quinta-feira, 4 de abril de 2019

Alguns nacos de verdade!...


Este Bruno vale a pena!

«Desde que Nani saiu para a liga americana, o rendimento de Bruno Fernandes subiu em flecha. Antes, já era o jogador mais valioso do Sporting, mas parecia rivalizar com Nani na busca de protagonismo. Perdia-se a esbracejar com o árbitro, a dar instruções excessivas aos colegas. Perdia-se em esforços individuais inglórios. Perdia-se no campo. E, com ele, perdia-se a equipa.

Com a estabilização da braçadeira no seu braço esquerdo e com a equipa a girar naturalmente, sem os excessos do passado, em torno do seu maravilhoso futebol, Bruno Fernandes tornou-se o mais valioso jogador da competição portuguesa. Parece impossível que o Sporting consiga reter este diamante para lá do final da época. Bruno está a caminho dos 25 anos, tem ainda quatro ou cinco épocas em crescendo para requintar ainda mais o seu futebol.

É uma pena que o Sporting não tenha situação financeira para pagar a Bruno Fernandes próximo das propostas que irão chegar ao jogador. Em torno de Bruno Fernandes, Varandas poderia construir um Sporting campeão. Mas os problemas financeiros são enormes em Alvalade e o clube talvez não tenha condições para recusar um negócio onde encaixe mais de cinquenta milhões. Ficar com Bruno Fernandes seria óptimo para os sportinguista, que têm a obrigação de se reconciliar com equipa. Faz sentido Alvalade não chegar aos 40 mil espectadores a testemunhar o golão que afastou o Benfica do Jamor?

Este plantel do Sporting é fraco e muito desequilibrado. Muitos dos atletas que Cintra chamou para o Sporting não justificam as verbas que delapidou para ficar bem nas fotografias. Diaby e Gudelj são os casos mais nítidos. Mas há vários outros. Cintra sabia estar aos comandos apenas no curto prazo . Não responderia perante os sócios pelo défice posterior. Para ilustrar a forma como Cintra geriu este início de época no Sporting aqui fica um detalhe: voz amiga e confiável contou-me há dias a forma como Cintra fechou o novo contrato de Jovane Cabral. O empresário do jogador e o próprio jogador estavam disponíveis a firmar o acordo pela habitual verba atribuída aos que chegam à equipa principal – 150 mil euros brutos por ano -. Mas Cintra quis moralizar o atleta e… toma lá o dobro. Fechou por 300 mil.

Voltemos ao que vale mais a pena, o grande Bruno do Sporting. Se Varandas conseguisse despachar Bas Dost e dois ou três dos equívocos de Cintra, talvez encontrasse condições para atrair Bruno Fernandes com um projecto de duas ou três épocas para atingir o título.

E como seria bom manter esta estrela nos relvados portugueses.»
(Octávio Ribeiro, De Olhos na Bola, in Record)

Apesar do pobre desconfiar quando a esmola lhe parece grande, é bem provável que esta ladaínha tenha...

Alguns nacos de verdade!...

Leoninamente,
Até á próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário