quando a SAD foi obrigada a assumir aquilo que todos os que olhavam de forma lúcida para o Sporting já sabiam: não havia dinheiro, sequer, para cumprir as dificuldades imediatas.

Foi a solução encontrada por Varandas a melhor para o futuro a longo prazo? É provável que não. Mas é, convenhamos, difícil de encontrar a solução perfeita, ou até uma que disso se aproxime, quando se está com a corda na garganta. O negócio com o fundo Apollo deve ser visto, portanto, como a solução possível. Serviu, pelo menos, para aliviar um bocadinho o aperto e permitiu, para já, que o Sporting tenha conseguido, a fazer fé nas últimas notícias, pagar as dívidas que ameaçavam - parece brincadeira, mas é verdade... - até a participação do Clube nas provas da UEFA na próxima temporada. "Enquanto a corda vem e vai, um tipo alivia as costas", costuma dizer o povo. É um bocadinho assim que se vive, por agora, em Alvalade em matéria de finanças. O que era preciso resolver foi resolvido como se pôde. E ganhou-se, talvez, tempo para perceber como resolver, lá mais para a frente, os problemas criados por esta solução. É complicada a vida quando não há dinheiro...

Há, depois, a outra parte, porventura a mais importante de todas, no que ao futuro de qualquer presidente diz respeito: os resultados desportivos. Não há quem resista muito tempo no poder se não ganhar. Em especial se não ganhar no futebol profissional - que isso do ecletismo é muito bonito, mas celebrar títulos de hóquei em patins, andebol, voleibol, futsal, basquetebol ou atletismo, todos no mesmo ano, não se compara, para o comum adepto, à alegria de festejar um, mesmo que único, título de campeão nacional no futebol profissional sénior. É assim, atenção, no Sporting e em qualquer outro dos grandes. Não será ainda esta época que em Alvalade se voltará a celebrar esse título, é um dado adquirido. Provavelmente não será sequer nos próximos anos, tendo em conta que as diferenças para o FC Porto e Benfica tendem a acentuar-se à medida que os dois rivais se banqueteiam com os milhões da Champions, deixando para o Sporting as migalhas da Liga Europa - e se é verdade que o dinheiro não ganha títulos... todos sabemos que ajuda bastante. Mas para já, em pouco mais de seis meses Frederico Varandas tem já, no futebol profissional, uma Taça da Liga. E está na final da Taça de Portugal. Se a ganhar (ou até disso pode nem precisar, se os dragões forem campeões) pode até, imagine-se, discutir a Supertaça lá para o início de Agosto. Pode não acontecer, mas tinha piada que Varandas conseguisse, em menos de um ano, ganhar exactamente os mesmos troféus que Bruno de Carvalho conquistou em cinco. Acabaria com o mito de que para ganhar tem de se falar muitas vezes e, de preferência, muito alto, mesmo que seja para dizer disparates. Frederico Varandas começou titubeante, estando calado quando devia ter falado e falando quando devia estar calado. Parece, pelos últimos sinais, ter entrado no rumo certo. Assim o ajude quem tem, nesse campo, a função de o orientar.

Parte do segredo do optimismo que voltou nos últimos dias a Alvalade chama-se, claro, Bruno Fernandes. E pensar que havia há uns meses (e continua a haver pelo que se vai lendo nas redes sociais...) quem exigisse a cabeça de Sousa Cintra por fazer regressar o médio, ou quem criticasse o jogador por ter rescindido o contrato, apelidando-o de 'traidor'. O que dirão agora? Preferiam que Bruno Fernandes não tivesse voltado ao Sporting? Não vibraram com o golo que permitiu ao leão chegar ao Jamor, deixando ainda por cima pelo caminho o Benfica? Que lhes sirva de lição.»
(Ricardo Quaresma, jornalista, De Trivela, in A Bola)


Para quem recusa liminarmente a prática do masoquismo mais sórdido, ousando ser comprador e/ou subscritor da edição digital do jornal A Bola e apenas se permite 'beber', juntamente com a bica de todos os dias e porque o preço desta ainda não é condicionado pela leitura do jornal, o pouco ou muito pouco que se vai aproveitando entre o entulho que o 'pasquim escarlate' vai debitando quotidianamente para 'catequizar os já catequizados', não se torna fácil trazer para aqui alguma coisa que, por descuido ou qualquer outro motivo que me escapa, alguns jornalistas ainda vão semeando naquele deserto estéril e mal amanhado. Abençoado telemóvel de última geração que tal me vai permitindo, mesmo que isso corresponda a ciclópicos trabalhos que apenas o valor dos textos que muito  raramente encontro justificam.

É o caso do texto que Ricardo Quaresma, o jornalista claro, fez publicar hoje na edição em papel do pasquim e que surripiei no meio da bica para depois aqui 'plantar'. Apenas porque entendi que, colocá-lo à disposição dos sportinguistas alérgicos como eu às cores e ideias escarlates de tal 'atentado ao pudor e à cultura', haveria de...

Valer a pena!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

5 comentários:

  1. as contas fazem-se no fim:

    2017/18: 18 títulos (melhor ano de sempre)
    2018/19: ?

    Quanto a Bruno F. o passe foi comprado durante a presidência do destituído.

    Quanto à reestruturação financeira ainda está por fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez mudar de shampoo, não?! Essa cabeça continua suja e oleosa!...

      Eliminar
  2. É natural que os benfiquistas valorizem a Presidência de Frederico Varandas... estúpido seria pensar o contrário. Mas só come gelados com a testa quem quer. E infelizmente, ainda há sportinguistas que comem..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com as calças do pai anónimo, até parece de um homem o comentário das 19:57!...

      Eliminar
    2. "Os benfiquistas valorizem a Presidência de Frederico Varandas"? Ena!... Bem sei que eles comem gelados com a testa, mas não exageremos.
      Ora vejamos: Andebol, Óquei, Futsal (até ver), Voleibol (mas só agora começou a fase final)... Basquetebol (ainda não há)... Ténis de mesa (acabamos de os atirar para a 2ª Divisão... Futebol (pois, o que conta é
      ser Campeão e não o vamos ser e as Taças, como diz o Lage, não são para aqui chamadas, quem diria?), equipas jovens(enfim, vão do mau ao suficiente, teremos que esperar para ver); o Feminino (apenas sei que as nossas meninas eliminaram as "outras" da Taça)...
      Sinceramente, gostaria que o Anónimo dissesse por onde podem as toupeiras pegar, isto é, onde abrem os seus buracos para andarem tão contentes com a governação do Doc Varandas.
      Os Sportinguistas, meu caro, têm olhos para ver à luz do dia e nunca -mas nunca,posso apostar- aceitariam, sem fortes críticas, uma vitória como a que aconteceu ontem num jogo em Vila da Feira
      Nós, sportinguistas, não comemos gelados com a testa, somos fortemente críticos -talvez, até, excessivamente.
      Eu, no seu lugar, enquanto dava uma volta ao bilhar grande, pensaria 2 ou 3 vezes antes de criticar o comportamento dos sportinguistas (na sua generalidade).

      Eliminar